Páginas

domingo, 17 de maio de 2009

NOSSO CORPO, CASA DE DEUS (Rom 12.1,2)


O Sacrifício diário do nosso corpo requer uma conduta; e este procedimento que a própria mente já renovada nos informa, é o que nos faz experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. O apostolo coloca sua exortação na posição da misericórdia de Deus; ele não está fazendo uma simples apelação, está de forma imperativa, convocando-nos a um viver de forma Justa, fiel e santo.

1 As Misericórdias de Deus:

Esta palavra é natural da hebraica (hesed) que em português corresponde a (benignidade, amor firme, graça, fidelidade, bondade, devoção). Quanto a sua forma pode ser visto tanto como substantivo (hesed), como adjetivo(hãsîd ? que é derivado do substantivo(hesed) e é usado para descrever o israelita fiel.

Esta palavra é usada 240 vezes no Antigo Testamento, de forma especial nos salmos. Paulo usa esse termo por sua grande importância dentro do vocabulário teológico e ético do Antigo Testamento. Quando traduzido para o grego ele recebe o nome de (eleos ? misericórdia), assim sendo o uso mais comum nos fala de: Força, Firmeza e Amor.

Deus é rico em misericórdia - Ef 2.4.
Ele proveu salvação a todos os homens ? Tt 3.5
Ele é compassivo para com os que o temem ? Lc 1.50
A misericórdia de Deus é o motivo pelo qual os Judeus não foram destruídos.

2 O que representa o nosso Corpo:

O nosso corpo como um todo, é o instrumento da vida, quer do homem vivo(Mt 6.22) quer do homem morto(Mt 27.52); ou na ressurreição(1Co 5.44).
A Bíblia diz que o nosso corpo é:

a) é uma casa  2Co 5.1.
b) é um vaso  2Co 4.7.
c) é um tabernáculo  2Pe 1.13.
d) é um templo  1Co 3.16.
e) é uma propriedade  1Co 6.19.
f) é um membro de Cristo  1Co 6.15.
g) é um cálice de ouro  Ec 12.6

3 A transformação da nossa mente:

transformação é mudança; e esta mudança aqui descrita, é para elevação da condição humana. Deus tem todo prazer em resgatar o homem a condição superior na qual vivia Adão antes de cair em pecado. Para isso veio o Filho de Deus. Manifestado para destruir as obras de satanás.(1Jo 3.8).

a) Ez 18.21,22 - Deus convida o homem para a restauração, prometendo perdoar, e não lembrar de seus pecados passados.
b) Ez 36.26-29  Deus em sua misericórdia promete a transformação do espírito, da alma, fazendo-os viver numa nova dimensão. Elevados a presença de Deus.(sacrifício vivo, santo e agradável).
c) Ez 37.12-14  Deus transforma o homem, ainda que ele esteja morto e sem esperança, como um osso sequíssimo.
d) Lc 19.8  a presença de Jesus na vida de Zaqueu, trouxe-se a Justiça, a paz e a alegria(ou seja O reino de Deus).
e) At 9.1-6  a transformação de Saul  de perseguidor a pregador de Evangelho.

Com o sacrifício de si mesmo, Cristo tornou todo sacrifício de animais obsoleto. Hoje nós em nosso corpo, morto para o mundo, podemos chegar a presença de Deus e sermos por ele recebidos.

4 A vontade de Deus:

O Espírito de Deus não se une ao espírito que há no mundo, a saber, o que opera nos filhos da desobediência. A ostentação humana reflete a desarmonia com Deus. Somente transformado o homem, adquire a possibilidade de experimentar a vontade de Deus em seus vários aspectos:

a) A boa vontade de Deus  reflete um aspecto de submissão e abnegação  devemos ser submissos a Deus em todas as coisas.(2Co 12.9b)
b) Agradável Vontade de Deus  a aquisição dos frutos do Espírito é o que agrada a Deus  abster-se do mal, não se contaminar com o mundo  são coisas do agrado de Deus  o que ele gosta em nós.(Ef 5.10)
c) Perfeita vontade de Deus: o real sentida da sua vontade. A sua vontade absoluta e inerrante. Nele não há mudança nem sobra de variação, ele é reto e verdadeiro.

Conclusão:

Não podemos morar neste mundo pensando que somos parte dele, pois não o somos. Não devemos nos conformar com esta era, não somos daqui, somos de lá e é para lá que iremos. Mesmo morando neste mundo devemos viver como herdeiros do reino, forasteiros aqui, hospedados aqui, mas herdeiros do mundo vindouro a glória que há de ser manifestada aos santos.

Transformemo-nos pela renovação da nossa mente, andemos em Cristo e primemos as obras do reino.


2 comentários:

  1. Olá Graça e Paz!
    Estou retribuindo sua visita. Seu blog também é um lugar de palavras edificantes e inspiradoras.
    Fique a vontade quando quiser aparecer novamente no Ovelha Magra.
    O Senhor te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!

    ResponderExcluir
  2. Não ser desse mundo é uma prerrogativa dos salvos em Cristo Jesus.

    Parabéns pelo seu blog! Estou seguindo ele, muito boa as mensagens. Que Deus continue te usando como instrumentos em suas mãos.

    ResponderExcluir