Não sei exatamente como será a avaliação que Deus fará de mim e da igreja quando estivermos com Ele. Mas imagino que você e eu seremos questionados por Ele: O que você fizeram com a igreja no século XX? O que vocês fizeram com a igreja no fim do segundo milênio e início do terceiro. - O que deveremos dizer--- O desafio meus diletos é: Paulo mostra três ATITUDES praticas
1. Recupera os faltosos v. 1-2
Uma primeira coisa que devemos aprender do texto é que temos pessoas que "estão em falta", temos "aqueles que sabem que pessoas estão em falta" " o faltoso deve entender que quebrou as "regras do jogo" e que precisa ser recuperado e aceitar as "regras do jogo" "se um chegar a ser surpreendido" gr. Ser pego antes de poder escapar. Detectar. Ser pego em flagrante numa falta, numa transgressão.
Corrigi (Gr. Katartizete) Equipar, consertar, aperfeiçoar. Consertar as redes. Não é um ato, mas um procedimento persistente. É limpar as redes, remendá-las e deixá-las prontas para o serviço novamente. Mas como aplicar estes significados na vida prática?
1.1. Restaurar, corrigir Aqui é usado especialmente um termo cirúrgico - mas não para fazer uma cirugia - que dá a idéia de colocar um osso ou uma junta em posição correta - Restaurar a condição anterior da "saída do caminho"
1.2. Paulo esta nos dizendo que a demonstração de espiritualidade está no quanto nós recuperamos pessoas e não quanto excluímos, ou quanto afastamos, ou quantos abandonamos
1.3. O zelo guardião da vida cristã deve ser aplicado muito mais no "conserto de vidas e não da eliminação, no afastamento das vidas". Ainda Paulo acrescenta que este "conserto de redes" deve ser feito com:
CARINHO: Espírito de Mansidão
CUIDADO: "olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado".
2CO 7:6: "Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito."
2CO 7:7: "E não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado por vós, constando-nos as vossas saudades, o vosso choro, o vosso zelo por mim, de maneira que muito me regozijei."
2CO 1:3: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;"
2CO 1:4: "Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus."
No Novo Testamento não existe a palavra nem a idéia de exclusão sem a primeira opção de restauração. A igreja precisa viver a compaixão com os arrependidos e juízo com aqueles que mascaram a sua santidade e brincam com o amor de Deus.
2. Evita as comparações, v. 3-4
Agora Paulo apresenta um problema que não somente pertencia a igreja do primeiro século mas existe ate hoje - COMPARAÇÃO - Este versículo é um eco do texto 5:26, As comparações podem ser feitas a dois níveis: caráter ou serviços/ministério.
Gl 5:26: "Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros." Aliás esta é a continuação do parágrafo que teve inicio no capitulo 5, que é "andar no Espírito". Quem anda no Espírito não exerce uma vida cristã de comparações.
Ligado a questão anterior de restaurar, Paulo argumenta dizendo que todos somos iguais, e ninguém é superior a ninguém e ainda temos que pensar que Deus nos acolheu como iguais: pecadores, pela fé, separados de Deus, digno do inferno, culpados, perdidos, "mortos em vossos delitos e pecados" - fedendo
Ilustração: Verificar a Parábola dos trabalhadores na vinha:Mt:21 - Deus os tratou iguais . O que temos é privilégio e não méritos. Na Parábola temos 3 advertência:
*Não se considere superior por algum sucesso*Não pense que a graça é da sua exclusividade*Não inveje as bênçãos dos outros
Também Paulo enfatiza que a glória deve ser sempre baseada no serviço provado, e não em outrem. A idéia é que o ser humano sempre procura aqueles que é indicado pela visão não cristã do "pior para se comparar" . Idéias como: "Eu não peco como fulano", "meu trabalho é melhor do que..." "Ninguém faz melhor do que eu" "Senão for feito assim eu não participo e não vejo graça alguma..."
Paulo afirma que não devemos fazer comparações com os outros: "Mas prove cada um a sua própria obra" . A idéia na língua original de provar é ver se o metal era puro. Você conhece a história de Jefté (Jz:11-12).
Provar exige responsabilidade, seriedade, honestidade. O melhor padrão para provar o nosso serviço não é aquele que é chamado de um "cristão coitadinho", mesmo porque não existe, mas a comparação se ela existir, é a pessoa, obra, ministério de Jesus. O exame é uma responsabilidade individual e não existe nenhum examinador oficial chamado por Deus ou que tenha como função de "examinador de obras" - Inspetores de qualidade é um serviço que não existe no Reino de Deus.
Versículo 3: "Se alguém pensa que é importante quando de fato não é esta enganando a si mesmo" Deus não nega a fama ou estrelato, o texto dá a entender isto. Deus rejeita a desonestidade na avaliação pessoal.
A idéia é: esta enchendo a sua cabeça com fantasias, está vivendo nas nuvens. Chama-se esquizofrenia cristã - vive em dois mundos.
Ilustração a Parábola dos convidados Lucas 14:7-14
Jr 9:23-24: "Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR."
3. Composta de responsabilidade por si mesmo v. 5
A primeira vista parece uma contradição com o primeiro ponto "Recuperar os faltosos" que afirma levar as cargas uns dos outros. Mas não é (Cf. v. 2 )
O que temos neste versículo é um tipo de carga diferente. No versículo 2 é cargas (gr. Barós) no v. 5 é fardo (Gr. Phortion) A diferença é simples porem importante. No primeiro caso é um peso esmagador que inesperadamente se impõe sobre a respectiva pessoa e está completamente fora de controle. Lembre-se que Paulo esta tratando a respeito de alguém ser "surpreendido" com "uma carga" que o levou fora de controle, do caminho, do "andar no Espírito"
Ilustração: quando tinha 15 a 16 anos descarregava caminhões com sacos de 80 Kg. As vezes chegava ate 100, mas passando dos 80 eu cambaleava que podia ate cair.- É este tipo de carga no primeiro versículo - carga surpresa. Peso além do esperado.
No versículo 5 é o fardo geral que todos devem carregar, é como um escoteiro equipado com o mínimo necessário, é a responsabilidade natural que cada um tem de si mesmo. Assim temos que somente aqueles que conhecem a medida das suas próprias forças (fardos) estão qualificados para compartilhar as cargas dos outros. Esta é a simpatia humana. O soberbo não compartilha nem compartilham com ele os fardo, muito menos as cargas apontados no v. 5.
Que é responsavel por si conhece os seus limite e podera estar apto para carregar as cargas dos outros. O caminho para ajudar a carregar as cargas dos outros é a responsabilidade por si mesmos. Seja responsável dos votos do seu batismo, da sua declaração de fé. etc.
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