Páginas

sábado, 8 de agosto de 2009

UMA VARA DE AMENDOEIRA (Jeremias 1.11,12)

- Para iniciarmos esta mensagem gostaria de falar um pouquinho sobre a pessoa do profeta. O profeta não era um homem comum, ou normal, creio que ele era um louco, louco por Deus, pois aprendi que na bíblia existem três tipos de homens que recebiam um chamado diferenciado de Deus, um era o Rei, outro era o Sacerdote, e o terceiro era o Profeta. O primeiro era um governante, que lidava diretamente com o povo, os outros dois eram voltados para o serviço religioso; porém entre estes, existe uma diferença, pois o sacerdote era aquele que ouvia as lamúrias, os pecados de todo o povo e falava para Deus. O profeta era aquele que ouvia as palavras de Deus e transmitia ao povo; o sacerdote levantava o altar para o sacrifício, aí vinha o profeta e falava que o altar estava impuro tinha que derrubar e fazer de novo. Porém os dois eram homens de Deus, mas ainda vejo uma grande necessidade de Deus em buscar homens assim, que deêm ouvidos para Deus, e sejam intimos de Jeová. Deus te chama a ser um profeta.

1. QUEM ERA JEREMIAS?
- O profeta Jeremias era filhos de Hilquias, isto para diferenciá-lo de outros Jeremias que aparecem na bíblia. Foi um profeta da cidade Benjamita de Ananote, talvez tenha sido descendente do profeta Abiatar, que serviu o Rei Davi. A vida de Jeremias é a mais conhecida do qua a de qualquer outro profeta do AT, pois ele nos deixou muitas marcas de seus pensamentos, preocupações e frustações. Jeremias é comumente conhecido por “profeta chorão”, também tudo que ele falava o povo fazia o contrário. No cap.16:1, Jeremias recebe ordem de Deus para não se casar ou ter filhos, isso para ilustrar seu ministério, mas o pior que quaando ele foi chamado tinha entre 18 a 20 anos, que missão hein? Jeremias tinha poucos amigos, como todo profeta, mas seu grande companheiro foi seu escriba chamado Baruque, você tem um Baruque em sua vida, saiba que o nome Baruque significa “abençoado”, agora você entende porque Jeremias andava com Baruque? Jeremias foi contemporâneo dos profetas Naum, Habacuque, Obadias e Ezequiel. Esse foi o profeta Jeremias.

2. TIPOS DE PROFECIAS.
Estudando a bíblia podemos notar três tipos de profecias pelas quais Deus falava com seu povo.
a) PROFECIA VERBAL: É quando ela é falada tipo: “assim diz o Senhor”.
b) PROFECIA FACTUAL: Quando é um fato real, concreto, apontando o futuro.
c) PROFECIA SIMBÓLICA: Quando um símbolo é tomado como mensagem. Conforme veremos.

3. A AMENDOEIRA
A amendoeira é uma árvore fabulosa, seu nome em hebraico é SHOKED, que traduzido significa vigilante, em nossa região é comumente conhecida po CHAPÉU-DE-SOL, ela é a primeira árvore a florecer no final do inverno, soltando seus brotos, facilmente encontrada nos litorais, ela se mostra uma árvore que dá uma grande área de sombra. A amendoeira é uma árvore originária da Índia, que no inverno daquela região ela, a amendoeira faz juz a seu nome, sendo a primeira árvore a florecer, ela estava vigilante, vigiando a chegada da primavera. Continue a ler esta mensagem e você ficara susrpreso com a amendoeira e seu fruto.

4. A MENSAGEM
- Fiquei a perguntar o porque de Deus ter mostrado uma vara de amendoeira ao profeta Jeremias, então descobri que não é só por que Ele vigia e zela pela sua palavra fazendo-a cumprir, mostrando que Deus não dorme, Ele sempre será Deus, o único e vigilante Senhor dos senhores. Então fui obrigado a me lembrar dos vinte e quatro anciãos que se curvam diante do Senhor no livro do Apocalipse, mostrando que velho também dobra o joelho e que vinte quatro horas se adora a Deus.
DEUS COMO AMENDOEIRA
- Se Deus é amendoeira isso nos mostra que nosso Deus vela, zela, vigia, não só pela sua maravilhosa palavra, mas também pelos seus filhos, que somos nós. Deus não dorme no ponto, Ele é Deus e não desaprendeu a ser Deus. Ele vigiou o povo no deserto 40 anos, dando água e comida em um lugar desesperador, o deserto.
O CRENTE COMO AMENDOEIRA
- Se nosso Pai celestial é uma amendoeira, então nós como filhos devemos também ter suas qualidades, mas como um crente pode ser uma amendoeira, eu te digo, vigiando na palavra de seu Pai, vigiando nas suas atitudes, vigiando contra o pecado, contra as astutas ciladas do inimigo.

5. A SEMENTE DA AMENDOEIRA
- A semente da amendoeira é chamada de um despertar, esta semente pode permanecer por meses, nas ondas do mar, e na maré alta elas são lançadas na areias da praia, se tornando mais uma bela amendoeira.
a) DEUS COMO SEMENTE DE AMENDOEIRA
- Se Jeová é uma amendoeira, suas sementes somos nós, seus filhos, a obra mais linda da criação de Deus, que conseguimos persistir nas ondas da provação, nas areias das dificuldades, nas marés da tribulações, mas por fim vencemos e nos tornamos uma linda amendoeira, como nosso papai.
b) O CRENTE COMO SEMENTE DE AMENDOEIRA
- Se nós como filhos devemos nos espelhar ao Pai e sermos como Ele, então nossas sementes são nossas palavras, nossas orações, nossas pregações, que persistem através dos tempos, vencendo as ondas dos mares. Ore, profetize, declare, pregue a palavra de Deus, assim nossas sementes ficarão e Deus se alegrará de seus filhos. Plante uma semente em algum coração, divulgue a palavra da salvação.


20 comentários:

  1. Esta mensagem é muito edificante para nossas vi
    das espirituais.

    ResponderExcluir
  2. que linda mensagen;
    ela parece ser um fruto dessa Amendoeira pra nós.
    Que o Senhor o abençoe e continue cumprindo sua palavra em nós. Amém.

    ResponderExcluir
  3. linda mensagem que Deus possa dar condiçoes para que nos venhamos a lançar as sementes melhor lançar as palavras nesses coraçoes que estão precisando florecer uma amendoeira.Deus continue vos abençoando,amen

    ResponderExcluir
  4. que magnifica ,estrondosa ,linda,maravilhosa mensagem de DEUS .TREMENDA IRMÃO SINTI DAQUI O ROLO DESCER ENCHEU O MEU CORAÇÃO DE ALEGRIA.........

    ResponderExcluir
  5. QUE MAGNIFICA ,LINDA , ESTRONDOSA MENSAGEM ,SENTI O ROLO DA PALAVRA E ME ALIMENTEI ,ENCHEU O MEU CORAÇÃO .QUE LINDO JESUS DEUSSSSSSSSS TE AMO PELA TUA PALAVRA QUE É REVELADA AS TEUS SERVOS.........

    ResponderExcluir
  6. muito interesante eu sempre tive essa curiosidade sobre a amendoeira e axei muito boa essa mensagem.
    Deus abençõe!

    ResponderExcluir
  7. Além disso, a amendoeira tem inómeras propriedades curativas, inclusive a folha seca contra o câncer...
    em infusão e para criar pásaros mais lindos e peixes
    em muito mais quantidade, a amêndoa tem também um
    fruto maravilhoso e curativo, tem uma sombra e uma
    beleza imensa, ..etc..

    ResponderExcluir
  8. Muito forte essa mensagens
    muito linda obrigado Pr Abilio Rocha
    pr Mauro de campo grande

    ResponderExcluir
  9. parabens pela boa palavra de esclarecimento
    que tambem otima de insentivo para quem ler
    diz a a palvra do senhor quem tem ouvidos para ouvir ouca

    ResponderExcluir
  10. ** No trecho:
    "Ore, profetize, declare, pregue a palavra de Deus, assim nossas sementes ficarão e Deus se alegrará de seus filhos. Plante uma semente em algum coração, divulgue a palavra da salvação".

    ** Vejo que cada um de nós pode plantar semear uma amendoeira. Cada um de nós pode lançar uma semente de amendoeira no mar revolto de almas carentes de Deus. E essa semente lançada,poderá se tornar, conforme a vontade de Deus, em mais uma amendoeira grande, forte e que fará a diferença em mais uma vida salva por Deus.

    ** Então irmãos, SEMEEMOS!!!

    ResponderExcluir
  11. Pô PASTOR ESSA MENSAGEM É MANEIRA! Muito boa ! Valeu, fui abençoado, cara!

    ResponderExcluir
  12. que palavra abençoadora que Deus abençoi sua vida cada dia mais e que o Senhor como pastor seja uma amendoeira onde muitos se abrigarão ao seu lado para ouvir as palavras do Rei e nós somos as sementes dessa amendoeira Deus abençoi sua vida.

    ResponderExcluir
  13. que palavra abençoadora para nossas vidas que Deus abençoi sua vida e que o Senhor seja uma referência dessa amendoeira abrigando as sementes que somos nós ao seu lado para ouvir as palavras de Deus e aprender cada vez mais.AMÉM.......

    ResponderExcluir
  14. Palavra abençoada de edificação pra nós.

    ResponderExcluir
  15. A amendoeira representa um simbolo p/ não dependermos de ventos contrários que empurram as pessoas a ficarem em duvidas a respeito do futuro sendo que Deus sempre sopra no tempo e na direção certa a tempo dos que o conhecem florescerem, tipo as amendoeiras, e tipo o cego Bartimeu que ao passar a enxergar contrariava os incrédulos e os duvidosos a respeito de que fosse mesmo ele, dizendo. Sou eu

    ResponderExcluir
  16. Deus prossiga lhe abençoando por ter explanado a indelével palavra de DEUS de forma tão majestosa.

    ResponderExcluir
  17. estou muito maravilhado por ter explanado a indelével palavra de DEUS de forma majestosa trazendo elevo espiritual.que o ETERNO prossiga lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  18. O que vê Jeremias? vejo a minha benção chegando, o inverno acabou agora e tempo de sorrir

    ResponderExcluir