Páginas

domingo, 2 de agosto de 2009

TEMPO DE RENEGAR A CARNE E VIVER NO ESPIRITO (Galatas 3.1-16)

O apóstolo Paulo traz aqui uma exortação aos gálatas que encontravam-se na região da Galácia e a quem anteriormente já pregara o evangelho, falando-lhes sobre o poder e do amor do Senhor Jesus Cristo.

Mas agora ele exortava-os quando à necessidade de viver a essência do verdadeiro evangelho de Jesus – não um evangelho de homens, criado pela imaginação de ninguém, ou morto, mas sim plenamente vivo, porque constitui-se através do poder de Deus em nossas vidas.

Na verdade Paulo conclamava aos gálatas que voltassem a viver uma vida conectada ao Espírito de Deus e de modo algum se afastassem do Senhor – como uma grande parte deles estava fazendo, abrindo mão do falar em línguas, da oração constante, do jejum, dos valores espirituais e de tudo quanto caracterizava o abandono de uma vida no Espírito, para viver mediante o fascínio das coisas que o mundo oferecia.

Afinal de contas, é muito mais fácil deixar-se guiar pela fascinação da religiosidade, que traz em si um preço e buscar viver uma vida de santidade e compromisso com Deus, para viver apenas uma vida de emoções na carne.

E aí está o grande roubo praticado por Satanás, pois o aperfeiçoar-se na carne significa permitir que a fé passe a ser mecânica, deixando-se de crer no poder de Deus e passando à racionalização, através da qual vem o questionamento das obras do Senhor e, conseqüentemente o desvio.

Desvio que leva a pessoa a ser manipulada não apenas pelas sua emoções, mas também por heresias que se apresentam de forma a levá-la ao aperfeiçoamento da carne. De que forma? Por exemplo, deixando de enfatizar a importância da própria salvação, como tem acontecido em nossos dias, onde infelizmente vemos muitas pessoas correndo tão somente atrás da bênção e esquecendo, por completo, que a maior de todas elas é exatamente a de sermos lavados e remidos pelo sangue de Jesus, Nele adquirindo o direito à clareza de que ao morrermos nesta terra imediatamente seremos transportados para a glória com Cristo.

Agora eu pergunto: Será que poderia haver algo de maior importância para acontecer conosco, senão o fato de que estando destinados para o inferno, o Senhor Jesus interveio através da Sua morte e ressurreição, mudando o rumo de nossa vida e concedendo-nos o privilégio de irmos morar com Ele na eternidade, através do Seu sangue que nos redimiu de todo pecado e nos trouxe a única possibilidade de salvação?

Certamente que não, pois um carro zero km, uma nova casa, muito dinheiro ou qualquer outro bem material pode suprir o que mais você precisa: a salvação em Cristo Jesus, pois somente os que a possuem podem viver a realidade da palavra de João 10:10 que nos afirma que o diabo está no mundo tão somente para roubar, matar e destruir; enquanto Jesus veio para trazer vida, e vida em abundância!

Lamentavelmente os gálatas estavam se perdendo, razão pela qual Paulo exortava-os com veemência, indignado com o fascínio que os estava enganando e pervertendo.

E exatamente para que isso não aconteça a você eu digo, na autoridade do nome de Jesus Cristo: Não permita que a carne tenha domínio sobre a sua vida, pois a conseqüência direta disto é sermos tirados da presença do Senhor Jesus, o único que pode resolver todas as nossas causas, pois Ele é o único Senhor invencível e realizador dos impossíveis.

E Paulo foi mais além, pois diz que ser retirado da presença de Cristo significa também estar fora do mover do Espírito Santo, que é quem opera sinais, prodígios e maravilhas – coisas reservadas somente para aqueles que vivem pela fé no Senhor Jesus, que nos traz o bom ânimo através da certeza de que ainda que passemos por momentos de luta e dificuldades, Ele nos dá a garantia de vitória plena, pois já venceu o mundo. Isso quer dizer que todo aquele que vive pela fé, recebe através dela a certeza de que o que não vemos hoje realizar-se-á amanhã através da nossa perseverança em continuar a orar e buscar uma vida de santidade.

Significa apropriar-nos das bênçãos que necessitamos, na certeza de que o justo vive não de acordo com a lógica deste mundo, mas sim segundo a lógica sobrenatural de Deus, que age como e quando quer, e que garante que jamais o justo será envergonhado.

Essa é a realidade que está reservada para a igreja de Jesus Cristo, ver o impossível tornar-se possível, através da fé, pois ela está num mundo mas não é deste mundo, e a cada dia prepara-se para entrar definitivamente nos céus e ver a glória do Senhor.

Porém Paulo não parou por aí. Seguiu ainda mais adiante, dizendo que sobre nós não existe maldição, pois Jesus Cristo carregou todas as maldições sobre Si lá na cruz do Calvário para que a seguir pudesse, à semelhança do que Deus fez com Abraão, chamar-nos e dizer: “Sê tu uma bênção!”.

O que significa que não mais temos direito de murmurar, pois o peso, a condenação, a enfermidade e o jugo que estavam sobre nós foram carregados por Cristo, para que Nele recebêssemos a salvação, a liberdade e, também todas as bênçãos que foram determinadas a Abraão para que jamais voltássemos a ser contados como os malditos, pois tendo Ele mesmo se feito maldito na cruz, reservou-nos o direito de sermos eternamente benditos do Senhor.

Um comentário:

  1. Olá Pastor Abilio, A Paz do Senhor Jesus. Obrigado pelo Comentario, o Louvor é da Elaine Martins Pode Baixar Neste Link: http://www.easy-share.com/1906082727/Minist_rio_de_Louvor__ltimos_Dias_-_Minha_Casa_e_Eu_Serviremos_Ao_Senhor.rar

    ResponderExcluir