Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

NÍVEIS DE ORAÇÃO

Tomando como base a “Oração do Pai Nosso”, a oração modelo do Senhor Jesus Cristo, conforme registrada em Mateus 6.9-15, nós podemos descobrir os diversos níveis de oração. Nós podemos experimentar estes diversos níveis numa só oração (ou momento de oração) ou podemos experimentá-los individualmente.

Estes níveis são conhecidos pelas palavras e coisas pelas quais oramos. Vejamos:

• Nível de Redenção - "Pai nosso" - Jo 1.12. Neste nível nos aproximamos de Deus como Pai, reconhecendo Seu amor por nós. Aqui nos expressamos através de palavras de agradecimento pela salvação e por suas obras em nosso favor.

• Nível de Autoridade - "Que estás nos céus" - Ef 1.20-23; Is 66.1. É quando tomamos posse da autoridade de Deus para intercedermos ou guerrearmos espiritualmente. Nós reconhecemos e cremos que temos o direito de estar diante de Deus, por meio de Jesus, para orar pelos outros e por nós mesmos.

• Nível de Adoração - "Santificado seja o Teu nome" - Jo 4.23-24. A adoração flui mais facilmente quando passamos pelos outros dois níveis, ou seja, quando reconhecemos nossa filiação, redenção, bem como a nossa autoridade como filhos e herdeiros de Deus.

• Nível de Governo - "Venha o Teu reino" - Sl 2.8; 1 Tm 2.1-4. Neste nível nós “ordenamos” a realização da vontade de Deus sobre a terra. Nós não “mandamos” em Deus, é Ele quem manda em nós. O que ordenamos é o cumprimento da Sua vontade sobre a terra.

• Nível de Evangelização - "Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu" - 1 Co 9.16, 19-21. A vontade de Deus é que todos sejam salvos. Precisamos aprender a orar pelos perdidos com autoridade, pois a vontade de Deus é que eles sejam salvos.

• Nível de Provisão - "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje". 3 João 2; Fp 4.19. Nós precisamos orar por nossa provisão, diariamente, até mesmo se temos uma renda mensal mais do que suficiente. Aqui entra o reconhecimento de que nada temos se não por meio do Senhor e que dependemos Dele para tudo.

• Nível de Perdão - "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" - Mt 18.21-22. Se não perdoarmos os outros nós mesmos não obteremos o perdão de Deus.

• Nível de Proteção - "nos deixes cair em tentação" - Ef 6.10-11, 13). Muitas vezes caímos em pecado porque achamos desnecessário orar por proteção contra as investidas do diabo. Esta é oração de prevenção!

• Nível de Libertação - "livra-nos do mal" - Mc 16.17. Esta libertação não se refere à condenação do pecado e não somente à libertação de algemas satânicas devido ao envolvimento com o ocultismo. Hebreus 12.2 fala que devemos nos desembaraçar de “todo peso”, tudo aquilo que vindo da carne, do mundo ou diabo nos impede de fazermos a vontade de Deus.

• Nível de Segurança - "Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, por todos os séculos. Amém" - João 10.27-28. Aqui reconhecemos que tudo é de Deus, por Deus e para Deus. Assim, ficamos seguros e confiantes, porque tudo está nas mãos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário