Páginas

quarta-feira, 8 de julho de 2009

POR TRÁS DAS APARÊNCIAS (Provérbios 23.29-35)

“Os lixeiros da cidade de NY entraram em greve, e a cidade virou um caos, pois não havia terrenos baldios onde se pudesse abandonar o lixo. Todos começaram a acumular seu lixo, em casa mesmo. Mas chegou a hora que já não havia mais onde colocar tanta sujeira. Foi então que um sujeito teve a “brilhante idéia”: comprou papel de presente, colocou todo o lixo da sua casa em pequenas caixas de papelão, revestiu-as com o belo papel de presente, amarou com uma fitinha, pôs tudo no porta-malas do carro e foi dar umas voltinhas pela cidade. Rodou, rodou e acabou estacionando numa esquina bem movimentada. Colocou os presentes na calçada, perto do carro, como se as tivesse esquecido ali e ficou de longe espiando para ver no iria dar. Não demorou muito para que aquela “armadilha” atraísse uns espertinhos que, disfarçadamente “deram o golpe” e levaram tudo para suas casas.”

Esta é uma das táticas prediletas de Satanás!

Nós sabemos que ele não veio senão para roubar, matar e destruir.

Ele disfarça o seu “lixo” em belíssimas embalagens para despertar a cobiça de muitos crentes, os quais levam para suas vidas todo o lixo disfarçado que ele oferece.

Vejamos alguns desses “presentes” que Satanás oferece a todos, mas especialmente para a juventude. São presentes para jovens conscientes, maduros, que querem viver a vida, felizes, livres de preconceitos e tabus.

· DROGAS

· BEBIDAS ALCOÓLICAS

· SEXO PROMÍSCUO

Essa é a meta do diabo: destruir a juventude, para que na maturidade não haja pessoas chamadas ao Ministério!

II – DESENVOLVIMENTO

1. UM PRESENTE QUE É UMA DROGA

A busca de prazer, de emoção, de “adrenalina” tem levado muitos jovens a se expor a situações de grande risco. No desejo de sentir-se vivo, e ativo, de conhecer melhor a si mesmo, de testar suas habilidades e seus limites, muitos jovens acabam perdendo a noção de perigo e põem em risco sua integridade física, moral e intelectual, como quem brinca com uma “roleta russa” disfarçada.

A revista Época publicou como manchete de capa: EU FUMO MACONHA, e fez a maior apologia a esse tipo de “prazer”.

As drogas dão prazer? As bebidas? O sexo promíscuo? Os prazeres são bem menores do que os pesares por eles causados.

Você já conheceu alguém que tenha morrido devido ao uso de drogas?

Já lhe ofereceram algum tipo de droga? Qual a sua reação?

O nosso corpo é o Templo do Espírito Santo, pertence a Deus e foi comprado por um alto preço e ele não está à venda. Por isso, devemos glorificar a Deus através do nosso corpo, e cuidar dele como mordomos fiéis.

2. UM PRESENTE VENENOSO

Não existe droga “light”, que não faça mal a saúde. Toda droga é uma droga, o próprio nome confirma!

Além das doenças causadas por esses “presentes venenosos”, seus efeitos colaterais acabam envolvendo também outras pessoas, inclusive as que tanto amamos.

Quando pensamos em drogas, pensamos em maconha, cocaína, crak, coisas assim, todas proibidas por lei. Mas existem também aquelas drogas permitidas, oferecidas em TV, em suas embalagens e propagandas. O que dizer dessas drogas, como o cigarro e o álcool?

Esses presentes venenosos, causam efeitos físicos, psicossociais, familiares e espirituais.

1. Físicos: As drogas, o cigarro, a bebida podem causar danos irreparáveis no cérebro, na coordenação motora, no coração, enfim, todo o corpo. Sem falar dos perigos que o “sexo promíscuo” pode causar.

2. Psicossociais: Ocorrem quando a mente foge da realidade. A alienação, a perda das inibições fazem dos usuário de drogas e álcool uma pessoa desagradável.

3. Familiares: O viciado traz sempre transtornos para si e par aqueles que estão ao seu redor.

4. Espirituais: A droga, a bebida, rapidamente conquista o coração do viciado, torna-se um ídolo a ser adorado. Se já não tinha comunhão com Deus, muito menos terá depois de se tornar um “viciólatra”.

3. UM PRESENTE ATRAENTE

Por que o jovem busca esse caminho?

O que diz o Salmo nº 1?

O que faz das drogas, do álcool e do sexo um chamariz tão atraente e desejável? Certamente, para alguns representa “fuga da realidade”, ou “prêmio consolação” para seus fracassos, ou ainda, solução, fama, aceitação entre os “amigos da onça”.

A Palavra de Deus diz que tudo começa com o olhar, através de uma paquera (Pv 23: 31-32). Os olhos são a janela da alma. Aliás, reparem como as propagandas de bebidas, de cigarro, e outras coisas como músicas, programas de TV, estão cada vez mais relacionadas com a paquera e com o sexo. Que estratégia diabólica está por detrás dessa jogada? Nos versículos 31 e 32, Deus deixa bem claro o que está por detrás de toda essa sedução: uma “serpente” pronta para lhe picar. Satanás é essa serpente!

É necessário que fiquemos atentos, porque o diabo está sempre pronto a nos oferecer o seu lixo escondido em sedutores presentes!

O mais interessante, é que, por incrível que pareça, tanto as drogas, como as bebidas, como o sexo promíscuo são defendidos, difundidos e distorcidos.

1. Defendidas: Há um esquema estruturado e articulado diabolicamente para defender as drogas, as bebidas e até mesmo o sexo promíscuo. A mídia geralmente apresenta algumas pessoas classificadas como autoridades no assunto (médicos, profissionais da área...) para opinar sobre a liberação do uso de drogas e sobre o sexo livre. Essas pessoas vêm a público aparentando seriedade e interesse no bem da sociedade, e chegam a esclarecer sobre o assunto, a alertar sobre os perigos envolvidos, mas não apontam para uma solução que auxilie na restauração dos usuários de drogas, por exemplo. Orientam para que usem seringas descartáveis (não que se deva abandonar as drogas), é para que bebam com moderação (não para que se deva abster de bebidas alcóolicas), e que usem preservativos ( não que se deva praticar sexo somente com o próprio cônjuge).

2. Difundidas: Parece que quanto mais propaganda anti drogas, mais o consumo aumenta. Além desses defensores profissionais, há um segundo aliado das drogas, bebidas e sexo: o fato de pessoas famosas, que são formadoras de opinião, defenderem o uso de drogas, de bebidas e de sexo. Quantos artistas, políticos, cantores fumam, bebem e têm vida sexualmente promíscua! Tal comportamento é divulgado como sendo um estilo de vida. Mas sabemos ser este o pior estilo de vida.

3. Distorcidas: Outro desserviço à juventude é mostrar que drogas, bebidas e sexo são práticas “normais” – é só usar camisinha! Ë só usar seringas descartáveis. É só beber socialmente...!

Muitos jovens perguntam se pode, se é pecado, fazer isso, fazer aquilo, se é pecado beber só socialmente. Por dedução, podíamos perguntar: e drogar-se socialmente; e fazer sexo socialmente?

O ponto principal não é se pode ou se não pode, mas é se eu desejo ou não desejo, se eu quero ou se eu não quero.

Uma mulher aproxima-se de um pastor, perguntando: “É verdade que vocês crentes não podem beber, fumar, fazer sexo?”

O pastor responde: “Não, não é verdade, minha senhora.”

A senhora admirada com a resposta indaga; “Não, como não?”

O pastor com toda a calma responde: “Minha senhora, a questão é que eu não quero essas coisas que a senhora quer!”

E continuou: “Para nós, a questão não é se pode ou se não pode, se é proibido ou se não é. A questão é que nós crentes em Jesus não queremos mais, não temos mais vontade, não precisamos mais, não somos mais escravos desses desejos, pois agora somos livres, temos outra natureza, temos um novo coração, fomos regenerados, e por isso, renegamos essas coisas.

A questão não é se a Igreja permite ou não permite, se pode ou não pode. O ponto principal é que o cristão verdadeiro não vai buscar mais estas coisas para a sua vida.

- Você é um cristão autêntico?

III – CONCLUSÃO

Meus irmãos, esse é o verdadeiro presente que vem dos céus: JESUS CRISTO – Presente do Pai – que liberta, regenera, transforma...

Os prazeres mundanos não poderão satisfazer o seu coração. Sempre haverá uma voz interior, em busca de mais prazeres, clamando como uma sanguessuga: Dá, Dá!

Dentro do coração do jovem há um vazio que só pode ser preenchido por Deus!

A Ele toda honra, toda glória e todo louvor!

Um comentário:

  1. Pastor Abílio rocha,o senhor está de parabéns com esse estudo.eu digo isso,porque a minha história de fato foi assim, com os lixo de satanás. Mas o senhor JESUS me libertou e hoje sou uma nova criatura.

    ResponderExcluir