Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

TUDO NOVO (Lucas 15.11-32)

-  Este capítulo é considerado o capítulo das coisas perdidas: a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho perdido. Todas as três histórias começam com uma perda e com grande tristeza, mas todas elas terminam com a restituição e com uma grande festa. Com isto quero dizer que o importante não é como começa, e sim, como termina.
- Não importa como você esteja agora, se não está usufruindo da vitória é porque ainda não terminou. Fique tranqüilo, pois o que há de vir virá e não tardará. Todas estas histórias falam de um mesmo tema, porém a narrativa da história do filho pródigo tem alguns elementos que gostaria de comentar: Deus é um Deus de festas e presentes. Vamos analisar os presentes que o Pai deu para o filho que retornara à casa paterna:


I - Sandálias: você pode observar que quando ele retorna ao lar , o seu pai manda os seus criados calçar os pés do seu filho com sandálias. Hora, se ele manda calçar os pés, é porque ele estava descalço. Naquela época somente os escravos andavam descalços. 
- Você pode observa ainda que no Antigo Testamento, quando uma pessoa possuía um direito e quisesse abrir mão dele para outro, era costume a pessoa tirar as sandálias dos pés na presença de algumas testemunhas, dizendo com esse gesto que naquela situação ele passava o seu direito ao outro.  ( Boaz quando deseja casar com Rute).
- Quando o Pai lhe dá a sandália para os pés, ele está dizendo: filho, você não é escravo, você é filho. Você pode observar a disposição mental do filho, ele diz: voltarei ao meu pai para ver se ele me recebe como um dos seus criados. Mas o Pai o recebeu como filho e não como escravo. Sandálias para os pés é liberdade, é aceitação, é restituição.
II - Roupas: Semelhantemente com o primeiro presente, roupas querem dizer algo muito forte para as nossas vidas. Vamos voltar ao Éden quando Adão pecou. Eles tentaram tapar a vergonha com uns ramos, mas Deus providenciou a morte do cordeiro e fez roupas para eles. Também encontramos algo semelhante no livro de Zacarias em que o Sacerdote Josué está com as vestes sujas e o diabo estava o acusando. Então o anjo do Senhor brada e diz: este é um tição tirado do fogo, e depois providencia roupas novas para o sacerdote.
- Na história do filho prodigo não é diferente. Ele chega com roupas velhas e o pai lhe dá roupas novas. Roupas falam de santidade. Roupas falam de nova natureza. Roupas falam de um novo posicionamento. Somente Deus pode nos vestir de santidade e nos dar uma nova natureza.
III - Anel: Podemos encontrar na Bíblia sagrada várias passagens em que vamos perceber claramente que anel é símbolo de autoridade. Faraó deu o seu Anel a José. O Rei Assuero deu o seu anel para Mordoqueu. Todos os documentos selados com o anel do Rei eram aceitos em todas as províncias e respeitados.
- Quando o pai coloca o anel no dedo do seu filho, ele está dizendo: filho, a tua palavra é a minha palavra. Você não é servo, você é filho. Eu te dou a sua autoridade de volta, vá e assuma a posição que sempre foi sua. ( a história da carreta e do guarda de trânsito).
Conclusão: Não importa como começa. O importante é como termina. Talvez você fez decisões erradas e está vivendo momentos difíceis, mas você pode corrigir isto hoje, voltando para os braços do Pai. Ele te aguarda com estes maravilhosos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário