Páginas

quinta-feira, 25 de março de 2010

NOÉ (Genesis 9: 19-27)

Após ter recebido a aliança de Deus, segundo a qual o Senhor jamais julgaria e novo o Mundo pelo dilúvio, para destruir toda a humanidade, a família de Noé começou a cultivar a terra e a plantar vinhas. Certo dia, Noé bebeu do vinho, embriagou-se e se comportou de forma indigna, pondo-se nu em público. As uvas fermentam com facilidade e depressa o suco transforma-se em vinho.

1. A Embriagues de Noé
1- O vinho faz com que a pessoa perca o auto-controle, degrada a integridade e leva bêbado a cometer pecados. Gn 9: 21.

2- Embora Noé fosse um homem piedoso e justo, quando se discuidou cometeu um ato vergonhoso. Quando não estamos cheios do Espirito Santo e nos tornamos negligentes, Satanás pode plantar até mesmo na mente de crentes uma semente de pecado que lançará raízes e mais tarde crescerá e se multiplicará em muitos outros pecados. (Ef 5: 18)

3- Por estar embriagado, Noé levou seu segundo filho a cometer um pecado. Cão viu o pai nu e imediatamente foi falar mal dele aos irmãos. Mas os outros dois filhos, Sem e Jafé, cobriram a desgraça do pai e repreenderam a Cão. (Gn 9:22-23).

2. Noé descobriu o que seus filhos haviam feito:
1- Primeiro ele abençoou Sem:‑I"Bendito seja o Senhor Deus de Sem!".Sem por ordem e benção de Noé, tornou-se o líder do poder religioso. O povo judeu descende de Sem, e o Cristianismo veio pela linhagem de Sem. Gn 9: 24

2- Segundo, Jafé foi abençoado para usufruir uma parte da benção de Sem. A bem da verdade, o Cristianismo, que se originou com os filhos de Sem, fez sua luz brilhar na raça de Jafé, pai dos povos brancos, de forma que se ampliaram, cresceram sob a cultura Cristã e ainda usufruem uma vida materiamente abençoada. Gn 9: 27

3- Por último, Cão foi amaldiçoado e tornou-se servos de seus irmãos. Por toda a história, os filhos de Cão têm vivido como servos. Não foi Deus quem os fez escravos, mas esses foram os resultados punitivos do pecado de Cão. Gn 9: 25.

Conclusão
Enquanto estivermos vivendo neste mundo jamais poderemos ser perfeitos. Mesmo crentes em Jesus ocasionalmente cometem pecados, como aconteceu a Noé e Cão; mas enquanto estivermos usando toda a armadura do Soldado de que fala Paulo, sempre cheios do Espírito Santo conseguiremos evitar o fracasso de Noé: não somente apenas experimentalmente o sucesso como vivermos no sucesso. Ef 6: 11-18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário