Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O VALOR DO SORRISO


Sorriso, Isso faz bem ? Quando é sincero, ele quebra o gelo e aproxima as pessoas. Remove muitos preconceitos. amolece corações endurecidos pela descrença e desconfiança; traz alivio e alegria a muitos. Sua mensagem é: eu compreendo.Não se preocupe." E pode ser o começo de uma amizade. Que Arma poderosa é essa ? É o sorriso.

E pode ser o SEU Sorriso. O que é um sorriso ? Certos dicionários o definem como expressão facial em que os cantos da boca se curvam ligeiramente para cima, expressando prazer, aprovação ou alegria. Aí está o segredo de um sorriso amigável. Com um sorriso, a pessoa pode expressar sentimentos e transmitir emoções sem dizer uma palavra. Naturalmente, ele pode também expressar pouco caso ou desdém.

Será que um sorriso faz tanta diferença assim ? Bem, você se lembra de quando o sorriso de alguém lhe trouxe um sentimento de alivio ou o fez sentir-se mais à vontade ? Ou quando a ausência dele o fez sentir-se nervoso ou mesmo rejeitado ? Como vê, um sorriso faz muita diferença, não para quem o dá, mas também para quem o recebe. Jó, disse a respeito de seus adversários (Jó 29:24).
Um sorriso tem o mesmo efeito positivo hoje em dia. Um sorriso amigável pode ajudar a aliviar tensões acumuladas - como a válvula de segurança de uma panela de pressão. Quando nos sentimos tensos ou frustrados, sorrir pode ajudar-nos a aliviar a tensão e a lidar com a frustração. Só para citar um exemplo,
Fernanda; vez por outra percebia que os outros estavam olhando para ela. Presumia que eram olhares criticos, porque as pessoas rapidamente desviavam o olhar quando repararam quando ela havia notado. Ela se sentia solitária e infeliz. Certo dia, uma amiga lhe sugeriu que sorrisse para as pessoas quando olhassem para ela. Fernanda procurou fazer isso por duas semanas e ficou muito surpresa de ver que todos retribuiam o sorriso. A tensão desapareceu. "Minha vida ficou muito mais agradável", diz.

Sem dúvida, um sorriso nos faz sentir mais à vontade com os outros e nos ajuda a ser mais simpáticos. Faz bem a você e aos outros... O sorriso pode afetar as emoções. Ajuda a pessoa a manter uma atitude positiva. E também faz bem à saúde. Como diz o ditado, "rir é o melhor remédio". De fato, especialistas em medicina dizem que a atitude mental tem muito a ver com a Saúde.
Diversos estudos indicam que o estresse prolongado, as emoções negativas e coisas semelhantes enfraquecem o sistema imunológico. Por outro lado, sorrir pode nos fazer sentir bem e as risadas até fortalecer o corpo e a mente. Um sorriso pode ter um grande efeito sobre os outros. Imagine ema situação em que você esteja recebendo um conselho ou admoestação. Que expressão facial gostaria de ver no conselheiro ? Uma expressão fria e sisuda pode transmitir irá, irritação, rejeição ou mesmo hostilidade. Mas não concorda que uma expressão amigável o faria sentir-se mais à vontade e assim mais receptivo ao conselho ?

Não há dúvida de que um sorriso ajuda a diminuir mal-entendidos em situações de tensão. Uma atitude positiva facilita o sorriso Naturalmente, a maioria de nós não é como os atores profissionais que conseguem exibir um sorriso a qualquer momento; nem queremos isso. Queremos que o nosso sorriso seja natural e sincero.

Um instrutor de uma escola de comunicação ensina: "Se não quer que seu sorriso pareça superficial, é importante relaxar e sorrir com vontade." Como sorrir com vontade ? A bíblica pode nos ajudar. Com relação ao que falamos, ela nos diz em (Mateus 12:34,35). Lembre-se de que o sorriso é uma maneira de transmitir seus sentimentos mesmo sem dizer uma palavra. Se lembrando que falamos "da abundância do coração" e que as "coisas boas" procedem de um bom tesouro, torna-se evidente que o sorriso sincero começa nos pensamentos e nas emoções.

REFLEXÃO:

Num mundo tão conturbado, há pessoas que têm dificuldade em sorrir. Entretanto, a Palavra de Deus nos diz que "o coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate" (Provérbios 15:13).
Com a presença de Deus no coração, a pessoa , mesmo passando lutas, pode sorrir, pois recebe do alto a energia espiritual necessária para vencer as dificuldades. O segredo está na comunhão sincera com o Senhor Deus Todo Poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário