Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

TIPO DE UM DISCÍPULO (Jo 6.60-69)

- Discípulo significa: aquele que recebe ensino de alguém ou segue as idéias e doutrinas de outrem; pois aprender a palavra, eleva, aprimora e aumenta a nossa fé.

- Devemos sempre estar prontos à aprender e à aprender, pois sé ouvir não faz efeito, mas praticar a palavra é que nos transforma seguidores da verdade.

- Temos o Discípulo Verdadeiro, transparente,e, temos o Discípulo que só possui imagem de discípulo, no entanto precisa dentro de si ter um verdadeiro encontro com Deus.


I- Os discípulos aparentes:

1. Jo 6.60 - Muitos desejavam Cristo mas não o amavam por inteiro: Cristo citava que Ele era o pão que desceu do céu, e quem tinha fome que fizesse parte de sua ceia, comendo de sua carne e bebendo seu sangue. Porém muitos não entendendo, abandonaram à Cristo, pois os tais discípulos não o amavam, apenas queriam sinais.

2. Jo 6.61,66 - Muitos murmuravam e o abandonaram: Esses tais discípulos começaram então à murmurar de Cristo, chegando ao ponto e não mais o seguir, abandonando-O, pois não aceitavam sua Palavra.

II- Os discípulos verdadeiros:

1. Jo 6. 69 - Sabem que Cristo é o Senhor e Mestre: O Verdadeiro discípulo, conhece ao seu mestre, a ovelha conhece e sente o cheiro de seu pastor. Esse discípulo é sincero ao seu mestre, respeitando-O e seguindo-O.

2. Jo 6.68 - Sabem que não existe outro Mestre: Vemos aqui na resposta de Pedro, que Cristo, só em Cristo existe as palavras da vida eterna. O verdadeiro discípulo de Cristo tem a plena certeza que somente Ele é o aio para a Vida Eterna. pois está escrito: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

3. Jo 6.61 - Cristo é o tropeço para os falsos: Para todo aquele que não é discípulo verdadeiro, Jesus torna-se tropeço, atrapalho para a sua vida, pois esses tais desejam praticar más obras, as quais pelo mestre são reprovadas.

- Esses tais querem obras, mas Cristo quer fé para que as obras apareçam e dêem vida para a fé, pois como está escrito: “Ora, sem fé é impossível agradar à Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” E também diz: “Meus irmãos, que proveito há se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Pode essa fé salva-lo?” “Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.”

CONCLUSÃO:

- Que possamos todos estar prontos, a tempo e fora de tempo, sermos discípulos verdadeiros, não dos que voltam atrás, mas dos que crêem e praticam a vontade do Senhor Mestre, a saber Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário