Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VITORIA EM TEMPO DIFICIL (Habacuque 3:17-19)


- Quando estamos passando pelo verão num calor de 40 graus é difícil imaginar que tem momentos em nossas vidas que precisamos usar roupas de lã, mas quando chega o inverno, nos voltamos para elas e, como são necessárias e úteis.
- O mesmo acontece conosco em tempos de vitória, parece que tempos difíceis nunca vão acontecer, mas o próprio Jesus nos preveniu que no mundo passaríamos por sofrimentos Jo 16:33.
- Embora passageiros, o sofrimento muitas vezes tentam nos levar a uma situação de aparente derrota.
- O profeta Habacuque viveu em um período em que uma grande crise de ordem espiritual, moral e social havia se instalado em sua nação. Mas, mesmo em meio aos \"tempos difíceis\", Habacuque conseguiu experimentar a vitória.
- Vamos aprender como o povo de Deus deve se comportar em meio às dificuldades e sair vencedor.

1- TEMPOS DIFÍCEIS DEVEM GERAR INCONFORMISMO - Hb 1:2-3 –
- O questionamento de Habacuque revela o seu inconformismo com aquela situação.
- Não basta apenas constatar que existe uma crise. Precisamos descobrir as causas que a geraram.
- Devemos ter uma atitude de não aceitar a situação, e transformar a nossa mente como diz Rm 12:2 e Ef 4:17-24, pois a vontade de Deus é boa perfeita e agradável.Temos que tomar atitude para mudar a situação.

2- TEMPOS DIFÍCEIS DEVEM NOS LEVAR À ORAÇÃO – Hb 1:12-17
- Devemos orar em todo o tempo. Porém, em tempos difíceis o nosso clamor deve ser muito maior.
- Em meio à crise não podemos nos contentar apenas com os recursos humanos para alcançarmos a solução.
- A ação sem a oração pode resultar em frustração. II Cr 7:14. Buscar a Deus é um grande recurso, que precisamos usar.

3- TEMPOS DIFÍCEIS DEVEM PRODUZIR EXPECTATIVA E GERAR FÉ - Hb 2:1-4
- Nas dificuldades não podemos nos entregar ao desespero nem à incredulidade.
- Devemos ter um comportamento confiante, cheio de esperança, expectativa e fé quanto ao livramento de Deus Sl 33:18-22 ,Sl 40:1.
- Mesmo quando não obtemos uma resposta imediata, devemos permanecer firmes na fé, até que Deus, no seu tempo, intervenha, produzindo o livramento, Mq 7:5-7.

4- TEMPOS DIFÍCEIS EXIGEM TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS - Hb 3:16-20
- Em meio às crises, Habacuque não se desesperou, não se revoltou, não se distanciou do Senhor e não se queixou de Deus.
- Pelo contrário, ele se queixa a Deus, se aproxima d’Ele e ora, declarando sua continua dependência, consciente de que somente o Senhor seria capaz de sustentá-lo em meio às dificuldades.
- Nossa atitude deve ser a de se aproximar de Deus e não de se afastar d’Ele. Sl 127:1-2

CONCLUSÃO: 
- As promessas de Deus revelam que Ele quer que sejamos bem sucedidos em todas as coisas. 
- Nosso lugar não é em meio às crises, mas sim para “reinarmos com Ele” Ef 2:6. Ele quer nos fazer andar em vitória. A vitória em \"tempos difíceis\" implica em inconformismo, oração, expectativa, fé e contínua dependência de Deus I Co 15:57-58.

4 comentários: