Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2009

QUANDO O CASAMENTO E BENÇÃO?

" Então, considerei outra vaidade debaixo do sol, isto é, um homem sem ninguém, não tem filho nem irmã; contudo, não cessa de trabalhar, e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, se nego à minha alma os bens da vida? Também isto é vaidade e enfadonho trabalho. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará ? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade." Ec4:7-12

O casamento para muitas pessoas não é visto como uma bênção de Deus. Pelo contrário, é comum ouvirmos sobre pessoas que estão desistindo da vida a dois. Pessoas que vivem uma terrível realidade no relacionamento conjugal. Mas porque isso acontece ? Sem dúvida, há um ponto de concordância, para tanta infelicidade – A separação !
Milhares e milhares de pessoas vivem a experiência do divórcio. Seja na vida sexual, onde já não há mais realização. Seja nos sentimentos, onde a frieza tomou conta dos espaços que antes eram da sensibilidade e do afeto; Seja na vida espiritual – onde não existe mais nenhum tipo de afinidade espiritual que possa gerar uma espiritualidade sadia entre o casal. E por causa disso, estas milhares de pessoas caminham para a legalização jurídica desse divórcio.
O Casamento, porém, é um projeto de Deus que só existe de fato, se acontecer no contexto da unidade, quando há um acasalamento de vidas, quando há unidade, união. Quando ambos são capazes de unirem-se para um estilo de vida de compartilhamento.
Dependendo do casamento e do casal, o tempo é diferenciado. Para uns, leva mais tempo do que para outros, e para outros a unidade nunca acontece.

O PLANO DE DEUS QUE ORIENTA O HOMEM E A MULHER A DEIXAREM OS PAIS PARA FORMAREM OUTRA FAMÍLIA, É FEITO NA PERSPECTIVA DE UMA VIDA DE UNIDADE. " O HOMEM SE UNIRÁ A SUA MULHER E AMBOS SERÃO UMA SÓ CARNE".
Vivemos num mundo que se desenvolve muito na tecnologia de comunicação mas as pessoas cada vez mais se comunicam menos. Por mais que haja a possibilidade de aproximação, isto não acontece. As grandes crises num lar surgem em função disso.
Este texto citado acima fala sobre a importância da unidade. Diz que apesar de serem dois, um vive para o outro; um de olho no outro; um se importando com o outro; um investindo na qualidade de vida do outro.
Como já vimos, a unidade do casal pode acontecer das seguintes formas:

1) Unidade de corpos – Afinidade sexual, comunhão de corpos. É fundamental para um relacionamento que esse tipo de unidade esteja acontecendo de maneira saudável e bíblica entre o casal - muitos problemas surgem pelo fato de que casais não estão atendendo a essa função no casamento;

2) Unidade de alma – Quando há espaço para a unidade de alma, o casamento se torna sadio. Quando os sentimentos são expressados com liberdade; quando há espaços para as demonstrações; de carinho; quando há sensibilidade para os discernimentos. A falta dessa unidade acarretará em problemas seríssimos;

3) UNIDADE ESPIRITUAL – ESSE TIPO DE UNIDADE É A MAIS IMPORTANTE PORQUE ELE PODE PROMOVER OS OUTROS DOIS TIPOS DE UNIDADE QUE PODEM FALTAR AO CASAL. Apesar de ser o mais importante é o que menos existe. E isto acontece por vários motivos, como:

a) Resistência espiritual – o diabo faz de tudo para que o casal não se aproxime espiritualmente;

b) Inibição – Quando não há um ambiente agradável, quando não há espaços para a espiritualidade;

c) Falta de separação de um tempo – quando não há prioridade para a oração, a leitura e a compartilhamento das Escrituras;

d) Quando falta entendimento sobre essa importância – quando se desconhece que "SE DEUS NÃO ESTIVER EDIFICANDO A CASA, EM VÃO TRABALHAM OS QUE A EDIFICAM. INÚTIL VOS SERÁ LEVANTAR CEDO E DORMIR TARDE E COMER O PÃO QUE PENOSAMENTE GRANJEASTES, PORQUE O SENHOR DÁ AOS SEUS AMADOS ENQUANTO DORMEM";

QUANDO O CASAMENTO É UMA BÊNÇÃO ?

1) É BÊNÇÃO QUANDO AMBOS GANHAM COM O CASAMENTO(v.9)
O casamento é uma maneira de Deus ver duas pessoas felizes. Ambos devem se realizar com o casamento. O verdadeiro sucesso acontece quando ambos podem usufruir daquilo que estão construindo. Ideais repartidos - gozos mútuos.

2) É BÊNÇÃO QUANDO O OBJETIVO DE UM SE TORNA EM VER O OUTRO DE PÉ ( v. 10 )
Vivemos num mundo atribulado, onde constantemente sofremos com a instabilidade das coisas. Nós mesmos sofremos deste mal. Um dia estamos bem dispostos a enfrentar as dificuldades, em outros necessitamos de ajuda. Isto atinge as 3 áreas que citamos acima: 1) Na necessidade espiritual - O outro será o investidor, a coluna; 2) Na necessidade psicológica - deverá haver sempre um para compreender e ouvir; 3) Na necessidade financeira - deverá sempre-haver-incentivo-e-otimismo.

3) É BÊNÇÃO QUANDO CADA UM ASSUME SUA FUNÇÃO DE AQUECER O OUTRO (v.11)
Que frio é esse? A primeira coisa que nos vem à mente, evidentemente, é a baixa temperatura. Só que o frio não atinge apenas nossos corpos. O dia a dia pode trazer frieza, descaso, comodismo, insensibilidade. Mas vocês dois podem manter o calor do romance. O que fazer?
Orar - Buscar a Deus, tê-Lo em casa. Olhos nos Olhos - transparência, diálogo, Romance - palavras, gestos, Elogios, Senso de Humor, Criatividade, Carinho, Fé, Etc.

4) É BÊNÇÃO QUANDO UM SE OFERECE COMO DEFENSOR DO OUTRO ( v. 12 )
O texto fala de rompimento de cordas, fala de elo quebrado. Quais seriam os inimigos dessa unidade? Podemos citar alguns: A) Insensibilidade; B)Ausência; C) Silêncio; - Isso é estimulado por forças espirituais malígnas. A LUTA DE UM É TAMBÉM DO OUTRO. NÃO É UM CONTRA O OUTRO, É UM EM FAVOR DO OUTRO.

Viver egoisticamente é vaidade pessoal diz o texto(v. 7-8)

-COMO ESTÁ SUA VIDA CONJUGAL? VOCÊ ESTÁ NO PROCESSO DE UNIDADE QUE DEUS PLANEJOU PARA SEU CASAMENTO ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário