Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

O EXEMPLO DE JESUS

         Em João 14.12, Jesus declarou que nós faríamos as mesmas obras que Ele fez. Ele não somente disse que Ele faria a vontade Deus, mas Ele declarou que nós entraríamos em Seu serviço e faríamos as mesmas coisas que Ele fez.
         Jesus não disse que esta promessa seria apenas para os especialistas e profissionais evangélicos, para os grandes pastores e evangelistas. Ele disse “aquele que crê em mim fará...”. Você crê em Jesus Cristo? Então, você pode ser usado por Deus para fazer as mesmas obras que Ele fez!
         Mas, o que Jesus fez? Em Lucas 4.18-19; Mt 9.35 e Marcos 3.13-15, nós temos algumas coisas que Jesus fez para cumprir a vontade do Pai e realizar a Sua obra. Ele:

¨       Evangelizou os pobres;
¨       Proclamou libertação aos cativos;
¨       Curou os enfermos;
¨       Libertou os oprimidos;
¨       Ensinou e pregou o evangelho do Reino;
¨       Fez discípulos, treinou-os e enviou-os ao mundo.

Resumidamente, foi isto que Jesus fez. E nós fomos chamados para fazer a mesma coisa.
Muitas pessoas acham que nós só podemos evangelizar e não devemos esperar nenhuma cooperação miraculosa da parte de Deus. Mas, se Jesus é o nosso modelo, e Ele de fato deve ser, como poderemos ministrar como Ele ministrou sem esperarmos que enfermos sejam curados, cativos sejam libertos e sem treinarmos e enviarmos discípulos para ceifar nos campos do mundo?

Você pode dizer que Jesus era especial, mas Ele também nos vê como pessoas especiais. E Ele confiou que daríamos continuidade à Sua obra, ao Seu ministério. Se for verdade que a igreja é o braço estendido de Jesus para o perdido, este braço tem que realizar as mesmas obras que Ele.
      Mas, como podemos fazer as mesmas coisas que Jesus fez? Leia João 5.19-20. Aqui está o segredo de Jesus. Este segredo se resume em três coisas:

¨       Não fazer nada por si mesmo;
¨       Ver o que Pai está fazendo;
¨       Imitar o Pai, seguindo a ação do Pai através do Espírito.

Nós estamos viciados em fazer as coisas à nossa maneira. Jesus, no entanto, não inventou nada. Ele seguiu o modelo do Pai. Ele não fazia nada pela Sua “própria cabeça”. Seu ministério era a expressão da vontade do Pai. Ele era submisso ao plano de Deus. Quantos de nós não estamos mais preocupados em seguir nossos métodos e idéias ao invés de dependermos da direção do Pai e que já está estabelecida em Sua Palavra?!

Jesus contemplava o coração do Pai e captava aquilo que satisfazia o coração Dele. Jesus tinha comunhão com Deus para ver o quê e como Deus queria realizar cada ação. Quando Jesus curava uma pessoa, Ele não agia por Si mesmo. Ele dependia da direção do Pai. Por que há tanta confusão, hoje, nas igrejas e ministérios? Porque cada um quer fazer as coisas do seu jeito e não como o Pai revela. Isto está errado e trazendo muitos prejuízos para o Reino de Deus.

Seja em relação à cura, expulsão de demônios ou no aconselhamento, o que conta é à vontade revelada do Pai. Há pastores e líderes que não crêem mais no poder de Deus para libertar os cativos. Há centenas de crentes racionalistas que não acreditam na ação maligna presente neste mundo mal. Eles chamam as ações satânicas de “desvios de personalidade” ou “esquizofrenia”. Como podemos fazer as mesmas obras de Jesus se nem ao menos cremos que há uma guerra espiritual real contra os poderes das trevas? Como podemos fazer a vontade de Deus se não tivermos um coração voltado para os enfermos e cativos, para que sejam curados e libertos?
        
Por que nós temos três “evangelhos” repetindo a mesma história, com pequenas diferenças? Porque Deus quis nos ensinar que Jesus, nosso Salvador e Senhor, é também o nosso modelo de ministério. Todo este programa de treinamento é baseado no modelo de Jesus, conforme Ele mesmo praticou e transmitiu aos seus apóstolos - incluindo Paulo.
         
 Nós somente teremos sucesso em colher os campos do mundo e cumprir o plano de Deus para evangelização mundial quando adotarmos os métodos de Jesus, conforme vemos nas páginas do Novo Testamento. O mundo hoje conta com mais de 3 bilhões de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus. Como nós pregaremos o evangelho a toda criatura e faremos discípulos de todas as nações (Mc 16.15; Mt 28.19), antes do retorno de Jesus, se não conseguimos fazer isto em quase 2000 anos de história?

Preste atenção: somente quando adotarmos o método da Igreja Primitiva, o método de Jesus, o método de Deus, é que veremos o mundo alcançado pelo Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário