Páginas

sábado, 5 de setembro de 2009

O HOMEM ANTES E DEPOIS DA SALVAÇÃO (Efesios 2.1-10)

Vamos discorrer hoje sobre a situação do homem antes da salvação, o meio como ele é alcançado por Deus, e a sua condição depois de salvo. Vamos nesse momento, deixar Deus fazer tudo o que deve ser feito em nossas vidas, no objetivo de alcançarmos dias melhores, bem como de termos juntos a plena condição de assentar-nos nos lugares celestiais.

I- O homem antes da salvação:

1. Ef 2.1 => Está morto em seus delitos e pecados: O homem sem Cristo em sua vida, é alguém que não possui a salvação, conseqüêntemente é alguém morto espiritualmente.

2. Ef 2.2 => Este homem anda segundo o curso deste mundo: O homem antes da salvação, tem seus olhos vedados para a verdade, e com isso segue as doutrinas que o diabo lhe ofereceu, ou seja, os prazeres do mundo que são idolatria, roubo, avareza, engano, mentira, etc.

3. Ef 2.3 => Este homem anda segundo os desejos da carne: O homem antes da salvação, é alguém voltado para seus próprios interesses, os quais são obras da individualidade, do egoísmo, sendo carnais tais como: feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, pelejas, dissenções, facções, invejas, bebedices, orgias e outras coisas semelhantes à estas.

II- A fonte e o meio da salvação:

1. Ef 2.4 => A misericórdia e o amor de Deus: A fonte da Salvação é Deus, e o meio pelo qual Ele nos salva da ruína, é através de sua misericórdia.

2. Ef 2.8 => Pela graça: Não temos condição alguma de alcançar a salvação que vem de Deus, a não ser pela sua graça para conosco. A graça de Deus para nós, é um favor que Ele dedica para nós sem nós merecermos.

3. Ef 2.8 => A fé: Pela graça de Deus somos salvos, mas se não tivermos a fé que Ele existe, e, que pode nos salvar bem como mudar nossas vidas encobertas de transgressões em uma vida de abundância e riquezas, de nada adianta.

4. Ef 2.9 => A salvação não vem pelas obras: A salvação não vem através das nossas obras. De nada vale praticar o bem e não crer no senhor Jesus, além do mais, quem não crê em Cristo, não consegue fazer o bem. Apenas tenta, mas não consegue.

III- O homem depois da Salvação:

1. Ef 2.4 => Este homem é filho da misericórdia de Deus: Quem nasce do homem é filho do homem, quem nasce da carne é filho da carne, quem nasce do espírito é filho do espírito, e quem nasce da misericórdia de Deus é filho da misericórdia.

2. Ef 2.1,5e10 => Este homem é vivificado por Cristo: O novo homem, regenerado, participa da natureza divina. Somos obra do Senhor, criados e vivificados em Cristo, para por meio da fé praticar as boas obras, as quais foram todas preparadas por Deus para que nós as pratiquemos.

CONCLUSÃO: Notamos hoje a grande diferença entre o homem antes de ser salvo, e o homem após a sua salvação. Não existe aqui comparação de vida. O Salvo produz os bons frutos por meio da fé em Cristo, agradando tanto uns como os outros.

Um comentário:

  1. Ótimo, gostei muito da mensagem e louvo a Deus por ter encontrado este blog que de agora em diante irei sempre acessar. Pelo fórmula que ele e conduzido e acredito que até irei imitar as mensagens, meus parabéns Pr. Abílio Rocha, que o Senhor continue te abençoando.

    ResponderExcluir