Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FALSOS PROFETAS – I Jo 4.1-6


CUIDADO COM OS PROFETAS ASTUCIOSOS

Usam de conversas persuasivas - 1 Jo 1.1a Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, Deuteronômio 18:22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.
Usam de promessas evasivas - 1 Jo 1.1b porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Jeremias 14:14 E disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.
Usam de doutrinas intencionais - 1 Jo 1.2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; Jeremias 5:31 Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?

CUIDADO COM OS PROFETAS DISFARÇADOS

Quem é de Deus tem compromisso com a verdade - I Jo 1.3 E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. Isaías 30:10 Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos.
Quem é de Deus não se deixa vencer pela corrupção - I Jo 1.4a Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; Miquéias 3:11 Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá
Quem é de Deus é autentico no seu testemunho - I Jo 1.4b porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. 1 João 5:4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

CUIDADO COM OS PROFETAS CORROMPIDOS

Usam de uma prédica mundana – I Jo 1.5 Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. 2 Timóteo 4:4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Usam de uma prédica ilusória - I Jo 1.6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. Romanos 16:18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.
Usam de uma prédica enganosa - 1 Timóteo 4:2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1 Coríntios 2:4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

Nenhum comentário:

Postar um comentário