Páginas

sábado, 5 de março de 2011

A L E L U I A !!!


- Aleluia é uma palavra hebraica que traduzida para o português significa: "Louvai ao SENHOR (Que Deus seja louvado)". Este termo com o passar dos tempos, tornou-se universal e expressa a ordem de Deus para que todos os povos o louvem (Salmo 117).


- Aleluia aparece 26 vezes na Bíblia, sendo 22 nos Salmos e 4 vezes em Apocalipse (19:1,3,4,6).
- Nos salmos encontram-se Aleluia no começo e no fim.
- Os salmos que começam com Aleluia, são: Salmos 111 e 112.
- Os salmos que terminam com aleluia, são: Salmos 104; 105; 115; 116; 117 e 147.
- Os salmos que começam e terminam com Aleluia são: Salmos 106; 113; 135; 146; 148; 149 e 150.
- Em Apocalipse o uso de Aleluia se transforma em uma convocação de  louvor em um coro celestial. (Apocalipse 19:1,3,4,6).

- Você não vai encontrar Aleluia no plural (aleluias) porque Aleluia sempre aparece no singular, isto porque, no entendimento dos escritores da Bíblia, o único digno de louvor é o Senhor. O Senhor é o único digno de ser louvado. O louvor é do nosso Deus somente, por isso, o convite, a convocação que os escritores fazem é para louvar o único Deus verdadeiro, portanto, no singular e nunca no plural.

- Quando falamos em louvar a Deus, podemos pensar logo que isso se refere apenas a músicas e cânticos. De fato, por meio dos nossos cânticos podemos louvar a Deus (Salmo 71.22; Efésios 5.19). Porém, louvar a Deus não se limita apenas a abrir a boca e cantar salmos e hinos. A música faz parte do louvor, mas ela sozinha não constitui o verdadeiro louvor que é devido a Deus. Alguém pode cantar e tocar um instrumento e mesmo assim não estar louvando a Deus. Pode ser que o coração daqueles que honram a Deus com os lábios esteja longe de Deus. (Amós 5:23)

- De nada vale cantar para Deus se Ele não é louvado em nossa vida. Deus é devidamente louvado quando aquele que o louva com salmos e hinos se aproxima dele com profunda e sincera gratidão, como também com obediência, alegria e confiança. Louvar ao SENHOR significa reconhecer sua glória e majestade e submeter-se ao seu domínio com alegria e fé. Louvar ao SENHOR é proclamar a sua Pessoa e seus atributos com a nossa vida. Quando Deus chama todos os povos a louvar seu nome Ele os está chamando a exaltar e glorificar seu nome em atos e palavras. Deus quer ser proclamado e exaltado por suas criaturas, por isso convoca todos os povos a louvar seu nome.

- Louvar a Deus é buscar a sua glória em todas as coisas, em tudo o que fazemos. Quanto a isso, Paulo escreveu o seguinte: "Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Co 10.31). Louvar ao SENHOR é fazer tudo para a glória dEle. "Tudo" inclui nossos atos, palavras e pensamentos em todas as áreas da nossa vida. Quando Deus nos ordena: Louvai ao SENHOR (Sl 117), Ele está exigindo de nós o seguinte: "Honrem-me em tudo que vocês fazem; no culto, louvem meu nome com alegria e gratidão; em sua casa, louvem o meu nome por meio de uma vida familiar exemplar; no seu trabalho, proclamem o meu nome com a sua boa conduta, na sociedade, manifestem a minha glória através de uma vida de obediência e confiança em mim". O louvor que Deus exige de nós deve abranger todos os aspectos de nossa vida. E isso é um dever de todo homem. Todos devem louvar a Deus em tudo o que fazem. (Eclesiastes 12:13).

- Deus merece o devido louvor do seu povo pelo que Ele é em si mesmo e pelos seus atos de redenção em favor do seu povo. O povo de Deus o louva, em primeiro lugar, pelo que Ele é: Deus é o SENHOR. A palavra "SENHOR" em letras maiúsculas é a tradução do termo hebraico "YAHWEH". Esse nome aponta para o Deus da aliança que se revelou ao seu povo e escolheu este povo para si a fim de ser louvado por ele. O Deus Criador e Todo Poderoso é também o SENHOR, ou seja, aquele que nos escolheu para ter um relacionamento de amor com Ele; é o Deus da aliança que quer ser o nosso Deus e quer que nós sejamos o seu povo. Ao povo da sua aliança, o SENHOR manifestou a sua misericórdia e fidelidade a fim de salvá-lo. Isso é uma motivação muito grande para o povo de Deus louvar o Seu Nome. Aleluia! Louvado seja o SENHOR. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário