Páginas

domingo, 16 de agosto de 2009

O VALOR DE UM SORRISO

Sorriso, Isso faz bem? Quando é sincero, ele quebra o gelo e aproxima as pessoas. Remove muitos preconceitos. amolece corações endurecidos pela descrença e desconfiança; traz alivio e alegria a muitos. Sua mensagem é: eu compreendo.Não se preocupe." E pode ser o começo de uma amizade. Que Arma poderosa é essa? É o sorriso.

E pode ser o SEU Sorriso. O que é um sorriso? Certos dicionários o definem como expressão facial em que os cantos da boca se curvam ligeiramente para cima, expressando prazer, aprovação ou alegria. Aí está o segredo de um sorriso amigável. Com um sorriso, a pessoa pode expressar sentimentos e transmitir emoções sem dizer uma palavra. Naturalmente, ele pode também expressar pouco caso ou desdém.

Será que um sorriso faz tanta diferença assim? Bem, você se lembra de quando o sorriso de alguém lhe trouxe um sentimento de alivio ou o fez sentir-se mais à vontade ? Ou quando a ausência dele o fez sentir-se nervoso ou mesmo rejeitado? Como vê, um sorriso faz muita diferença, não para quem o dá, mas também para quem o recebe. Jó, disse a respeito de seus adversários (Jó 29:24).

Um sorriso tem o mesmo efeito positivo hoje em dia. Um sorriso amigável pode ajudar a aliviar tensões acumuladas - como a válvula de segurança de uma panela de pressão. Quando nos sentimos tensos ou frustrados, sorrir pode ajudar-nos a aliviar a tensão e a lidar com a frustração. Só para citar um exemplo, Fernanda; vez por outra percebia que os outros estavam olhando para ela. Presumia que eram olhares críticos, porque as pessoas rapidamente desviavam o olhar quando repararam quando ela havia notado. Ela se sentia solitária e infeliz. Certo dia, uma amiga lhe sugeriu que sorrisse para as pessoas quando olhassem para ela. Fernanda procurou fazer isso por duas semanas e ficou muito surpresa de ver que todos retribuíam o sorriso. A tensão desapareceu. "Minha vida ficou muito mais agradável", diz.

Sem dúvida, um sorriso nos faz sentir mais à vontade com os outros e nos ajuda a ser mais simpáticos. Faz bem a você e aos outros… O sorriso pode afetar as emoções. Ajuda a pessoa a manter uma atitude positiva. E também faz bem à saúde. Como diz o ditado, "rir é o melhor remédio". De fato, especialistas em medicina dizem que a atitude mental tem muito a ver com a Saúde.

Diversos estudos indicam que o estresse prolongado, as emoções negativas e coisas semelhantes enfraquecem o sistema imunológico. Por outro lado, sorrir pode nos fazer sentir bem e as risadas até fortalecer o corpo e a mente. Um sorriso pode ter um grande efeito sobre os outros. Imagine uma situação em que você esteja recebendo um conselho ou admoestação. Que expressão facial gostaria de ver no conselheiro? Uma expressão fria e sisuda pode transmitir irá, irritação, rejeição ou mesmo hostilidade. Mas não concorda que uma expressão amigável o faria sentir-se mais à vontade e assim mais receptivo ao conselho?

Não há dúvida de que um sorriso ajuda a diminuir mal-entendidos em situações de tensão. Uma atitude positiva facilita o sorriso Naturalmente, a maioria de nós não é como os atores profissionais que conseguem exibir um sorriso a qualquer momento; nem queremos isso. Queremos que o nosso sorriso seja natural e sincero.

Um instrutor de uma escola de comunicação ensina: "Se não quer que seu sorriso pareça superficial, é importante relaxar e sorrir com vontade." Como sorrir com vontade ? A bíblica pode nos ajudar. Com relação ao que falamos, ela nos diz em (Mateus 12:34,35). Lembre-se de que o sorriso é uma maneira de transmitir seus sentimentos mesmo sem dizer uma palavra. Se lembrando que falamos "da abundância do coração" e que as "coisas boas" procedem de um bom tesouro, torna-se evidente que o sorriso sincero começa nos pensamentos e nas emoções.

REFLEXÃO:

Num mundo tão conturbado, há pessoas que têm dificuldade em sorrir, entretanto, a Palavra de Deus nos diz que "o coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate" (Provérbios 15:13).

Com a presença de Deus no coração, a pessoa , mesmo passando lutas, pode sorrir, pois recebe do alto a energia espiritual necessária, para vencer as dificuldades. O segredo está na comunhão sincera com o Senhor Deus Todo Poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário