Páginas

domingo, 24 de maio de 2009

ESFORÇA-TE NO SENHOR (Josué 1;1-8. 13; 16 e 17)


Após a morte de Moisés, o novo líder do povo de Israel passou a ser Josué, filho de Num. Deus lhe atribuiu a responsabilidade de dirigir o povo na conquista de Canaã. Agora dependia de Josué induzir o povo a crer na promessa que Deus havia feito a Moisés. A promessa e a presença de Deus lhes dariam o poder e ânimo necessários para vencer a batalha. A obediência a Deus e à sua Palavra lhes garantiria o êxito. 
Para conquistar a terra e introduzir o povo nessa terra, Josué precisava de três passos importantes:

I – Crer na promessa de Deus (Js 1.1-5) 
a) Levanta-te agora, passa…v.2 
Logo após a morte de Moisés Deus disse a Josué que havia chegado o momento de pôr em execução o plano divino. Josué passaria a exercer um papel ativo na liderança. 
Não era intenção de Deus que o povo adiasse mais a conquista da Terra Prometida. Assim, a primeira ordem de Deus a Josué foi: “levanta-te agora, passa este Jordão”. 
Termina o tempo de espera; chegara o tempo de transformar um sonho em realidade. 
Para dissipar qualquer dúvida que Josué pudesse ter, Deus reiterou a promessa que havia feito a Moisés. 
Deus estaria com Josué da mesma forma como estivera com Moisés. 
Esta promessa daria ao novo líder a confiança de que precisaria para dirigir na batalha da conquista da terra Prometida. 
(b)Promessas..seguras 
Deus continuara animando a Josué a que executasse seu plano e lhe fez outras promessas para garantir o êxito. O Senhor procurava dissipar os temores de Josué diante dos grandes desafios que o defrontavam. 
Quando Deus faz uma promessa, Ele a faz com base em uma soberania. 
Podemos confiar nas promessas de Deus. Aquilo que cremos a respeito de Deus e de sua soberania, pode significar o êxito ou a derrota. 
Se crermos em Deus e em seu poder infinito, teremos condições para obedecer e vencer. Se duvidarmos de Deus, nos apartaremos de seu plano e propósito para a nossa vida. 
Deus promete dar forças renovadas e fé vivificada a quantos crêem em suas promessas e procuram executar seu plano.

II – Ser muito Corajoso 
a) Fé suficiente para confiar em Deus (Js 1.6-9) 
Josué teria sentido medo diante da perspectiva de dirigir o povo à Terra Prometida. Nestes versículos, Deus lhe disse trës vezes que se esforçasse e fosse corajoso. A promessa de Deus quanto ao êxito deveria encontrar-se em sua palavra. Aqui estaria uma promessa de fé, poder e êxito. 
A valentia de Josué deveu-se a que ele cria em Deus. Sua fé o levou à vitória. Havia demonstrado que seu único desejo era seguir a Deus e fazer exatamente o que Ele lhe ordenara. 
O medo pode ser o nosso maior inimigo porque nos leva a reagir segundo o que vemos, ouvimos e sentimos, em vez de segundo o que a Palavra de deus nos ensina. Quando Josué e os outros onze israelitas foram reconhecer a terra, ter-lhe-ia sido mais fácil fixar a atenção nos gigantes em vez de nas promessas de Deus. Josué e Calebe, porém, decidiram crer na fidelidade de Deus. 
b) O caminho do êxito 
Para poder alcançar êxito, Josué (e o povo de Israel) precisava ser obediente a Deus. Para ser obediente que conhecer os mandamentos. Foi por isso que Deus insistiu para que houvesse o conhecimento de sua lei. Isso significava que Deus prometia abençoar a Josué e ao povo se todos meditassem em sua Palavra, e a guardassem no coração. 
Nos vers. 8 e 9 há uma mensagem para todos nós: Deus abençoará e fortalecerá todos quantos se dedicarem a obedecer sua Palavra. Assim como Deus prometeu a Josué que não o deixaria, nem o desampararia, assim também Ele promete cuidar de nós; e sua Palavra jamais falha.

III – Obedecer aos Mandamentos (Js 1. 10-18) 
a) Tomando posse da terra 
O povo de Israel havia chegado a um ponto crucial no plano de Deus. Era tempo de atravessar o rio Jordão e entrar na terra Prometida. 
A desobediência de Israel havia custado muitas vidas. Nossa desobediência também pode custar um preço elevado demais. A desobediência a Deus e à sua palavra traz decadência espiritual à nossa vida. Todavia, nossa obediência traz as bênçãos de Deus para nós. 
b) Obediência e fidelidade 
Enquanto os hebreus se preparavam para lutar contra os habitantes da nova terra, Josué reuniu todas as tribos num grande exército. Anteriormente Deus havia dado às tribos de Rúbem e Gade, e à meia tribo de Manassés, o direito de estabelecer-se a leste do Jordão; mas junto com essa concessão impusera uma condição. Seus homens deveriam partir com o resto do exército e pelejar até conquistar toda Canaã. Depois disso poderiam regressar a suas famílias e à sua terra, do outro lado do Jordão (Dt 3.12-20). 
Agora, as duas tribos e meia concordam em acompanhar as demais, em obediência ao mandamento de Deus (Js 1.17). 
Note que o vers. 16 diz que estes israelitas faziam tudo que se lhes ordenassem. Se não obedecessem às palavras de Deus, sua herança e até a vitória estariam correndo perigo. Sem titubear, prometeram fazer o que o Senhor lhes ordenara. 
Todos os crentes enfrentam às vezes tempos de incerteza e de medo. Nós, à semelhança de Josué, podemos encontrar ajuda e força em Deus. Quando você sentir medo, ou estiver preocupado a respeito do que o futuro poderá trazer-lhe, ou se você vier a sentir-se fraco demais fazer a vontade de Deus, lembnre-se de que Deus jamais se esquece de suas promessas. O Senhor cuidará de nossas debilidades, e as converterá nos pontos mais fortes, desde que caminhemos obedientemente ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário