Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

O MEDO DE FALAR EM PUBLICO


- Sentir as pernas tremer, o coração bater mais rápido, as mãos ficarem geladas, a falta de ar, a dor de barriga, o esquecimento, vontade de correr, são alguns dos efeitos do medo. Estes sintomas surgem por saber que pessoas estarão nos avaliando; é o receio de cometer erros, de fazer feio, de ser humilhado.
- Este medo podemos chamar de "verbofobia" ou "pulpitofobia", porém, o que fazer para vencer está "pulpitofobia"? Diante deste quadro há duas decisões a tomar:

FUGIR ou ENFRENTAR
- Se fugir, ou continuar fugindo jamais será um pregador eficaz. Se optar por enfrentar, poderá até passar por algumas decepções, mas não desanime, pois com certeza você vencerá, porque:
- "Falar bem em público não é um dom reservado a certas pessoas, e sim uma habilidade que qualquer pessoa inteligente pode desenvolver"
- Veja abaixo, o resultado de uma pesquisa realizada com três mil pessoas às quais se perguntou: "De que você tem mais medo?", veja o porcentual das respostas:

01. Falar em público ............41% 
02. Medo de altura ..............32% 
03. Insetos .........................22% 
04. Problemas financeiros .....22% 
05. Águas profundas ............22% 
06. Doença .........................19% 
07. Morte ...........................19% 
08. Viagem aérea ................18% 
09. Solidão .........................14% 
10. Cachorro .......................11% 
11. Dirigir ou andar de carro ..9% 
12. Escuridão .......................8% 
13. Elevadores .....................8% 
14. Escada rolante ................5%

- Veja que o medo de falar em público está em primeiro lugar, daí concluímos que ter medo não é incomum, pois todos temos, mas o que é importante, é saber lidar com este medo.

COMO DOMINAR O MEDO
- Muitos escritores falam sobre como dominar o medo, cada um apresenta uma lista com dicas e sugestões, vejamos o que alguns escritores colocam como importante para vencer o medo:

ROBSOM MOURA MARINHO, em seu livro: A arte de Pregar, coloca:
- LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ NÃO É O ÚNICO – todos os grandes oradores tem medo.
- NÃO TENHA MEDO DO MEDO – coloque na cabeça que isto é natural e terá um medo a menos, acostume-se com ele.
- APROVEITE O MEDO – com o aumento de adrenalina no sangue, você esta com mais energia que deve ser canalizada para a difícil tarefa de enfrentar o público.
- RESOLVA CORRER O RISCO – o risco do fracasso é o preço do sucesso, perder uma batalha não significa perder a guerra.
- USE A DESCONCENTRAÇÃO – relaxe um pouco antes de falar, respire profundamente, e descontraia o público pois "Quem ri comigo não ri de mim".
- PREPARE-SE – O medo é um aviso do subconsciente de que seu consciente precisa de mais preparo. O preparo dá segurança.
- MANTENHA PENSAMENTOS POSITIVOS – Evite achar que será terrível, acredite que o que você vai falar é importante, pois você está ali em uma missão superior, cumprindo uma ordem divina.
- SEJA PERSEVERANTE – não desista diante dos primeiros fracassos.

REINALDO POLITO, no livro: Como falar corretamente e sem inibições, faz 8 (oito) recomendações para controlar o medo de falar em público, são elas:
- QUANDO O MEDO APARECER, ENCARE-O NORMALMENTE - até os grandes oradores sentem medo, ainda que não demonstrem, você não será o único.
- CONTROLE SEU NERVOSISMO – com a descontração das mãos, pernas, etc., relaxe antes de falar.
- TENHA UMA ATITUDE CORRETA – o corpo fala, portanto, vigie os comportamentos do corpo, para não refletir nossos receios, demonstre equilíbrio.
- ANTES DE PENSAR COMO, SAIBA O QUE FALAR – não espere que a tribuna seja sua única fonte de inspiração, saiba exatamente o que vai dizer antes de iniciar sua fala, e se surgir idéias novas durante à pregação, ótimo.
- NÃO PINTE O DIABO MAIS FEIO DO QUE É – não se imagine fracassando, esquecendo o que iria dizer, sendo humilhado, não imagine cenas pessimistas.
- NÃO ADQUIRA VÍCIOS – botões de paletó, lápis, giz, folha de papel, fio do microfone não poderão oferecer-lhe segurança, não descarregue neles seu nervosismo.
- CHAME SUA VOZ COM A RESPIRAÇÃO – se a voz enroscar, respire profundamente, que ela voltará.
- A PRÁTICA IRÁ PROPORCIONAR-LHE O REFLEXO – com a prática você naturalmente irá dominar o que no início parece ser tão difícil.
-Todas estas orientações são válidas, analise cada uma delas, pratique-as e você verá que poderá controlar o medo, e se tornar um bom pregador.

* Matéria recortada do livro de Homilética do Curso Básico de Teologia do IETEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário