Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

DAVI, O VENCEDOR (I Samuel 17:1-11, 26, 32, 37, 40-51)

Qual o Golias que afronta a sua vida? Ou melhor, Quais são os Golias que afrontam a sua vida? O Golias do homossexualismo, o Golias do álcool, o Golias do adultério? Satanás se apresenta como um verdadeira gigante a sua frente, algo intransponível. Assim também era como viam o Rei e os soldados de Israel ao avistarem o gigante.
Mas Davi, que amava a Deus com sinceridade de coração, não se intimidou diante da situação e foi pelejar pelo Senhor Deus de Israel. Davi quando partiu para a batalha, possuía quatro atributos ou quatro virtudes, os quais todo o cristão deve obrigatoriamente ter. Esses quatro atributos ou virtudes estão descritos no versículo 40.

Primeiro Atributo:
O Alforje – Davi encontra-se de posse de seu alforje, que simbolizava a Palavra de Deus, conhecer a Palavra é fundamental na vida de todo o cristão, o manejo da Palavra é importante para não sermos enganados ou ludibriados. Comparecer a EBD é dever de todo cristão. As palavras contidas neste Livro, são palavras de fogo, que vão diretamente para o coração do homem, são palavras vivas que tocam na sua vida, é Deus falando contigo diariamente através de sua Palavra.
1) Vejamos um exemplo conhecimento da Palavra: Atos 8:26-38 – Felipe e o Eunuco – Se Felipe não tivesse conhecimento da Palavra, jamais poderia ter levado ao Eunuco a mensagem de Cristo. Felipe não só explicou a Palavra, como ganhou aquela alma para Jesus, batizando-o;
O conhecimento da Palavra de Deus faz com que o homem procure andar nos caminhos do Senhor:
“Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”

Salmos 119-11
Segundo Atributo:

O Cajado – Davi tomou o seu cajado e caminhou em direção a Golias. O cajado simboliza a sua fé. Quando enfrentamos obstáculos estamos exercitando a nossa fé. E ter fé significa que apesar de estarmos inferiorizados diante do gigante a nossa frente não desistimos, não vacilamos, pois Jesus caminha na vanguarda.
Vejamos 3 exemplos de fé:

1) Marcos 5:24-34: uma mulher doente há 12 anos, ouviu falar de Jesus e uma grande multidão seguia o mestre, mas pela fé dizia em seu coração: “Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei”, não havia mais esperança na medicina, somente pela fé foi curada;

2) Mateus 8:5-13: O centurião em Cafarnaum enfrentou o seu Golias com determinação, como centurião, ele era um invasor e inimigo de Israel e poderia não ser recebido por Jesus, mas acima de tudo perseverou em sua fé e pediu a cura para o seu criado e Jesus maravilhou-se de tamanha fé;

3) Marcos 10:46-52: Bartimeu encontrava-se no caminho por onde Jesus passava e vislumbrou uma oportunidade de cura, mas Golias(a multidão) estava entre ele e a benção do Senhor. E clamou a Jesus pedindo misericórdia, sendo veementemente repreendido pela multidão, mas, quanto mais repreendido, mais ele gritava, “Jesus, filho de Davi tem misericórdia de mim”. E o mestre o escutou e mandou chamá-lo, imediatamente lançou a sua capa, sendo curado pelo Senhor. Pela fé Bartimeu foi curado.

Terceiro Atributo:

A Funda - A funda utilizada por Davi, simboliza o Jejum. Jejuar faz parte da vida do Cristão, é um exercício permanente de consagração a Deus. Jejuar, edifica a alma e fortalece o espírito.

1) Marcos 9:28-29: Relata o fato de um jovem surdo e mudo que encontrava-se atormentado. Jesus expulsou o demônio. Sendo, inquirido pelos discípulos sobre a dificuldades deles em expulsar o demônio, Jesus respondeu que somente com jejum e oração poderia expulsar aquele demônio.
Quarto Atributo:

A Pedra – a pedra simboliza a oração. Com a mesma eficácia que derrubou Golias, a oração move a mão de Deus e os milagres acontecem, os Golias caem por terra.

1) A oração é a chave da Igreja vitoriosa, em Atos 12:5, o Apóstolo Pedro encontrava-se encarcerado, mas a Igreja orou e o Anjo do Senhor livrou o seu servo da cadeia;

2) Paulo e Silas estavam presos, mas nem por isso deixaram de orar a Deus, e na cadeia veio a salvação do carcereiro;

3) Daniel orava 3 vezes ao dia e por causa de sua oração, foi lançado na cova dos leões.

Não importa o tamanho do Golias à sua frente, ele vai cair com o poder da oração. Esses quatro atributos estão sintetizados na Palavra de Deus.

Conclusão

Quando vamos para uma batalha precisamos estar preparados e levar conosco as quatro armas para a vitória: a Palavra de Deus, a Fé, o Jejum, a Oração.

Um comentário:

  1. Quando deparemos com estes homens,vemos que tal como eles somos tbem capaz.
    Pastora Julia Dantas

    ResponderExcluir