Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2009

MAIS CURIOSIDADES SOBRE A BIBLIA


· 66 livros da Bíblia foram escritos por um período de 16 séculos por cerca de 40 escritores diferentes.

· A cada ano são impressos milhões de exemplares da bíblia, suas consecutivas edições estão agora na casa dos bilhões de exemplares. Não existe lugar na terra onde não se possa encontrá-la.

· A Bíblia pode ser lida, inteira ou em partes, em mais de 1.700 línguas.

· Os Rolos do Mar Morto descobertos entre 1947 e 1955 possuem uma cópia do livro de Isaías datadas de 100 a 200 anos antes de Cristo. A cópia mais antiga do livro de Isaías datava de 1.000 anos depois de Cristo. Ao se comparar os manuscritos chegou-se a conclusão que 1.000 anos de copiar não produziu nenhuma mudança significativa.

· Cientificamente correta I: A bíblia afirma que Deus "suspende a terra sobre o nada" (Jó 26:7)

· Cientificamente correta II: A bíblia afirma sobre a terra “Há Um que mora acima do círculo da terra, cujos moradores são como gafanhotos.” (Isaías 40:22) A palavra hebraica hhugh, traduzida “círculo”, pode também significar “esfera”.

· Cientificamente correta III: Sobre o ciclo da água “Os rios correm para o mar, mas o mar nunca fica cheio. A água volta para os rios e corre outra vez para o mar.” — Eclesiastes 1:7.

· Conselhos contra a disseminação de doenças I: “Quando te abaixares lá fora, então tens de cavar um buraco com [um instrumento de cavar] e tens de virar-te e encobrir teu excremento.” (Deuteronômio 23:13).

· Conselhos contra a disseminação de doenças II: 11 Quem tocar no cadáver de qualquer alma humana também terá de ser impuro por sete dias. ...e ele terá de lavar suas vestes e banhar-se em água..."

· Conselho anti-estresse I: “O coração calmo é a vida do organismo carnal, mas o ciúme é podridão para os ossos.” — Provérbios 14:30

· Conselho anti-estresse II: evitar emoções e atitudes prejudiciais: : “Sejam tirados dentre vós toda a amargura maldosa, e ira, e furor, e brado, e linguagem ultrajante, junto com toda a maldade. Mas, tornai-vos benignos uns para com os outros, ternamente compassivos.” Efésios 4:31, 32

· Nos meados do século IXX o rei assírio, Sargão citado na bíblia, não era reconhecido como personagem histórica, mas como invencionice bíblica, porém escavações arqueológicas localizaram as ruínas de seu palácio, em Corsabad, incluindo muitas inscrições relativas à sua regência.

· No relato 2 Reis 19:36, 37 a bíblia afirma que dois filhos de Senaqueribe participaram de seu assassínio, Adrameleque e Sarezer, mas todos os outros relatos históricos apontavam para apenas um executor, a descoberta de um prisma fragmentar de Esar-Hadom resolveu o relato em favor da bíblia.

· A bíblia afirma que Belsazar e não Nabonido era rei em Babilônia na ocasião de sua queda em contradição com relatos seculares. (Daniel 5:1-31) Achados mais recentes identificaram Belsazar como um dos filhos de Nabonido, e co-regente de seu pai em Babilônia.

· As dúvidas que existiam da historicidade da pessoa de Pôncio Pilatos desapareceram quando em Cesaréia um operário localizou uma pedra com a seguinte inscrição: ‘Caesariensibus Tiberium Pontius Pilatus Praefectus Iudaeae.’

· A invasão de Judá pelo Faraó Sisaque no reinado de Roboão, filho de Salomão (1 Reis 14:25, 26) está relatado nos muros do templo em Carnac, no Egito.

· A revolta contra Israel liderada pelo Rei Mesa (2 Reis 3:4-27) é relatada na Pedra Moabita, que está no Museu do Louvre, em Paris, na França.

· Na primeira metade do século XX o Professor John Garstang escavou o sítio que se acreditava ser Jericó. Chegou a conclusão que ela havia sido destruída e reconstruída muitas vezes e que, durante uma destas destruições, os muros desabaram e a cidade foi completamente queimada. Este relato foi mais tarde ligada ao relato de Josué 6:1-26 onde as muralhas de Jericó caem de forma milagrosa.

· Em 1993, uma equipe de arqueólogos chefiada pelo professor Avraham Biran desenterraram uma pedra de basalto do nono século AC. Nela constam as inscrições “Casa de Davi” e “Rei de Israel", pondo fim a dúvida da existência deste rei judeu. Para uma posição contrária aos que recusam a leitura "casa de Davi", podem ser lidos os ensaios de Carl S. Ehrlich e Guy Couturier em DAVIAU, P. M. M., WEVERS, J. W. & WEIGL, M. (eds.) The World of the Aramaens; Biblical Studies in Honour of Paul-Eugène Dion, vol. II, Sheffield, Sheffield Academic Press, 2001, pp. 57-71 e 72-98.

· Em 1849, Sir Austen Henry Layard encontrou ruínas do palácio do Rei Senaqueribe e inscrições sobre a captura da cidade de Laquis, relato encontrado em 2 Reis 18:13, 14.

· Sobre a existência de Deus I: “Minha religiosidade consiste em uma humilde admiração pelo espírito infinitamente superior que se revela no pouco que nós, com nossa fraca e transitória compreensão, podemos entender da realidade.” DUKAS, H./HOFFMANN, B. (org.), Albert Einstein: o lado humano. Rápidas visões colhidas em seus arquivos, Brasília, Editora da UnB, 1984, p. 53.

· Sobre a existência de Deus II: “A ciência só é possível porque vivemos num universo ordenado, que se conforma com leis matemáticas simples. A tarefa dos cientistas é estudar, catalogar e relatar a ordenação da natureza, não indagar a sua origem. Mas os teólogos têm argumentado, desde há muito, que a ordem do mundo físico é uma prova da existência de Deus. Se isso assim for, então a ciência e a religião adquirem um objetivo comum que é revelar a obra de Deus. Na realidade tem-se afirmado que o aparecimento da cultura científica ocidental foi efetivamente estimulada pela tradição judaico-cristã, com sua ênfase na organização intencional do cosmos por Deus - uma organização que poderia ser discernida pelo uso da pesquisa científica racional”. DAVIES, P., Deus e a nova física, Lisboa, Edições 70, 1986, p. 157.

Nenhum comentário:

Postar um comentário