Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2009

REGRAS DE OURO PARA UMA BOA VOZ

1-Mantenha-se sempre hidratado, bebendo pelo menos, dois litros de água por dia; suas pregas vocais estarão em ótimas condições de vibração quando sua urina estiver transparente.

2-Mantenha uma dieta balanceada, pois a fala requer um suporte energético. Evite o excesso de gordura e alimentos condimentados, o que lentifica o processo digestivo, limita a excursão respiratória e reduz a energia disponível para a fala. Além disso, se voltar muito tarde para casa e ainda não tiver se alimentado, ingira apenas alimentos leves e de fácil digestão.

3-Faça exercícios regularmente.

4-Durma bem, pois o descanso é um grande aliado para uma boa voz.

5-Aprenda a ouvir sua voz e reconhecer as características básicas de sua boa emissão. Aprenda a reconhecer suas sensações de esforço vocal e tensões desnecessárias, a fim de tratá-las.

6-Use roupas confortáveis, que não sejam apertadas, principalmente na garganta, peito, cintura e abdômen.

7-Quando for falar em público, estude o suficiente, adore o assunto para sentir-se seguro, assim fazendo, você vai reduzir a interferência de aspectos emocionais negativos como o medo e a ansiedade ante o público.

8-Quando estiver gripado, ou com alguma alteração vocal, procure falar menos.

9-Nunca se automedique; não tome remédios sugeridos por leigos, nem chás ou infusões de efeito desconhecido. Também não repita receitas médicas utilizadas numa certa ocasião, mesmo que tenha dado resultado positivo. Procure ajuda especializada.

10-Entregue todas as ansiedades e temores a Deus, assim você poderá obter melhor equilíbrio vocal.


Fonaudiologia - Universidade Federal de Alfenas – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário