- O texto em apreço revela especialmente o grande amor de Deus pelos pecadores distanciados e desviados do convívio do Pai (Deus) e de sua casa (a igreja).
1. Três passos rumo à perdição - Lc 15.12,13
1. Abandonar o Pai e a casa paterna: Quando o homem deixa a Deus e a sua Igreja, está dando um grande passo para a perdição.
2- Dissipar todos os bens: O homem que não valoriza os bens que Deus lhe concede, é alguém dependente dos outros.
3- Viver dissolutamente: No momento em que o homem se afasta de Deus e da Igreja conseqüentemente, ele se aproxima das coisas carnais, e diabólicas. Pornografia, orgias e todo tipo de bebedices faz parte do que está vivendo longe do Senhor.
2. Resultados da desobediência
1. Lc 15.14 - a) Consumir tudo: o rebelde não tem domínio, consome com todos os seus bens. Fica vazio de tudo. b) Passa necessidade.
2. Lc 15.15 - Convive com os porcos: O rebelde tem uma vida na imundíce, ligada em coisas imundas, trabalhando com coisas imundas. O porco é símbolo de imundice
3. Lc 15.16 - Ninguém lhe dava nada: O desobediente não recebe auxílio dos outros. Ninguém se volta para ajudar o rebelde, porque Deus quer que o desobediente tenha uma vida de sofrimentos.
4. Lc 15.16 - Passou fome: O desobediente tem ação devoradora em sua dispensa. Falta-lhe tudo, inclusive o pão.
3. Cinco passos para o retorno
1. Lc 15.17 - Caiu em si: O que cai na desobediência, deve despertar, acordar para o Reino de Deus.
2. Lc 15.17 - Reconhecimento: é necessário reconhecer o estado em que se encontra.
3. Lc 15.18 - Decisão: o caído deve toar a decisão de voltar.
4. Lc 18.20 - Arrependimento: O caído deve arrepender-se plenamente de seus atos do afastamento, ter um coração retornável.
5. Lc 18-21 - Confissão: Deve confessar ao Pai, para que possa ser redimido.
Conclusão
- Lc 15.20-23: Só assim Deus se compadecerá do caído, recebendo-o de braços abertos, dando-lhe a melhor roupa, pondo-lhe um anel, simbolizando a nova e eterna aliança, realizando uma grande festa nos céus, pois alguém se arrependeu de seus pe cados. Todos os dias o Pai espera de braços abertos que o filho pródigo retorne. Porém, chegará o dia em que a porta da casa paternal estará definitamente fechada.
- Se você está em pé, cuide não cair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário