Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O LIDER E A ÉTICA

Que é ética?
- Vem do grego taetica  - fala de assuntos morais, deriva-se da palavra ethos – CARATER, postura, forma de ser, maneira de se portar, costumes, princípios para agir. 
- De acordo com os princípios posso diferenciar o que é bom e o que é mal.
- Relacionar a forma de proceder.
- Um líder tem que influenciar para o bem, tem que ter bem claro sua conduta, seu modo de agir.  Ser líder íntegro com princípios de santidade, consagração e dedicação.
- Tito – 2:6-10 = Paulo fala para Tito sobre os princípios de seriedade, sobre a maturidade que ele deve passar para os que estão em sua igreja.
- A ética requer motivação para fazer algo bom ou mal.


Princípios para um Líder



1.     Honestidade – Heb. 4:13
- Nada está oculto.  Muitos líderes usam de conveniência, no entanto, Deus vê todas as coisas.  O líder tem debaixo de sua liderança um grupo de pessoas para influenciar, por isso devemos ser bem transparentes.  Muitos escondem conflitos, os liderados muitas vezes são líderes e necessitam da ajuda de seu superior (seu líder), mas não buscam por falta da transparência.
Pv. 13:3 – Existem líderes que não guardam a boca e murmuram e não buscam em primeiro lugar ajuda.
- Cuidado com o que você fala, pois todas as coisas estão patentes diante de Deus.
- Quando você não compreender algo, pergunte ao seu líder, mas não murmure, seja transparente.
-Há coisas no ministério que não cabe falar.  Você tem que buscar ser honesto e fiel.
1 – Testemunho – Você como líder nunca pode deixar de ser um desafio para seus liderados.
Ex. Você tem que cuidar para não cair no descrédito.  O líder só é líder quando é transparente e fala a verdade.  Quando começa a mentir, perde a autoridade.
1.2 A família – Para ser um bom líder, tens que dar bom testemunho diante dos seus familiares, dentro de sua casa.  Suprir a casa, tratar bem aos pais ou filhos.  E, essa coisa de deixar a universidade para o ministério, não, você como jovem tem que estudar.  A resposta a um chamado é um processo.  Que testemunho você vai dar como líder se não estuda ou não trabalha?

2.     Finanças – Pv. 22:26, 27
- Não se envolva com o que não tem como pagar.
- Um líder não pode ter dívidas.  Solucione primeiro os seus problemas financeiro para depois tornar-se um líder.
- Um líder nunca, nunca, nunca, nunca pode pede pedir dinheiro aos seus liderados.  Se algum dia ele (seu liderado) estiver em rebeldia, você irá sentir-se sem autoridade, pois pensa “eu estou lhe devendo”.
- Já pensou ter que perder o ministério por problemas financeiros?

3.     Aprender a manejar relações
- Os discípulos são diferentes, aprenda a lidar com cada um, mas tenha princípios básicos para com todos a nível de finanças, autoridade, organização.
3.1 – Não manipule o grupo para que não tenha medo de você.  Você tem que cuidar sem gritar, sem impor, sem tratar mal aos seus discípulos. Seu amor vai fundir respeito. Quando você impõe crescimento e diz, não quero saber, você tem que crescer, abrir células, etc., está pressionando.  Não pressione a seus discípulos, este não é o caminho.  Não imponha medo.  É Deus quem dá o crescimento.  Você tem que tranqüilizar a seus discípulos e estar com eles e os apoiar e os compreender.

4.     Conduta para com o sexo oposto – I Tm. 5:1,2
- Paulo ensina a tratar os anciãos como pais, aos moços como irmãos, às mulheres como mães e às moças como irmãs com pureza.
- Um jovem vai sentir atração uma jovem.  Quando você estiver gostando de alguém em primeiro lugar deve ir ao seus líderes.  As mulheres devem saber portar-se e não insinuar-se para os homens.  O líder deve buscar amadurecer.  Um rapaz que deixa quatro apaixonadas.  Jesus, tenha misericórdia.
- O homem é o que deve tomar a iniciativa.  Se você gosta de alguém, tem que busca conhece-la.
- Um líder que começa a alisar sua discípula e a elogiá-la...  CUIDADO!!!
- Líder que começa a orar e correr a mão no corpo das moça isso é terrível e reprovável.  Veja como um líder pode afetar negativamente.
- Se você é um líder, deve restaurar vidas com o seu estilo de vida.
- Cuidado com líderes que querem construir relacionamentos manipulando a Palavra, mas são enganadores, levando o relacionamento para o aliciamento sexual.  Guarde o seu coração.

5.     Ministério Filemom 14 – 17
- Frente a uma pessoa nova, evite situações constrangedoras.  Você não deve viver discutindo e brigando com outro líder de célula por alguma ovelha.
5.1 – Cuidado para não passar por cima de um colega no ministério - Paulo disse a Filemom sobre Onésimo: Ele é precioso para mim, mas o envio-o de volta, não o deixaria ficar comigo sem o seu consentimento.  Seja diplomático, consulte seu líder, etc.  Quando você quiser pegar ou convidar alguém para algo, primeiro fale com o líder dele para que não haja problemas.
5.2 – Rebeldia  - Se há  alguém no ministério que é rebelde e passa tranqüilamente para o ministério de um colega seu, como se nada tivesse acontecendo, procure seu colega e converse sobre esta pessoa e mande seu colega averiguar a situação.
5.3 – A aparência A apresentação pessoal é importante, se está combinando e de acordo com a ocasião.  Cuidado com a combinação da maquiagem.   Observe seus costumes, mude a maneira de andar, de comer, cuidado com a postura.  Não faça estas coisas de qualquer jeito.
5.4 – Paciência e determinação­ – Lembre-se, os discípulos não chegam prontos, temos que formá-los.  Amá-los mas corrigi-los dignamente não abatendo-os para que não desfaleçam, mas formando-os com o espírito correto.  Lembre-se não chegam prontos, devem ser formados em todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário