A palavra grega é 'mathetes"aluno" significado "ou" seguidor ". A palavra significa aceitar e seguir as opiniões e as práticas do professor. As listas são dadas em Mateus 10:2-4, Marcos 3:16-19, Lucas 6:13-16 e 1:13 atos. O original doze discípulos são também chamados de "apóstolos" (em grego - "apostolos"embaixador" que significa "aquele que é enviado a uma comissão especial com um totalmente como representante autorizado do remetente, como um de São Paulo. Este artigo lista os nomes e significados estes apóstolos e suas ocupações.
1. Pedro: (grego: Petros significa 'pedra') - Pedro foi um dos mais proeminentes dos 12 discípulos, um porta-voz natural, eo líder da igreja cristã inicial. Seu nome original hebraico foi Simão, um nome hebraico comum popular. Jesus deu-lhe um nome "Cefas", nome aramaico. Traduzida em grego é "Petros pedra significado '. (João 1:42 - "você será chamado Cefas".) Pedro era natural de Betsaida (João 1:44), irmão de André, viveu em uma vila de pescadores, Cafarnaum. (Marcos 1:29) Ele era pescador de profissão, no Mar da Galiléia. Ele era um homem casado. (Marcos 1:30, 1 Coríntios 9:5)
2. João: (Significado - Deus é gracioso) João foi inicialmente discípulo de João Batista (João 1:35), e ele foi apresentado a Jesus em João 1:35-39.Ele era o irmão de Tiago, filho de Zebedeu. Ele morava em Cafarnaum, na Galiléia, provavelmente nativa de Betsaida. Ele era pescador no mar da Galiléia com seu irmão e pai.(Marcos 1:19-20). Ele foi um dos três discípulos mais próximos, para Jesus, os outros foram Pedro e Tiago.
3. Tiago: (grego Iakobos - a palavra certa para Jacob, significando Israel ou aquele que suplanta seu irmão). Tiago era filho de Zebedeu (Marcos 4:21), irmão mais velho de João (Mateus 17:1), por profissão, pescador com seu pai e irmão no mar da Galiléia, em parceria com Pedro e André. (Lucas 5:10). Ele foi o primeiro discípulo (apóstolo) para ser martirizado.(Atos 12:2)
4. André: (grego - Andreas, que significa "viril", o homem), irmão de Simão Pedro, filho de Jonas, como seu irmão, morava em Cafarnaum, pescador de profissão. Ele trouxe seu irmão Pedro a Jesus. (João 1:25-42)
5. Felipe: (grego Philippos, que significa "amante de cavalos"). Ele era um amigo íntimo de André e Pedro, natural de Betsaida (João 1:44). Jesus chamou Philip perto de Betânia, onde João Batista pregava. (João 1:43) Ele convenceu e levou Natanael a Jesus. (João 1:45-51)
6. Bartolomeu: (grego - Bartolomeu significado Filho de Talmai) Ele é mencionado em todas as quatro listas dos apóstolos. Não existe nenhuma outra referência a ele no Novo Testamento. Nada se sabe muito sobre ele.
7. Thomé: (grego - Thomé do aramaico - te'oma "significado" twin) Também chamado de "Dídimo" ou "o Tomé" (João 11:16, 20:24, 21:2). Quando Jesus apareceu aos apóstolos após a ressurreição, Tomé não estava presente. Mais tarde, quando os discípulos lhe disseram, ele não podia acreditar neles, até que Jesus mostrou-se uma semana depois. (João 20:24-29). Sua profissão é desconhecida.
8. Mateus: (grego - Maththaios - 'que significa "dom de Javé), também chamado de" Levi "(Marcos 2:14, Lucas 5:27). Ele era um cobrador de impostos, por profissão. Jesus o chamou para ser um dos seus discípulos, quando se estava em um escritório de imposto. (Mateus 09:09, Marcos 2:14). Ele é atribuído como o autor do Evangelho segundo Mateus.
9. Tiago, filho de Alfeu: um do apóstolo de Cristo. Nada se sabe muito sobre ele.
10. Tadeu: Ele é mencionado em duas das quatro listas de "os discípulos de Jesus. (Mateus 10:3, Marcos 3:18). As outras duas listas também é variada chamou Judas de Tiago, Judas Tadeu, Judas Tadeu ou Lebbaeus. Nada mais se sabe sobre ele além de seus nomes em duas listas.
11. Simão, o Zelote: Outro discípulo de Jesus. um membro de um partido mais tarde chamado de "zelotes" (Mateus 10:4, Marcos 3:18)
12. Judas Iscariotes: O discípulo que traiu Jesus. 'Seu sobrenome Iscariotes é de palavra hebraica'Ish Queriote significa 'um homem de Queriot', um lugar no sul de Judá (Josué 15:25). Ele era o tesoureiro do grupo. (João 0:06, 13:29). Após a traição de Jesus, ele estava triste por causa de suas ações, e cometeu suicídio. (Mateus 27:5). Ele é sempre mencionado por último na lista dos apóstolos
Nenhum comentário:
Postar um comentário