Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PROPÓSITOS DE DEUS NAS PROVAÇÕES (Genesis 22)

O que é provar? É experimentar; submeter à prova; fazer conhecer , verificar a qualidade ou o estado e fazer avaliação. Talvez você tenha questionado assim nesses dias: Porque Deus nos deixa ser provados? Porque Deus nos submete à prova? Porque Deus nos permite passarmos por tantas provações??. Há algum proveito nas provações?

Abraão foi um homem que passou por uma grande prova. O v.1 nos diz que ele submeteu à prova e que foi o próprio Deus que o colocou em prova(não é uma tentação para o mal como esta escrito em Tiago 1:12-15).. Através da vida deste homem, homem que foi considerado amigo de Deus e pai da fé, procuraremos entender os propósitos de Deus nas provações.

EIS OS MOTIVOS PELOS QUAIS DEUS NOS PERMITE PASSARMOS PELA PROVA:

1º Ele que saber ou revelar onde está ou o que está em nosso coração- v.2:
Tal prova consistia na requisição daquilo que lhe era mais caro, aquilo que lhe era indispensável e de maior valor. Onde está o teu tesouro aí está o teu coração. Dá-me filho meu o teu coração. Abraão prova que Deus para ele está acima de tudo. Ele abriu mão de tudo por causa de Deus.

Tem gente que abre mão de Deus por causa de tudo. Ele ama Isaque, mais ama mais o Senhor. Talvez a prova que você esteja enfrentando Deus quer te ensinar este princípio.

2º Ele quer nos conduzir por um caminho de obediência- v.2.
Este homem não questionou, não retrucou , não abriu os seus lábios. Assim também foi com Jesus, em Hebreus 5:8 está escrito: ?embora senho Filho, aprendeu à obediência pelas cousas que sofreu, que passou. Diz o v.2: ... e foi para o lugar indicado?. Deus não é para ser questionado, mas é para ser obedecido.

3º Ele quer nos fazer verdadeiros adoradores- v.5.
E o verdadeiro adorador adora sempre, em todo o tempo(Sl 34:1), ele não olha as circunstâncias, ele é como Jó, é como Paulo e Silas, é como Habacuque, é como Jesus. Ele aprende a construir altares para Deus até mesmo nas provas, até mesmo nas adversidades(v.10), ele tem sempre uma oferta ao Senhor.

Resolva hoje meu irmão em meio à prova que você fará uma altar ao Senhor, e Ele te exaltará. Quer dá um soco no cão? Cante louvores na provação. Deus tem feito curas e libertações na adoração(lembra de Saul?). Você abre o céu não apenas com oração mas também com adoração, na adoração Deus dá ordens ao teus anjos, há casos assim na Bíblia.

4. Ele quer trabalhar a nossa fé- v.5:
...e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós?. Ele tinha firme convicção(Hb 11:1) que ele e Isaque voltariam. Sua fé destacada em Hebreus 11; 17-19, estava fundamentada sabe aonde? Nas promessas de Deus, leiamos 21:12.

Vejamos também Romanos 4:18-21. Não há multiplicação da fé sem provações. Deus trabalhou a fé de Abraão, trabalhou a fé de Jó (nenhum dos seus planos pode ser frustrado), e na sua prova, saiba de um coisa a sua fé não será mais a mesma. Vejamos o que Paulo diz em II Co 5:7. Não se esqueça o justo viverá pela fé!

5. Ele quer trabalhar em nós a comunhão- v.6:
Assim caminhavam ambos juntos?- v.8: e seguiam ambos juntos. Você já viu como nós nos aproximamos mais uns dos outros nas provações? Muitas vezes são nas horas difíceis que revelamos o nosso amor para o nosso irmão. A Bíblia diz: Um ao outro ajudou e disse sê forte. Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz ou se revela o irmão.

Há amigos mais chegados do que um irmão. Como nós valorizamos, nos apegamos, nos unimos às pessoas que tiveram conosco nas provas, não fugiram, não nós deixaram só. Eu tenho pessoas assim!

6º Ele quer nos ensinar a depender Dele, a descansar nele e na Sua provisão- vv.7-14.
Um nos nome de Deus é Jeová Jiré. Jesus ensina este princípio em Mateus 6:25-33. Quando você acha que não tem mais jeito, que não tem mais saída ,somos surpreendidos por Deus e por Sua fidelidade e bondade. O Cordeiro sempre aparece, parece que tudo está perdido, e aí Ele aparece.

Você pode está dizendo: mas pastor eu não estou vendo nada como Isaque, creia tão somente e você será alvo da provisão de Deus. O Cordeiro não chega atrasado, Ele chega na hora certa! Aleluia! Se você não está vendo nada, saiba; Deus está trabalhando por você! Descansa e espera Nele!

7 comentários: