Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O CUSTO DO DISCIPULADO

Lc 9:23-26: Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará.

Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?

Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.

Introdução

- Na sociedade de consumo em que vivemos, as pessoas estão sempre preocupadas com o custo da vida, o qual representa a mídia geral do custo das coisas de que necessitam para viver. Em geral o índice do custo de vida não agrada a maioria das pessoas. Há, todavia' um "custo" que conforta, traz alegria, paz, segurança e vida eterna.


1. O que é esse custo?

1. Lc 9.23 - É vencer a si mesmo: Temos muitas coisas em nossa carne que não agradam a Deus. É preciso vencer estas dificuldades.

2. Gl 5.17-21 - É renunciar às obras da carne: A carne deseja o que é contrário ao Espírito. As obras da carne que são: prostituição, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, facções, invejas, bebedices, orgias e outras semelhantes, são as que não agradam a Deus e devem ser renunciadas.

3. Ef 6.11 - Resistir ao Diabo: Para que possamos resistir contra toda astuta cilada do Diabo, é preciso estar revestido de toda armadura de Deus.

4. Lc 9.24,26 - É colocar em prática as palavras de Jesus: É necessário que iniciemos uma vida de praticidade nos mandamentos do Senhor. Para isso precisamos vencer o mundo, mas só vencemos o mundo quando o Espírito Santo está em nós.


2. Quem deve pagar esse custo?

1. Lc 9.23- Todos: Ninguém está fora do plano salvífico do Senhor, portanto todos devem pagar pelo custo de ser discípulo de Jesus.

2. Mc 16.15- Porque o evangelho é para todos e a justiça é para todos (Rm 3.22).


3. Porque devemos pagar por este custo:

1. Lc 9.25- Pelo valor que a alma tem: Todos somos chamados a ser discípulos, pois o valor da nossa alma, ultrapassa o valor do mundo todo.

2. Ec 11.9- O prejuízo será grande se não pagarmos esse preço: Deus trará tudo a juízo. Tudo será cobrado e julgado. Devemos nos precaver. Esse custo deverá ser pago desde a nossa mocidade.


Conclusão:

- A salvação é uma jóia preciosíssima que nos foi dada por Jesus Cristo. Devemos empregar todo os nossos esforços para conservá-la.

Um comentário: