Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

CAIM E ABEL (Genesis 4.1-26)

Adão e Eva e a maldição que lhes foi imposta quando foram expulsos do jardim do Éden, por causa de sua transgressão e queda. Depois disso, Adão e Eva tiveram de trabalhar e suar contra muitos espinhos e abrolhos para conseguir o alimento. Nosso Pai misericordioso permitiu que Adão e Eva tivessem filhos. Deveriam ser fecundos e multiplicar-se, mas Caim, nascido sob maldição de Adão, assassinou seu irmão Abel.

O Primeiro Homicida - Caim
1- Caim foi o primeiro filho de Adão e Eva. Embora eles tivessem sido criados perfeitos, Caim e Abel nasceram sob o pecado dos pais. Portanto, Caim e abel foram trazidos a este mundo com o sangue do pecado original já correndo em suas veias. Rm 5:12-14

2- Eles certamente deviam ter conhecimento por meio de seu pai Adão, da triste história do fracasso do primeiro casal e da profecia de que para redimir o homem decaído no pecado, um descendente de Eva esmagaria a cabeça da serpente, Satanás. Gn 3:1-21

3- Eles aprederam a construir um altar diante de Deus, matar um cordeiro e derramar seu sangue em oferta sacrificial, como confissão de fé no plano redentor de Deus. Vemos isto claramente no ato de Deus matar alguns animais, e com suas peles vestir Adão e Eva. Gn 3:21

4- O tempo passou. Caim e Abel cresceram e quando construíram seus próprios lares, também construíram seus respectivos altares diante de Deus.

5- Caim ofereceu a Deus o fruto da terra, e Abel lhe ofereceu o melhor de seus melhores cordeiros. Deus enviou fogo do céu e aceitou o sacrificio de Abel,não, porém, o de Caim. Gn 4:4/ Lv 9:24/ Jz 6:21/ I Re 18:38

6- Vendo que Deus aceitara apenas o sacrificio de Abel, Caim passou a alimentar ódio contra o irmão mais moço, e por fim o matou no campo. A morte de Abel foi o primeiro homicidio da história humana. Caim tornou-se o primeiro assassino do mundo e foi expulso por Deus. Gn 4:5-16

7- Então vemos que Deus não se agrada com ciúmes e inveja, aprendemos que Caim por seu ciúmes não controlou sua ira e executou sobre o seu irmão Abel, que possamos aprender a não ter ciúmes nem inveja do nosso proximo pois maldito seremos na face da terra como Caim. I Jo 3:12 /Jd 11

O Altar De Caim Rejeitado
a) Por que Deus enviou fogo do céu sobre o sacrifício de Abel, mas rejeitou o de Caim?

1) A primeira razão pela qual o sacrifício de Caim não foi aceito é ter ele ido diante do Senhor Deus com um coração desobediente.

2) Aconteceu que Caim tentou forçar Deus a aceitar a oferta que ele fez à sua própria maneira, em vez de seguir a instrução explícita de Deus de oferecer um corderinho. A indiferença de Caim para com a Palavra de Deus é exatamente igual à do humanismo hoje, cuja adoração é voltada para o ser humano, com atitudes e ações prepotentes, de homens que se atrevem a usar Deus apenas como um veículo para suas realizações humanas. Hb 11:4/ I Sm 13:9,13 

3) A segunda razão pela qual o sacrificio de Caim não foi aceito é ter ele negado ser um pecador. Caim não compareceu diante de Deus na dependência do sangue de um cordeiro. Em vez disso, ele trouxe o que julgou ser bom, o fruto do solo amaldiçoado. Em outras palavras, com a mente cheia do orgulho humano, Caim achou que poderia prostrar-se ousadamente diante de Deus com o produto de suas obras, em vez de derramar o sangue de um cordeiro como prova de sua fé na promessa de Deus.Gn 4:3,5
 
4) A terceira razão pela qual se sacrificio não foi aceito é Caim ter desprezado a promessa de Deus, e não ter crido na promessa do Senhor, de enviar o descendente de uma mulher, "O Cordeiro", (Jesus Cristo), para a redenção de todos os homens. Ele também não respeitou a ordem de Deus de levar um cordeiro para ser Sacrificado, como prova de sua fé na promesa de Deus. Sua descrença foi manifestada por seu comportamento no sacrificio. Ele afastou de Deus a sua face, pelo que Deus não enviou fogo sobre o seu sacrificio. Ex 12:5 / Is 53:7 / Rm 3:10,23-24/ Rm 5:12/ I Pe 1:19,20

O Altar do Primeiro Mártir, Abel
1. Porque Deus se agradou tanto do sacrifício de Abel?
a) Abel manifestou verdadeira fé em Deus mediante absoluta obediência e confiança nele. Hb 11:4

b) Acima de tudo, Abel construiu um altar segundo as instruções de Deus, para agradar ao Senhor, não para agradar a si próprio.

c) Em outras palavras, Abel ofereceu um sacrifício centralizado em Deus, não um sacrifício centralizado no homem, egocêntrico.

d) Além disso, Abel foi humilde em confessar que era um pecador e em mostrar obediência e fé oferecendo um cordeiro sobre o altar.

e) Ele cria que Deus enviaria um Redentor, a fim de derramar seu sangue para fazer propiação pelo pecado do homem, conforme lhe ensinara Adão, seu pai. Gn 3:15

f) E Deus respondeu à oferta de Abel e aceitou-a com prazer.

2) O que vale é a Intenção
Antes de ver o que Caim e Abel sacrificaram em seus altares, contudo, devemos examinar os corações desses construtores de altar e ver se seus corações estavam em sintonia com a vontade de Deus ou com a sua própria vontade.

a) São nossas ações feitas segundo a vontade de Deus ou a do homem?

b) Através de minhas obras retas ou do sangue de Jesus?

c) Descrendo em Jesus ou crendo nele como Salvador?

d) Precisamos averiguar cuidadosamente a atitude e a fé do nosso coração, porque hoje mesmo o fogo do Espírito Santo de Deus está presente em nossas vidas, dependendo da atitude do nosso coração e da fé em Deus.

Conclusão
Portanto, lembramos da admoestação de Jesus, devemos sempre tomar o cuidado de ter a atitude certa para com nosso Pai celestial.

"Nem todo o que me diz: Senhor,Senhor!entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 7:21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário