Páginas

terça-feira, 23 de maio de 2017

COMÉSTICOS: REALÇANDO A BELEZA FÍSICA

Perfumes: No mundo antigo, com tão pouco saneamento e cheiros fortes, os perfumes eram altamente valorizados. A perfumaria, que incluía a fabricação tanto de cosméticos como de óleos medicinais, era uma profissão nobre da antiguidade (Êx 30.25,35; 1Sm 8.13; Ne 3.8).

Os ingredientes de perfumes mencionados nas Escrituras são: aloés, bdélio, cálamo, cássia, canela, olíbano, mirra, nardo, hena, cinamomo e açafrão. Os perfumes eram em forma de pó, líquidos, incensos ou óleos. Sachês de plantas secas eram usados sob a roupa (Ct 1.13), líquidos e óleos eram guardados em frascos e jarros (Mc 14.3; Lc 7.37). Os óleos perfumados eram usados das seguintes maneiras:

- Para suavizar a pele e tirar odores desagradáveis (veja Rt 3.3; Sl 45.8; Lc 7.38);
- Como hidratante no clima seco do deserto (veja Sl 133.2; Ct 1.13);
- Como atração para o relacionamento sexual (veja Et 2.12; Pv 7.17);
- Como símbolo de honra e hospitalidade para ser derramado sobre pés ou cabeça dos convidados para um banquete (veja Mt 26.7);
- Cosméticos: Alguns comentaristas dizem que a hena (de coloração alaranjada e brilhante) era misturada com óleo e aplicada nas palmas das mãos, nos pés, nas unhas e, algumas vezes, no cabelo (veja Ct 4.13). Um cosmético preto escuro era usado para delinear os olhos (2Rs 9.30; Jr 4.30; Ez 23.40). Também fabricavam pós e ruges moendo minerais e misturando-os com água ou goma. As tintas cosméticas eram misturadas com óleo e conservadas em pequenas jarras.

Espelhos: Como auxiliares importante, os espelhos eram, desde a antiguidade, feitos de bronze polido, porque o vidro ainda não tinha sido desenvolvido antes do século I da nossa era. Paulo usa uma analogia com um espelho para descrever a "imagem fraca" que temos da verdadeira realidade espiritual (1Co 13.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário