Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

DEUS OUVE, DEUS VÊ, DEUS LIVRA...

Na vida passamos por momentos de aflições, momentos difíceis, momentos em que até chegamos a pensar que Deus não está nos ouvindo. Parece que as nossas orações não são atendidas. Nada acontece, tudo permanece igual! E pensamos: Senhor, tu não estás vendo? Por favor, socorre-nos! Livra-nos! E muitas das vezes perguntamos - até quando Senhor? São tantas injustiças! O ímpio faz e acontece e não vemos o castigo.

Mas nos esquecemos que existe tempo para todas as coisas, e que nada fica impune diante dos olhos de Deus. Ele é o mesmo que deu vitória ao seu povo Israel e com certeza também nos dará vitória. O rei Davi teve vários filhos, dentre eles três que me chamaram atenção, Elisama, Eliada, e Elifelete (2 Sm 5:16). Nomes incomuns que nos ensina algo extraordinário. Vejamos:

Elisama significa: Deus ouve;
O nosso Deus não muda, mesmo quando pensamos que a nossa oração não está sendo ouvida. Deus nos ouve, e nos atende. Vamos analisar a vida de uma mulher que aparentemente Deus não estava ouvindo-a. As circunstâncias a levava pensar assim; mais ela não desistiu; perseverou e foi alcançada pela resposta do Senhor. Essa mulher foi:

Ana (I Sm 1:2-19) - Ela era estéril. Há anos pedia ao Senhor um filho. Era humilhada, dia após dia, ano após ano por Penina. Todo ano quando eles subiam ao templo para Elcana oferecer sacrifício, Penina zombava de Ana, porque ela tinha muitos filhos e Ana não tinha nenhum, pois Deus havia lhe cerrado a madre. Mas Ana não desistiu. Entrou no templo e começou a clamar, rasgou o seu coração, fez um voto ao Senhor e Deus ouviu sua oração. No versículo 19b diz que o Senhor se lembrou de Ana. Não que Deus a havia esquecido, pois o Senhor jamais se esquece de seus filhos. Lembrar significa: intervenção de Deus em tempo oportuno. No tempo certo, na hora certa, Deus ouviu a oração de Ana dando-lhe um filho, e nos mostrando que o nosso Deus nos ouve e tem prazer em nos atender, quando os nossos pedidos têm como objetivo o de glorificar o nome Dele.

Muitos pedem coisas para o seu próprio beneficio, e quando não recebem ficam decepcionados com Deus. Esquece-se que Deus não entra em planos feitos por mãos de homens, e que os nossos pensamentos não são o Dele. Os pensamentos de Deus são infinitamente maiores que os nossos. Peça nesta hora algo que agrade ao Senhor, como foi ocaso de Salomão que lhe pediu sabedoria, e Deus lhe ouviu. Não lhe dando só sabedoria, mais também riquezas e tudo o que ele precisava. Pois só o Senhor supre as nossas necessidades. Ele ouviu quando Bartimeu clamou: “Jesus filho de Davi tem compaixão de mim”, e Ele o atendeu, e o curou. Observe que há casos em que Ele age de imediato, e há outros, como o de Ana, que Ele prova a nossa fé. Portanto queridos, mesmo que alguns zombem de você por estar demorando a tua vitória, mesmo que outros tentem te desanimar, dizendo que ele não vai te ouvir, como foi o caso de Bartimeu, não desista! Continue clamando! Se Bartimeu tivesse dado ouvidos à multidão teria continuado cego. Aprenda somente ouvir a voz de Deus. E nunca duvide, pois Deus te ouve.

Eliada significa: Deus vê;
Não importa onde estejas os olhos do nosso Deus são como chama de fogo. Não existe um lugar, em que Deus não nos enxergue. A cada dia Ele nos olha com o Seu olhar de misericórdia, senão a muito já teríamos sidos consumidos. Deus nos vê a tal ponto de revelar-nos coisas íntimas, que só Ele e nós sabemos como foi o caso de:

Natanael (Jo 1:45-50). Jesus disse pra Natanael: “Vi-te quando estavas debaixo da figueira”. Existem vários pontos de vista de alguns historiadores acerca dessa passagem, um deles diz que no massacre das crianças, quando o rei Herodes ordenou que matassem todos os meninos, a mãe de Natanael o escondeu embaixo de uma figueira, e assim ele escapou. Este acontecimento só ele e a mãe dele sabiam. É um fato que pode ser aceito devido à atitude de Natanael quando isso lhe foi revelado. A reação dele nos faz entender que algo muito importante havia acontecido naquele dia, em que ele estava debaixo da figueira, pois ele falou: “Mestre tu és o filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Algo que marcou a vida de Natanael foi revelado.

Logo, ele entendeu que realmente Jesus era o filho de Deus, pois lhe falou de uma coisa tão íntima, tão marcante que outro ser humano não poderia lhe revelar. Sabemos que era costume de todo judeu orar embaixo da figueira. Também pode ter sido que nesse dia Natanael tivesse feito um pedido especial a Deus, e o Senhor lhe revelou. Na verdade não importa o que de fato aconteceu, uma coisa importa é que, o Deus que viu Natanael embaixo da figueira é o mesmo Deus que te vê nesse momento, e quer falar contigo, quer ser íntimo teu e te revelar “coisas grandes e firmes que ainda não sabes”. Deus está vendo o que você está passando! Você não está só. Ele te enxerga no meio das multidões, e te diz: “não temas porque sou contigo”.

Elifelete significa: Deus livra - Não importa a situação que você esteja vivendo, o importante é confiar no Deus todo-poderoso. Que nos promete que: ”mil cairá ao teu lado e dez mil a tua direita e tu não serás atingido”. Na Bíblia encontramos vários servos que foram livrados pelo Senhor um deles foi:

Daniel
(Dn 6:16-28) - O rei havia colocado Daniel e mais dois homens por presidente de cento e vinte sátrapas. A presença de Deus era tão notória em sua vida que o rei queria pô-lo por presidente de todo o reino. Mas a inveja começou a impelir aqueles homens para destruírem Daniel. Tramaram contra ele, querendo que ele negasse o seu Deus (o Deus da Bíblia). Como ele se recusou, o lançaram em uma cova cheia de leões. Uma coisa interessante nessa passagem é que o próprio rei disse: “O teu Deus a quem tu continuamente serves, ele te livrará” (vs 16). E não podia ser diferente, Deus livra aqueles que são seus, aqueles que lhe são fiéis. Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões e livrou o seu servo Daniel. Não só o livrou, mais envergonhou e dissipou os seus inimigos que lhe armaram essa cilada. Foram mortos, eles, seus filhos, e suas mulheres.

Para mostrar que ninguém toca em um ungido do Senhor. No versículo 27, o rei declarou acerca do nosso Deus: Ele livra e salva; opera sinais e maravilhas no céu e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões. Que maravilha o ímpio declarando a grandeza do nosso Deus. Deus quer te livrar, quer te dar vitórias. Ele quer que o nome Dele venha a ser exaltado através da tua vida. Creia nesse Deus único e maravilhoso que se preocupa contigo! Se os inimigos se levantarem contra ti, certamente serão envergonhados. Ele livrou Sadraque, Mesaque e Abede-nego da fornalha, e te faz a promessa que: “Se passares pelo o fogo as chamas não arderão em ti, se passares pelas águas estas não te submergirão, pois Ele está contigo todos os dias, até a consumação dos séculos”.

Ele te ouve, te vê, e te livra. Creia! Pois, se tu creres verás a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário