Páginas

sábado, 25 de dezembro de 2010

VAI DESCER FOGO DO CÉU (1 Reis 18.18-40)

- Imagine... você pode ter uma intimidade tão grande com Deus, que quando clamar a Ele, descerá fogo dos céus. Aprenda aqui como o profeta Elias fez para alcançar esta intimidade.
- Blaise Pascal, o filósofo francês, disse: “Há um vazio com a forma de Deus no coração de cada homem, que só Deus pode preencher, através do Seu Filho Jesus Cristo.”
- Isso é uma verdade absoluta. O ser humano vive uma aventura em busca do preenchimento desse enigmático vazio.
- Procura nas modas, nas culturas, nos vícios, nas religiões, nos esportes, mas não consegue ficar satisfeito, pois o vazio é da forma de Deus. Só pode preencher com Jesus Cristo.
- Fomos criados com o propósito de adorar o nome de Jesus Cristo, e podemos ser comparados com altares de adoração, criados para oferecer a Deus uma oferta agradável, um culto racional. Porém existem algumas atitudes que são necessárias para que um altar possa oferecer louvor perfeito, e obter a resposta dos céus.
- Muitos perguntam: “porque Deus não responde minhas orações?”. O que devo fazer pra agradar à Deus. Como chamar a atenção de Deus? Deus existe? Todas essas respostas e muitas outras serão reveladas pelo Espírito Santo durante o desenvolvimento dessa mensagem.
- No livro dos Reis de Israel, conta a história de um profeta de Deus que trava uma grande luta com 450 profetas de Baal. Nós já conhecemos a história, porém se faz necessário analisar algumas atitudes importantes executadas pelo profeta, que nem sempre são observadas pelos leitores, ao estudas as escrituras. (1 Rs 18.18-40)

1. É NECESSÁRIO DEFINIR QUAL É O SEU SENHOR - 1 Reis 18:21
- A primeira grande dificuldade do homem em se encontrar com Deus é que Deus não divide sua glória.
- Muitos querem “viver” com Deus, mas não podem renuncias outros deuses paralelos em sua vida. Em Mateus 16.24, Jesus diz para renunciarmos a nós mesmos para segui-lo.
- Devemos renunciar nossas riquezas, e entregá-las nas mãos de Deus. Devemos renunciar nossos desejos carnais. Renunciar o pecado. Renunciar até pessoas, e entronizar Deus na nossa vida.
- O profeta Elias convidou o povo a escolher entre Deus e Baal. O meio termo não é da vontade de Deus, afinal, Jesus perguntou: como podemos servir a dois senhores.

2. DEVEMOS ESCOLHER O CORDEIRO CERTO - 1 Reis 18:23
- Muitos se vestirão como cordeiro, mas são lobos devoradores. Os olhos humanos por si só não tem a capacidade de reconhecer o cordeiro de Deus.
- Sem a orientação do Espírito Santo, andamos desorientados, e facilmente levados pelos ventos que constantemente surgem, enganando a muitos. João Batista apontou Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).
- Elias orientou o povo à escolher o cordeiro (bezerro). Certamente o Cordeiro de Deus foi despedaçado por nossas transgressões, e levantado no madeiro por nossas culpas.
- Jesus Cristo é o cordeiro, e nós o altar. Altar não funciona sem cordeiro. Graças ao cordeiro, o altar pode oferecer sacrifício à Deus.

3. DEVEMOS BUSCAR O FOGO DE DEUS - 1 Reis 18:23
- Muitos tem se enganado, buscando fogo estranho e rejeitando o fogo de Deus. Alguns vão além, e fazem seu próprio fogo.
- Observe como Elias orienta: Não coloquem fogo. Mais adiante ele diz que o Deus verdadeiro irá responder com fogo do céu.
- Temos visto aberrações religiosas. Somente a misericórdia de Jesus poderá nos salvar de tantos falsos profetas, que se possível enganariam até os escolhidos.
- Podemos colocar lenha, podemos tirar a pedra do túmulo, mas quem coloca o fogo é Deus.
- Há pessoas que tentam ensinar como colocar fogo em um culto pentecostal. Quanta bobagem. Pensam não depender mais de Deus.

4. DEVEMOS INVOCAR O NOME DO SENHOR - 1 Reis 18:24
- Agora que você já definiu qual é seu Senhor, invoque seu nome. Isaías diz: “Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”
- Interessante é que todo o povo se agradou na palavra de Elias. 
- Hoje acontece, quando falamos de Cristo, ou de suas maravilhas, e muitos se agradam, porém não tomam a decisão correta no final.
- Invocar a Deus consiste em humilhação do homem e exaltação do Senhor, porém se isso não for feito de coração, não obterá resultado.
- Os profetas de Baal, dançavam, pulava, se retaliavam, mancavam, gritavam e até profetizavam, porém o resultado foi um silêncio total.
- Imagino as coreografias feitas pelos profetas de Baal. Muitos poderiam dizer: “como eles dançam bonito!
- Certamente seu deus está muito satisfeito.” Mas não é isso que a Bíblia relata.
- É comum observarmos pessoas incrédulas, ao se deparar com tragédias, dizer: “Ai meu Deus! Jesus!”. - Outros dizem: “Víchi Maria!”. Mas nem sabem o que estão falando.
- Invocar a Deus consiste em mais do que dizer palavras agradáveis. É necessário fazer uso do coração. Todo o coração.
- A natureza do homem é tricotômica (corpo / alma / espírito), e Jesus nos orienta à amá-lo com nosso corpo (força), alma e espírito (entendimento): "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento." (MC 12:30)

5. DEVEMOS RESTAURAR O ALTAR QUEBRAD0 - 1 Reis 18:30
- Não sabemos o que foi quebrado no nosso coração, mente, vida.
- O pecado destrói o altar original e a tendência humana é remendar.
- Deus quer quebrar o vaso e construir de novo.
- Peça ao Espírito Santo que te revele onde está o defeito no altar.
- O altar refeito por Elias seguia exatamente os mandamentos de Deus. Assim deve ser nossa vida (nosso altar), exatamente de acordo com as definições da Palavra.
- O pecado destrói o altar, mas o arrependimento é um grande passo para que Deus conserte. O fato é que altar defeituoso não pode abrigar o cordeiro.

6. DEVEMOS CERCAR O ALTAR COM ÁGUA - 1 Reis 18:33-35
- "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (JO 4:14) A água é a Palavra de Deus.
- Devemos nos cercar da palavra, nos fortalecer e edificar nela.
- Observe que Elias colocou água três vezes consecutiva. A terra absorvia a água, logo, precisamos infindavelmente beber da Água de Cristo, antes que nosso depósito se esvazie.

7. SEJA UM SERVO DE DEUS - 1 Reis 18:36-37
- Finalmente, Elias:

A) Reconhece que Deus é o mesmo ontem hoje e sempre – v36.

B) É o Deus de Israel – v36.

C) Elias era apenas um servo de Deus, e não um operador de milagres v.36.

D) O segredo da vitória estava na palavra de Deus – v 36.

E) Que o povo precisava conhecer a esse mesmo Deus v. 27.


CONCLUSÃO:
- "Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego." (1RS 18:38) "O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!" (1RS 18:39)
- Deu certo trabalho? Sim. Exigiu renúncias? Também. Mas o resultado foi satisfatório. Manifestação genuína de Deus, conversão de todo o povo. Deus quer nos usar, mas nós devemos obedecer a sua palavra, e restaurar o altar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário