Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

OS TRAUMAS NA FAMILIA

A família influi e impacta a cada um de nós, influenciando-nos para o bem e para o mal, no nosso caráter e o que vamos ser no futuro

Propósitos para a Família

1.      Deus quer marcar-nos com hábitos bons na família
2.      Que sejamos abençoados com amor, e proteção, suprimento, etc.
3.      Que haja compreensão e aceitação
4.      Mente aberta para pensar, falar e sermos pessoas seguras.

Conflitos Familiares 

Gn. 4:1-7 - A família de Adão

- Caim e Abel - Eram diferentes.  Abel era pastor de ovelhas, Caim, lavrador da terra.  Caim ofereceu dos frutos da terra ao Senhor, Abel dos primogênitos das ovelhas.  Mas, qual teria sido a motivação de Caim, será que ele soube que seu e irmão iria trazer uma oferta ao Senhor e por inveja o fez, ou por competição, será que ele ofereceu o melhor dos frutos que tinha, qual teria sido a motivação do coração de Caim.  Não sabemos, mas alguma coisa havia em Caim, em suas intenções que não agradava a Deus.  Mas Deus aceitou o sacrifício de Abel e o que havia de mal em Caim o motivou a cometer um assassinato.
- À medida que o pecado entra na família, entra também o conflito e, através da atitude de Caim, da intenção do seu coração, do não aceitar a palavra de Deus e decair o seu semblante, os conflitos começaram.  A atitude de Caim foi para agradar a Deus ou imitar, competir com Abel?

Gn. 9:1 – A família de Noé

- Deus quer abençoar-nos sempre.  Neste texto Deus fala do propósito dEle para com o homem e sua família.  Mas, quantos conflitos dentro da família de Noé, o próprio Noé, sacerdote da casa planta uma vinha e embriaga-se.

Gn. 13:8 – Abraão e Ló

- Contendas e mal entendidos
- Gn. 13:18 - Tiveram que se apartar.  Abraão havia levado Ló consigo.  Abraão precisava renovar a maneira de pensar e não pensar como sua família pensava.  Em nós foram fundados pensamentos.  Nossos pais infundiram coisas erradas, foram secos, talvez duros nós temos mudar.

O que Deus quer como família (ideal)
1.      Deus definiu nossa família para demonstrar - atenção e suprimento das necessidades, suprimento dos sentimentos.
2.      Premiar êxito (sucesso) por meio da família.  A alegria da família pelas vitórias é importante.  Quando enfrentamos problemas e queremos fugir é por que desde pequenos não fomos valorizados nas pequenas e grandes vitórias, daí nos fechamos, pois nunca nos sentimos valorizados, amados, etc.
3.      Deus criou a família para que tivéssemos méritos.  Há famílias que só recriminam e nunca há compreensão.  A rebeldia muitas vezes é uma manifestação de algo que está lá dentro por falta de estímulo, a falta de entendimento gera amarguras.  A mentira, a falta do pai em casa ou da mãe, traz insegurança.  Há pais que mentem para seus filhos e os filhos descobrem isso.
4.      Dar amor através dos pais.  A ternura dos pais fala muito, quando os pais abandonam a família, a ausência deles gera um enorme vazio.  Quando os pais são separados, a ausência da pessoa importante gera perguntas:  Por que outras crianças tem pai e mãe que buscam suas notas na escola e eu não?
5.      O propósito de Deus para a família é que através dos nossos pais e irmãos em amor venhamos a conhecer nossas imperfeições.  Muitos pais exigem além dos seus filhos, além do que podem dar, daí surgem surras não merecidas.

- A falta de amor, afeto, compreensão, a maneira de tratar afeta profundamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário