Páginas

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Cidades Refúgio


Essas cidades ofereciam direito de asilo aos que tivessem provocado alguma morte acidental nelas estavam a salvo de serem processados, bem como de vingança. Moisés já havia dedicado três dessas cidades a leste: Bezer, Ramote e Golã (Deuteronomio4.41-43). Posteriormente, Josué dedicou três cidades de refúgio a oeste do Jordão: Quedes, Siquém e Hebrom. Todas essas cidades de refúgio eram cidades levíticas e estão incluídas nas 48 cidades alocadas aos levitas (Números 35.6).

A localização das Cidades e seus significados

1) Bezer, no deserto, na terra plana, território de Rubén (Sudeste) (Deuteronômio 4:43; Josué 10:8). O nome significa "fortaleza", e aparece apenas cinco vezes na Bíblia. Para quem vinha do Egito a Canaã, logo ao atravessas o território de Moabe, avistava Bezer, à distancia, por sua estratégia topográfica. Temos na cidade de Bezer a representatividade do Odmorul JESUS CRISTO como a fortaleza de todos os que nele confiam. Para quem sai do Egito e vem a Canaã de ULHIM, é necessário passar por JESUS o Ungido, Nossa Fortaleza. (Salmo 43:2; Isaías 52:1; 2 Timóteo 1:7).

2) Ramote, em Gileade, território de Gade (Leste) Deuteronômio 4:43). Era uma das cidades mais fortificadas do território gadita. O nome quer dizer "altura" "exaltado", refere-se a JESUS CRISTO, o nosso Ramote elevado a mão direita do Pai. O termo aplicado por Paulo "exaltou" no seu sentido mais amplo quer dizer "elevar às mais elevadas alturas", "exaltar excelsamente", "exaltar supremamente", uma expressão enfática que indica a natureza elevadíssima e grandiosa da exaltação do Ungido (Filipense 2:9). JESUS CRISTO é a principal autoridade universal, superior a todos os nomes que possam ser mencionados agora e por toda a eternidade. Quando o pecador aproxima-se de JESUS CRISTO, o nosso Ramote espiritual, automaticamente assume uma posição gloriosa. (Efésios 2:5,6).

3) Golã, em Basã, território de Manasses (Nordeste) (Josué 20:8). Era uma cidade situada numa belíssima planície. O nome de Golã significa "gozo ou exilo". JESUS, o nosso Golã espiritual, pagou o preço do desterro, ou seja, de rejeição, para tornar-nos cidadãos dos céus. Foi rejeitado; pelo mundo (João 1:10); por sua própria nação (João 1:21); pelo seu próprio país (Marcos 6:4); por sua própria cidade (Lucas 4:29); por seus próprios familiares (Josué 7:5); pelos escribas, sumo sacerdotes e anciãos (Lucas 9:12) e pelos seus próprios seguidores (Marcos 14:71).

4) Quedes, na região da Galileia, território de Naftali (Norte) (Josué 20:7) Em quedes contemplamos JESUS CRISTO, o Santo de ULHIM, que é refugio para os impuros (Apocalipse 3:7). O atributo que preconiza JESUS o Ungido como filho de DEUS é sua natureza santa (João 8:46). Ele é a santidade requerida aos fiéis ( 1 Pedro 1:16 ).

5) Siquem, na montanha, território de Efraim (Centro-oeste, cerca de 70 Km ao Norte de JERUSALÉM) (Josué 20:7) Esta cidade está plantada num vale fertilíssimo. E é a primeira cidade mencionada no livro de Gênesis (Gênesis 12:6). Foi ali que YAOHUcaf enterrou os deuses estranhos, sob o carvalho Gênesis 36:1-4). Nesta cidade de refugio encontramos tipologicamente JESUS CRISTO tendo o principado sobre os seus ombros (Isaías 9:6); Ele é o príncipe da vida (Atos 3:15); príncipe salvador (Atos 5:31); príncipe e Juiz (Atos 7:27), príncipe da salvação (Hebreus 2:10) e príncipe dos reis da terra (Apocalipse 1:5) Em Siquem temos a vitória sobre todo principado e potestades da trevas.

6) Hebrom, na montanha, território de Judá (Sul-sudeste, aproximadamente 36 Km ao Sul de JERUSALÉM ) (Josué 20:7). Cidade de refugio importantíssima ao sul de Canaã. O nome moderno de Hebrom é El-Kalil, "o amigo". A Bíblia faz 69 referencias a ela e significa "união", "companhia", "camaradagem" - temos nesta cidade de refugio um tipo de JESUS CRISTO como o nosso melhor amigo e companheiro (Lucas 7:34; Jo 11:1; João 15:13,15; Salmo 27:10). Muitas vezes as cidades de refugio são mencionadas na Escrituras. Elas nos lembra JESUS o Ungido, o perfeito refugio, que nos salva da ira de ULHIM. (Deuteronômio 19:1-14; 1 Corintios 6:54-81; Números 35:9-28). As cidades de refugio eram um resultado da misericórdia de DEUS PAI, que dura para todo o sempre. Estejamos sempre prontos a proclamar JESUS CRISTO a todos os povos, porque de todos os povos Ele é o perfeito refúgio.

EnsinadorCristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário