Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2016

AS CRISES DE AGAR

- Crises não são sinais de derrota, mas sim uma grande oportunidade para experimentarmos o agir de Deus em nossas vidas.
- Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência. 
- Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua descendência (Gn 21. 13-14)
- Nesta passagem vamos ver o resultado de uma decisão precipitada de Sara em relação à promessa de Deus feita a Abraão.
- Abraão obedecendo a Deus despede a Agar sem direito a nada, gerando diversas crises na vida desta mulher, mas vamos entender no final que tudo aquilo fazia parte de um projeto de Deus para a vida de Agar e Ismael.
- O que é crise? Manifestação súbita de um estado emocional ou nervoso,momento crítico ou decisivo, Situação aflitiva.

I- CRISE DA REJEIÇÃO “disse a Abraão: Ponha fora esta serva e o seu filho”
- Não há da pior para um ser humano do que ser rejeitado, e foi exatamente isto que aconteceu com Agar, ela nunca havia pedido para deitar-se com Abraão, nunca foi de desejo próprio ter um filho de Abraão, ela apenas cumpriu uma ordem de sua senhora, e tudo o que ela fez foi para agradar Sara.
- Mas agora que Sara não precisava mais dos seus serviços simplesmente ela espera uma oportunidade para dizer: “Mande embora esta tua escrava, não preciso mais dela”
- Coisa dura é quando nós somos rejeitados, não pelo nosso caráter, mas sim pela nossa aparência, origem ou personalidade.
- Lembra-se de Natanael quando viu Jesus pela primeira vez? Ele disse: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?
- E mal sabia ele que estava diante do verbo encarnado aquele haveria de morrer por nós.
- Talvez você tem sido rejeitado em sua família ou até mesmo na igreja onde você congrega, mas quero lhe dizer que Jesus jamais te rejeitará.
- Ele te ama do jeito que você é, e pode transformar a sua vida. 
- Zaqueu era rejeitado pela sociedade judaica por ser um publicano fraudador, mas quando ele abriu a porta de sua casa, Jesus entrou e transformou a vida dele.

II- CRISE DA INGRATIDÃO “E tomou pão e um odre de água e os deu a Agar”
- Imagine você trabalhar anos e anos para uma empresa, e de uma hora para outra esta mesma empresa lhe mandar embora sem direito a nada, ou então você ajudar muito uma pessoa e depois de algum tempo esta mesma pessoa te desprezar, foi o que aconteceu com Agar.
- Ela não era apenas uma serva prestadora de serviços de Sara, ela havia feito muito mais do que alguns serviços domésticos, ela cedeu o seu próprio útero, o seu próprio corpo em favor de Sara, e agora o seu acerto final com os seus senhores eram apenas um odre de água e alguns pães.
- Quanta ingratidão, quanto menosprezo, assim pensei quando li.
- Fiquei por muito tempo meditando nesta passagem e pensando como pode um homem tão rico como Abraão ter coragem de despedir a mãe de seu filho com apenas um odre de água e alguns pães.
- Então Deus abriu a minha mente e pude entender que tudo aquilo era permissão de Deus para agir em favor da vida de Agar.
- Sofrer com a ingratidão é muito duro e dói demais, mas Deus com a sua graça nos fortalece para continuar.
- Talvez você têm sofrido com a ingratidão, pessoas que um dia você tanto ajudou, hoje já nem mais olham na sua cara, pessoas que você apoiou hoje te perseguem e te caluniam pelas costas.
- E você pensa! Como pode isso? Eu fiz tanto por ele(a).
- Mas quero te dizer que a sua recompensa virá do Senhor, não odeie as pessoas que te perseguem e nem guarde ressentimentos dos ingratos.
- Pois Deus é o nosso sustento e nossa fortaleza, e ele suprirá todas as nossas necessidades.

III- CRISE DA FALTA DE DIREÇÃO "e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.”
- E agora? O que seria de Agar? sem casa, sem emprego, sem marido, com um filho pra cuidar.
- A palavra errante significa sem direção, sem rumo, e assim estava Agar, não sabia o que fazer e nem para onde ir.
- Talvez você esta passando por uma situação semelhante, esta sem direção e sem rumo, não sabe para onde ir, e nem o que fazer, e quando olha para frente a única coisa que vê é um enorme deserto, sem vida, sem fé e sem esperança.
- Mas hoje você tem motivo para se alegrar, pois Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida”
- Aquele que entra pelo caminho chamado Jesus, jamais se perderá, mas encontrará o caminho da vida eterna, não entre por atalhos, não desvie o seu trajeto, pois somente Jesus tem a direção certa para nos dar.

IV- CRISE DA ESCASSEZ
- E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
- A fonte de seu sustento já havia se acabado, e a água que saciava a sua sede havia se acabado, o que restava pra ela, era um odre vazio, e um filho sedento.
- Eu imagino o jovem Ismael todo desidratado, com sequidão em sua boca, os seus olhos encovados, o seu corpo tremendo e já sem forças pra andar, e pedindo pra sua mãe um poucochinho de água, uma situação desesperadora para uma mãe, e de uma coisa tenho certeza, naquele momento ela daria a sua vida em troca de um odre de água para o seu filho.
- E quando ela percebe que não há mais o que fazer ela foge para não ver o seu único filho morrer.
- E a única coisa que lhe restou foi cravar os joelhos no deserto, e clamar ao Deus eterno, E Deus ouve então a sua voz e faz um grande milagre em sua vida.
- Historia triste, mas que se encaixa perfeitamente no contexto de vida de muitas mães de hoje, que tem visto os seus filhos serem destruídos pelas drogas, violência e prostituição. Mães que tem fugido de sua cidade e até mesmo de país para não verem os seus filhos morrerem.
- Mas o que fazer? Como combater uma situação tão sofredora como esta?
- É até difícil pra eu aconselhar em situações como esta, pois graças a Deus, nunca passei por uma situação como esta e nem quero passar.
- Mas como profeta de Deus, e com a garantia que a palavra de Deus me dá, eu afirmo.
- “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”
- Faça como Agar, crave os seus joelhos no chão e ore, A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

V- JESUS, O POÇO QUE JORRA AGUA DA VIDA E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.
- Agar achou que era o fim dela e do menino, e havia se esquecido que o Deus de Abraão tinha uma grande promessa na vida deles.
- Como Deus é fiel nos seus propósitos no momento ele agiu em favor deles, dando-lhes o sustento necessário, e curando o estado emocional daquela mulher.
- Jesus é o nosso poço, e é dele que jorra a água que salta para vida eterna
- Daquele dia em diante Agar pode aprender que não importasse o que viesse acontecer, Deus sempre criaria maneira de sustentá-los.

PrCarvalhoJunior

Nenhum comentário:

Postar um comentário