Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

CONHECENDO MELHOR AS ESCRITURAS

Quase todo mundo está com medo. Medo de que as previsões dos cientistas, religiosos e ecologistas se concretizem de uma vez. Por todos esses temores, faz sentido perder as esperanças? É razoável concluir que Deus não existe, que não há nada além daquilo que podemos ver e tocar?

Não, no meio de todo esse desespero, existe um livro cheio de esperança,pois oferece uma saída para o nosso dilema, pode trazer uma nova visão para você e sua família. É a Bíblia!

A Bíblia está cheia de esperança, por causa do Salvador que ela revela. Está cheia de esperança, porque a cruz do Calvário está no centro de tudo!

Todos podemos ler a Bíblia do começo ao fim. Entretanto, se quisermos descobrir o que a Bíblia ensina, devemos seguir o método de Jesus. "E, começando por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras." S. Lucas 24:27. Esse era Seu método de estudar a Bíblia, novidade? Não. No livro do profeta Isaías encontramos: "Porque é mandamento sobre mandamento; regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali." Isaías 28:10.

O método seguro de estudar a Bíblia é deixá-la se explicar sozinha. Deus jamais quis que a verdade bíblica fosse descoberta pelo estudo de uma única passagem isolada de seu contexto. E jamais desejou que estudássemos a Bíblia apenas em nossa rotina religiosa. Em vez disso, devemos verificar nossas crenças e descobrir os ensinamentos claros das Escrituras.

Vamos conhecer melhor as Escrituras Sagradas:

Os primeiros cinco livros, chamados Pentateuco, foram escritos por Moisés, cerca de 1.500 anos antes de Jesus, e o último, o Apocalipse, escrito pelo apóstolo João, perto do ano 100 após Cristo. Portanto, aproximadamente 1.600 anos para a Bíblia ser escrita. Colaboraram na sua produção cerca de 40 autores. Achamos entre eles: reis, pescadores, legisladores, etc... Esses homens escreveram sobre praticamente toda espécie de assuntos: história, poesia, profecia, mas a despeito dessa diversidade de autores e de assuntos, o Livro tem unidade. Um autor não contradiz outro.

"Toda Escritura é inspirada por Deus,,. II Timóteo 3:16. "Sabendo, primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo". II S. Pedro 1:20-21.

O Espírito Santo comunicou as mensagens de Deus a homens piedosos e moveu-os a transmitir essas mensagens pela palavra falada ou escrita. Cerca de 1.300 vezes encontramos nas Escrituras as expressões: "Ouvi a palavra do Senhor", "Ouvi a voz do Senhor, dizendo", "Veio a mim a palavra do Senhor". seguidas de mensagens à humanidade.

Dividem-se as Escrituras em Velho e Novo Testamento. O Velho Testamento contém 39 livros, e foi escrito em hebraico; o Novo Testamento, em grego, tem 27 livros. Para facilitar sua leitura, os tradutores dividiram os livros em capítulos (são os números maiores) e estes em versículos (numeração menor).

Evidências da Divina Inspiração das Escrituras:

a. A sua unidade. Embora produzidas por muitos autores, que viveram sob diferentes e variadas influências, nas Escrituras há unidade.

b. A sua harmonia com a Ciência. As Escrituras não são um tratado de ciências naturais, elas estão em harmonia com os fatos. Por exemplo, as Escrituras afirmam que houve um dilúvio universal. E quanto mais a Ciência estuda a crosta da Terra, fica mais evidente este acontecimento. Elas afirmam que em algum tempo do passado houve uma criação que resultou no mundo e nas coisas que nele há. E a despeito do tremendo avanço da Ciência no tempo atual, não há um só fato científico que contradiga esta afirmação da Bíblia. Com efeito, a verdadeira Ciência e as Escrituras devem sempre estar de acordo.

c. As suas profecias. Só Deus conhece o futuro. E na Bíblia encontramos profecias sobre cidades, povos e o futuro do mundo.

d. O seu poder transformador. Onde quer que as Escrituras sejam lidas e sua mensagem recebida, elas operam transformações. Ela transmite paz, segurança e esperança de um mundo melhor.

e. A sua autoridade. Foi o próprio Senhor Jesus que declarou: " A Tua Palavra é a verdade" João 17:17. Jesus baseou os Seus ensinos nas Escrituras. Citava-as constantemente. Por vezes fazia a pergunta: "Que está escrito na lei?" Lucas 10:26. "Nunca lestes nas Escrituras?" Mateus 21:42. "Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras?" Marcos 12:24. Noutra ocasião Ele disse "Errais não conhecendo as Escrituras" Mateus 22:29. "A Escritura não pode falhar" João 10:35. O que ensinam as Escrituras?

Muitos temas são tratados nas Escrituras, mas, um de todos se destaca: A obra de Cristo em favor do homem. O específico objetivo do Livro é anunciar o amor de Deus, a manifestação do Seu Filho e tudo o que Ele Se propõe fazer pelo pecado.

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16.

Aquele que com espírito sincero e dócil estuda as Escrituras, procurando compreender as suas verdades, será levado em contato com seu Autor, pois Ele mesmo disse: "São elas que de Mim testificam". João 5:39, e não andará nas trevas do erro pois: "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos". Salmos 119:105. Afirma o salmista.

Não há posição na vida, nem fase na experiência humana, para as quais as Escrituras não tenham valiosa instrução. O homem, criado para encontrar em Deus suas mais altas alegrias, em nada mais poderá achar aquilo que satisfaz os anelos do coração e sacia a fome e a sede da alma. Vivemos num mundo enfermo e do íntimo da alma clamamos: Cura-me Senhor! A estes diz o compassivo Salvador: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei ... e achareis descanso para as vossas almas". Mateus 11:2830.

"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós". I Pedro 5:7.

"Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação do século". Mateus 28:20.

O apóstolo Paulo faz algumas recomendações para entender os ensinamentos da Bíblia: I Timóteo 4:13 - aplicar-se na leitura.

I Timóteo 4:15 - meditar em seus ensinos. I Timóteo 4:16 - ocupar-se com ela.

As palavras das Escrituras são palavras de Cristo. Crendo e praticando os ensinos do santo livro nós nos firmamos no Senhor. E desta maneira asseguramos o êxito presente e eterno de nossa vida, pois seremos levados ao contato com Cristo.Há certeza em cada uma das páginas da Bíblia porque é um livro cheio de esperança. Há esperança porque ela oferece uma saída para nosso dilema e nos revela o Salvador. Aproveite esta grande oportunidade para conhecê-lO!

Um comentário: