Páginas

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

AGUAS AMARGAS (Exodo 15.22-25)

- Com mão forte Jeová tira o seu povo do Egito, fazendo milagres que só fez humilhar os 2.000 pseudos deuses que aquele povo adorava. Foram dez pragas que em cada uma delas representam um imenso milagre de Jeová, não somente para Israel, mas para toda a humanidade.
- Se Deus não fizesse acontecer as dez pragas no Egito, só o fato de Ele ter aberto o mar vermelho bastaria para que o povo de Israel jamais saísse da presença de Deus. Imagine, do lado esquerdo montanha, do lado direito montanha, atrás vinha os soldados de faraó, na frente o mar vermelho, então o mais improvável era que cerca de três milhões de pessoas, entre crianças, mulheres e idosos, entrassem no mar, é então que Jeová mostra o seu infinito poder e abre o mar fazendo com que todos passem com os pés secos e quando Faraó e seus soldados tentam passar, são sufocados pelas águas, mostrando que Deus só abre caminhos para seus filhos, e caminho que Deus abriu para você ninguém mais passa.

- Mas passando o mar vermelho o povo começa a fazer festa, Mirian até faz uma cantoria dançando com um tamborim, comemorando a passagem pelo mar a seco, e por falar em Egito, Egito significa terra de cão. E agora, você também faria festa ao sair do Egito pela mão forte de Deus? Com certeza! Mas sempre haverá um momento difícil, e você verá agora.


2. A MURMURAÇÃO DO POVO
- Após a passagem pelo mar vermelho, após o milagre, após a euforia da vitória sobre o inimigo, o povo começa a caminhada, e o povo tinha que experimentar provações, pois o ouro quanto mais provado no fogo, maior é o seu valor. E Deus na sua eterna sabedoria sabia que Israel tinha que ser provado, pois a terra que mana leite e mel deveria ser conquistada.
- Três dias de caminhada no deserto, sem água, sol extremamente quente, talvez você não saiba, mas no deserto durante o dia o calor chega a 50ºg, e durante a noite cai a 0ºg, e no terceiro dia o calor já estava intenso, agora o povo se esqueceu dos milagres do Egito, de como Deus os tirou de lá com milagres. É incrível como nós nos esquecemos de uma benção tão logo vem uma prova.
- A bíblia diz que só três dias de murmuração, foi o quanto bastou para que o povo chegasse a uma lugar que onde eles nunca queriam chegar naquele momento de sede. Eu vejo que não foi Deus que levou o povo as Águas de Mara, mais sim a murmuração deles, por que Deus não dá água amarga para ninguém.

3. O QUE A MURMURAÇÃO NOS TRÁZ?
a) MURMURAR TORNA AS COISAS AMARGAS
- O povo não esperou Moisés tomar uma atitude para encontrar água, mas logo começaram a reclamar, e muitas vezes somos iguais a eles, nós não esperamos Deus entrar com a providência e começamos a reclamar da prova, da luta, de tudo. Creio que como Moisés era o líder e um bom líder, ele na hora certa iria pedir ao Senhor por água. Espere e confie em seu pastor, pois a palavra de Deus diz que devemos confiar em nossos profetas (II Cr. 20:20) para podermos prosperar.

b) ÁGUAS AMARGAS CAUSAM DIARRÉIA
- É sim! Águas amargas causam uma diarréia terrível, pois sua composição provoca Distúrbio intestinal.
- O povo não observou toda a questão, ou seja, o perigo que a murmuração tráz para seu corpo físico. Agora imagine você alguém com diarréia no meio do deserto, naquele calor imenso durante o dia. Creio que você não vai gostar dessa experiência.

c) ÁGUAS AMARGAS REDUZEM A EXPECTATIVA DE VIDA
- Conheci na bíblia um homem que bebeu de água amargas, seu nome era Nabal, marido de Abigail. Homem de coração duro, que de tão ruim que era, só de saber que sua esposa deu algo para o rei Davi, se irou tanto que morreu de raiva, e só por falar nele, saiba que Nabal significa tolo.

d) MURMURAR IMPEDE VOCÊ DE CAMINHAR
- Note que enquanto Moisés não recebe de Deus a ordem para tocar na rocha o povo continua parado e muitos ainda no desespero da murmuração bebem das águas de Mara. E ficar parado não é o que Deus manda, aliás, Ele já havia dito a Moisés, diga o povo que marche.

e) MURMURAR TE CEGA
- Note que a caminhada até a terra prometida era somente de onze dias e acabou durando 40 anos. Um caminho que era curto se estendeu devido às murmurações do povo que se esqueceram dos milagres que Jeová havia feito. Não seja um cego.

f) MURMURAR TRÁZ MORTE
- A bíblia diz que todos os que saíram do Egito morreram no deserto. Que tristeza meus irmãos, viram o cumprimento da promessa, viram o mar se abrir, viram o fogo que aquece de noite e a nuvem que protege do sol, mas não viram a terra que manava leite e mel, pois morreram no deserto.

4. CONCLUSÃO
- Graças a palavra de Deus nós temos a oportunidade de aprendermos a aprimorar nossas vidas. - O que eu gostaria que você amado irmão buscasse é sempre dar graças a Deus e olhar para os milagres que Ele, o todo poderoso já realizou, pois a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a confirmação de fatos que não se vêem.
- Acredite que Deus é suficiente para realizar milagres e sustentar sua vida seja no deserto, seja na terra que mana leite e mel.


“ O SEU DESERTO TEM O TAMANHO DE SUA BOCA”

2 comentários:

  1. ghraças damos a Deus pela msgem pois ainda axiste crente provando de mara por causa dessqa danada murmuração ,mas depois dessa esse cara se concerta deus continui lhe dando esse alimento do ceu para nós não murmurar mais clamar

    ResponderExcluir
  2. Otimo texto homem de Deus! Graça & Paz.
    www.drcarlosandrade.blogspot.com

    ResponderExcluir