Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A PALAVRA

“...Ele te humilhou, e te deixou ter forme, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor, disso viverá o homem”. Deuteronômio 8.3

2.1. O QUE A PALAVRA DE DEUS PRODUZ EM NÓS?
·      ORIENTAÇÃO (Salmo 119.105) 
·      ESTABILIDADE (Efésios 4.14) 
·      SABEDORIA (Salmo  119.99-100)
·      VITÓRIA CONTRA O PECADO (Salmo 119.11)
·      PAZ (Salmo 119.165) 
·      ESPERANÇA (Romanos 15.4) 
·      REVELAÇÃO (Hebreus 4.12)
           
2.2. O QUE NÓS DEVEMOS FAZER COM A PALAVRA DE DEUS?
·      DESEJAR (I Pedro 2.2)
·      TEMER COM TREMOR (Isaías 66.2) 
·      EXAMINAR (Atos 17:11)
·      BUSCAR (Isaías 34.16) 
·      GUARDAR NO CORAÇÃO (Deuteronômio 11.18;  Colossenses 3.16)
·      PRATICAR  (João 15.7;  Tiago 1.22-25)
·      ENSINAR  (Deuteronômio 11.19)

2.3. COMO DEVEMOS LER A PALAVRA DE DEUS 
a)    Começar pelos evangelhos. Ler, na ordem, os quatro evangelhos no mínimo duas vezes. Depois o livro de Atos, as epístolas e por último Apocalipse.
b) Os tipos de leitura são:
·      Devocional: Nesse tipo de leitura a ênfase está em particularizar a Palavra, não levando em conta o aspecto histórico, doutrinário, etc. Se lê poucos versículos, meditando, “ruminando” a Palavra para extrair tudo para nossas vidas, em caráter pessoal.
·      Sistemática: Nessa tomamos a Palavra como um todo, de maneira ordenada. Deve-se ler capítulos para que não se perca o contexto.

c) Ler com oração, pedindo que o Espírito Santo descortine a Palavra para  
    nós
d) Memorizar as verdades centrais da Palavra
e) Ler primordialmente o novo testamento pois nele estão contidas as 
    realidades e não as sombras (Colossenses 2:16,17)

CONCLUSÃO 
      Devemos ter uma disciplina de leitura e meditação da Palavra de Deus. Não devemos afrouxar nem um pouco nesse ponto. Quando nos distanciamos da leitura constante da Palavra de Deus corremos o risco de cair no fanatismo (na prática é observar preceitos de homens cegamente sem questionar pela Palavra de Deus) ou misticismo (interpretar a Palavra de acordo com as experiências espirituais subjetivas; espiritualidade sem fundamento).
     O sangue de muitos irmãos foi derramado para que a Palavra de Deus conforme temos conosco pudesse ser preservada; inúmeras foram as tentativas de tirá-la de nós ou de ridicularizá-la, porém ela permanece como uma rocha perante tudo isso. Nós que cremos na restauração do Senhor temos que ser, mais do que ninguém, fiéis à leitura constante da Palavra para que possamos receber revelação de Deus sobre a plenitude de Deus na Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário