Não temos como provar cientificamente todos os pontos da fé cristã (e é por isso que se chama fé). Mas temos fortes razões para crer na existência de Deus, crer
Esse texto é uma coletânea de argumentos. Alguns deles contém links para expandir o referido tópico.
“Muitas pessoas não acreditam em Deus...”
1 – Razões para crer em Deus...
1.1 – A Limitação da Razão Humana e o Sobrenatural
1.1.1 – Deus existe? - Matéria da Super Interessante de Janeiro de 2001
1.2 – A Intenção Denotada na Criação
1.2.1 – Nós estamos sós - Matéria da Veja de 15/03/00
1.2.2 – Texto “Por que creio em Deus”. A Teoria da Formação do Universo é incapaz de explicar a origem do mundo sem o fator “Deus Criador”. Paira no ar a pergunta: O que haveria antes do BigBang? Por isso torna-se lógico acreditar em Deus.
1.3 – A Necessidade Religiosa do Homem
1.3.1 – O fato de todos os povos, mesmo os mais antigos, criarem divindades para si, denota a necessidade intrínseca do ser humano de crer
“Muitas pessoas acreditam em Deus, mas não crêem em Jesus...”
2 – Razões para crer em Jesus...
2.1 – As Profecias Cumpridas a respeito dEle, os Milagres e a Evidência da Ressurreição.
2.1.1 – O Verdadeiro Messias (Capítulo 9 do livro "Mais que um Carpinteiro" de Josh McDowell).
Sugestão de Leitura: "Evidências da Ressurreição" de Josh McDowell.
2.2 – A Historicidade de Cristo
2.2.1 – O Jesus Histórico
“Muitas pessoas acreditam em Deus, crêem em Jesus, mas não como a Bíblia diz...”
3 – Razões para crer na Bíblia...
3.1 – As Profecias e o Caráter Sobrenatural
3.1.1 – Texto “Razões Para Crer” de Dave Hunt
3.2 – A Inerrância e a Exatidão Histórica
3.2.1 – A Coerência Bíblica
3.2.2 – É a Bíblia a Palavra de Deus?
“Muitas pessoas acham que a fé é algo irracional...”
4 – A Fé e a Razão
4.1 – A Fé Cristã não contraria a Razão
4.1.1 – Fé: uma crença ilógica no que não se pode provar?
4.2 – A Fé Cristã e a Sociologia
4.2.1 – A Fé e a Sociologia
“Muitas pessoas acham que a fé cristã não é vivida...”
5 – Uma Fé Viva, demonstrada pelas ações.
- Foram os cristãos que criaram os primeiros hospitais, o primeiro Grupo de “Alcoólatras Anônimos” e as primeiras Universidades.
- São milhares os testemunhos de curas, milagres e transformações de vida que Jesus tem realizado
- A infra-estrutura social cristã é admirável. Apesar dos preconceitos da mídia com os evangélicos, a matéria da Revista Época de Outubro de 2000 deixou escapar uns comentários interessantes. Observe essas frases extraídas da reportagem:
a) “(Os evangélicos) Tornam-se (...) protagonistas de uma rede de amparo social de fazer inveja ao mais humanitário dos governos. Só no Carandiru,
b) “(Jessé de Freitas da Silva) Era considerado alcoólatra incurável. Há três anos o freqüentador do Centro Evangelístico Internacional não levava à boca um gole de conhaque”.
c) “Livrar seres aprisionados no inferno das drogas tornou-se outra bandeira. Segundo o psiquiatra Frederico Vasconcelos, fundador da Associação Brasileira de Tratamento da Dependência Química, há mais de 300 clínicas evangélicas no país. “As católicas não passam de
- A coragem na atuação social dos cristãos é notória. Apesar de não ter fama de caridosos como outros grupos religiosos e raramente divulgarem seus feitos, os evangélicos são um dos poucos grupos que corajosamente sobe os morros de favelas como a Rocinha para ajudar as pessoas e mostrar-lhes um estilo de vida melhor do que a bandidagem, o alcoolismo e o narcotráfico. Muitos grupos que tem fama de caridosos não são vistos nesses lugares mais hostis.
- A luta pela moral é uma marca cristã. É verdade que muitos de nossos esforços são frustrados pelas forças políticas, mas temos marcado presença nas discussões e na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Temos levantado nossa voz contra formas de exploração, e tentativas de distorcer a moral (homossexualismo, aborto, etc). Talvez o maior exemplo dessa verdade seja o memorável pastor americano Marthin Luther King, que em sua luta contra o racismo, pronunciou o famoso discurso “I have a dream”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário