Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

JESUS ACALMA TEMPESTADES... (Marcos 4:35-41)

- A Bíblia nos ensina que é possível que sejamos atingidos por três tipos de “tempestades” em nossas vidas:
(1) as “tempestades” que nós mesmos criamos (como aquelas que Sansão viveu por causa de seu envolvimento com Dalila e por não ter domínio próprio);
(2) as “tempestades” que são causadas por Deus (como esta do texto de que trata este artigo);
(3) as “tempestades” criadas por outras pessoas (como a que Paulo e Silas viveram quando foram levados ao cárcere).
- Algumas histórias pagãs antigas mencionavam indivíduos poderosos capazes de subjugar as forças da natureza, estes eram considerados deuses. Convido você, amada(o) irmã(o), a ler a passagem bíblica acima citada, a qual nos mostra que Jesus é Deus porque Ele tem poder e autoridade sobre todas as coisas incluindo as forças da natureza.

1. O fato de Jesus estar dormindo durante a tempestade indica a tranqüilidade da fé. (textos relacionados Salmo 4:8; II Reis 6:16, 17, 32; Prov. 19:23)
- Os versos 35 a 37 nos contam que Jesus convidou seus discípulos a passarem para a outra margem do Mar da Galiléia. Após um dia cansativo, o Senhor precisa recompor suas forças; descansar; e Ele sabia bem que seus discípulos precisavam fazer isso também a fim de ter uma vida equilibrada.
- “Vamos atravessar para o outro lado.” Foi o convite do Senhor. Jesus olhou aqueles homens que haviam trabalhado duramente, sem descanso e os convida a se retirarem. Imaginemos o quão estressante seria a vida de Jesus, se Ele não separasse tempo para descansar. Sem privacidade, sem uma casa sua, em seu ministério itinerante, dia após dia o Mestre ia de um lugar a outro, atendendo a todos aqueles que a Ele se achegavam com suas dores, seus problemas de quaisquer ordens. Facilmente o Mestre teria se esgotado se Ele não soubesse QUANDO devia descansar. Não raro Ele ia ao deserto ou às montanhas refazer-se, por meio da oração, conectando-se ao Pai.
- Jesus sabia que o descanso NÃO era algo opcional, por isso Ele sobreviveu ao stress bem como à ansiedade e ao pânico que tantas vezes poderiam ter assolado Sua vida e seu ministério.

2. O desespero e a ansiedade dos discípulos ante a iminência da tempestade.
- Enquanto Jesus dormia tranqüilo, levantou-se grande temporal de vento; o que era bastante comum na região do Mar da Galiléia, o qual era considerado muito perigoso. Embora fossem homens experientes no lidar com o mar, os discípulos encheram-se de pavor e de ansiedade, pois nunca tinham estado com o barco à deriva, longe da costa. Estavam certos da morte, do naufrágio que os abateria por causa daquela tempestade. Então acordaram a Jesus, porque as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já começava a encher-se de água.
- A verdade é que ninguém gosta de tempestades. E nós, você e eu, que somos cristãos, apesar de sermos advertidos de que seremos provados, muitas vezes enfrentamos grandes problemas ao nos depararmos com as “tempestades” da vida, com nossas dificuldades.
Como permanecer calmos, manter a coragem e a confiança em Deus, não importando as circunstâncias, quando estou em crise em meu casamento, meu trabalho ou com alguém na própria igreja? Como não sucumbir, se forças para além das minhas teimam em me ameaçar?
- “Senhor, não te importa que morramos?” Assim perguntaram os discípulos. Assim perguntamos tantas vezes a Deus. “Senhor, não te importas comigo? Com meu casamento, com minha saúde, com minha vida espiritual, com minhas finanças?”, “Senhor, eu vou perecer!” gritamos assustados e ansiosos pelo “socorro divino”! (ver Salmos 121:1-2)

3. Os discípulos acordam a Jesus.
- Os discípulos viviam com Jesus, viam seus feitos todos os dias e ainda assim se angustiaram. É, amados irmãos, a incredulidade é a mãe do pânico e faz parte de nossa natureza humana, principalmente se esta não estiver submetida continuamente a Deus.
- Jesus levanta-se, chama a atenção de seus discípulos. Chama-os à razão! “A fé de vocês é pequena!”, Ele afirma convictamente.
- De fato, com Jesus em nosso barco, é preciso que dominemos nossas emoções, nossos temores. A Bíblia nos adverte que nossas emoções são enganosas. (ver Prov.23:7)
- Jesus, então, repreende os ventos e o mar e faz-se GRANDE bonança. Não somente bonança, amados! Porém GRANDE bonança. O que aprendemos com isto? Aprendemos que o Senhor Jesus é Deus! É o Senhor da criação! Ter poder sobre as forças da natureza era para os judeus uma evidência da Divindade. Somente Deus poderia dominar as forças naturais. Todavia sua visão espiritual estava vedada.
- E, ao clamarem por socorro, os discípulos demonstravam que ainda não conheciam o Senhor! Eles ainda não sabiam QUEM Jesus era! Porque o mero conhecimento de Deus é insuficiente para vencermos em tempos difíceis. É necessário passar do limite! É necessário que o conheçamos não apenas de ouvir falar, como bem disse Jó, mas de experimentarmos seu amor real, sua misericórdia que nos resgata sempre!
- Será que você e eu sabemos QUEM Ele é?
- Será que quando as adversidades nos assolam, dormimos tranqüilamente, repousando em Deus, crendo que, com Ele em nosso barco, nada poderá nos abater ? Ou será que temos perguntado “Mestre, não te importa que morramos?”, incrédulos ainda do grande poder que o Senhor tem para acalmar TODAS as tempestades, sejam elas terríveis como forem?
- Amados, quando o Senhor se levanta, a tempestade cessa, a agitação pára, os ventos se acalmam, porque Ele é Deus! E então experimentamos GRANDE bonança.

4. Quem é este homem?
- Tendo Jesus ordenado que o mar e que os ventos se acalmassem, aqueles homens maravilhados perguntavam-se entre si: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
- Vejam que a preposição ATÉ em nossa língua é usada para dar a idéia de inclusão. Implicitamente, eles diziam “Ele pode fazer tudo, INCLUSIVE ordenar ao mar e aos ventos que se acalmem!”
- Para que Deus Pai permitiu aquela tempestade? A fim de dar a conhecer aos discípulos QUEM era Jesus.
Vejam, amados, o que significam, então, para Jesus, os meus problemas, os seus problemas? Sabemos QUEM Ele é? Temos confiado completamente nossa vida a Ele?
- Jesus é o amado filho de Deus, que morreu por mim e por você, a fim de nos dar vida em abundância! Ele está aqui hoje e deseja entrar no barco da sua e da minha vida para mudar completamente a nossa sorte! Você crê nisso? Receba hoje a Ele e você verá que, mesmo em meio às muitas lutas e às tempestades da vida, com Jesus no barco, tempestade alguma nos abaterá!

domingo, 29 de novembro de 2009

A ALEGRIA DO SENHOR

Neemias 8.10: “10 Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.”.

INTRODUÇÃO:
- Um dos sentimentos mais agradáveis na vida do homem é a ALEGRIA. Talvez seja um dos mais desejados. É bem verdade que os acontecimentos que se sucedem ao longo do dia a dia em pouco contribuem para ela. Se houvesse um estudo específico sobre alegria, provavelmente chegariam a conclusão que o homem experimenta menos de seis meses de alegria em toda sua vida (a maior parte é de preocupação e luta). Algumas pessoas chegam a sentir medo de ter alegria. Há também os que passam a vida buscando alegria artificial (orgias, bebedice, drogas, comilança etc).
- Mas o certo é que a única fonte de alegria permanente e estável é a presença do Senhor. Onde está o Senhor há abundância de alegria, aleluia!
Um dos momentos mais marcantes na vida do povo de Deus está registrado no capítulo 8 de Neemias:

1) DA PORTA DAS ÁGUAS EMANA A PALAVRA: o muro acabara de ser construído e nele havia 12 portas. - Cada porta era reservada para uma finalidade específica e era considerado culpado qualquer um que passasse pela porta com o objetivo errado. A porta das águas servia para as pessoas irem encher suas botijas e transportar para as moradias. Em Colossenses 4.3 o apóstolo Paulo menciona uma porta SIMBÓLICA que se associa à PORTA DAS ÁGUAS, quando ele registra: “orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, ... ”.
- Em 1 João 5.7,8 encontramos uma correlação que relaciona a água com a Palavra: “7 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam num.”.
Em Neemias, capítulo 8 versículos 1 a 3, vemos que Esdras escolheu justamente a porta das águas para reunir o povo a fim de lhes apresentar a Palavra, conforme está: “E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. E Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, assim de homens como de mulheres e de todos os sábios para ouvirem, no primeiro dia do sétimo mês. E leu nela, diante da praça, que está diante da Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens, e mulheres, e sábios; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da Lei.”.
No texto bíblico destacamos algumas expressões:
a) se ajuntou como um só homem;
b) trouxe a lei perante a congregação;
c) ouvidos atentos.

2) O CONHECIMENTO DA LEI GERA TRISTEZA: como pode alguém permanecer alegre ao constatar seu estado pecaminoso diante de um Deus justo e santo? Como pode alguém permanecer alegre sabendo das conseqüências determinadas para cada pecado? Como pode alguém permanecer alegre diante de Deus ao saber que há uma pena de morte reservada para cada pecador?
- Foi exatamente esta a reação do povo diante de Neemias e Esdras:
a) antes de tudo o povo adorou ao Senhor - “E Esdras louvou o SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! —,levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra.” ( v 6);
b) depois veio o entendimento: “E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse” (v 8);
c) finalmente chegou o quebrantamento: “Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.” (v 9b).

3) DIANTE DO QUEBRANTAMENTO ENTRA A PROVIDÊNCIA DE DEUS: a bíblia afirma que um coração quebrantado o Senhor não desprezará. E assim tem sido através dos séculos e através das nações.: Deus é fiel! A ordem é que todos se alegrem na presença de Deus: A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA!
a) aquele que não consegue louvar, saiba que é melhor calar do que reclamar: “E os levitas fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; por isso, não vos entristeçais.” (v 11);
b) feliz é aquele que encontra o conhecimento de Deus: “Então, todo o povo se foi a comer, e a beber, e a enviar porções, e a fazer grandes festas, porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber.” (v 12).

CONCLUSÃO:
O mesmo Deus que abomina o PECADO é o Deus que ama o pecador e foi capaz de pagar, ADIANTADO, um preço suficiente para resgatar o pecado de todos os homens. O preço pago por Jesus mostra a disposição de Deus em perdoar a todos que venham se arrepender diante dele. Deus é longânimo para perdoar, mas é preciso admitir diante dEle a condição de pecador. Aí sim, acontecerá a abundância de alegria e o Senhor aumentará a nossa força para combater as dificuldades da vida.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PRODUZINDO FRUTOS...



A bíblia é enfática ao falar sobre a necessida de produzirmos frutos para Deus.
Somo retratados como “lavoura de Deus” 1 Corintios 3.9; como uma vinha que pertence ao Senhor Isaias 5.17; como ramo de uma videira João 15.5; como uma arvore plantada junto a ribeiros de águas Salmos 1.3. que Deus conceda graça para que durante todos os períodos de nossa vida possamos ser frutíferos para o Senhor Salmos 92.12-14.



1 – O cuidado do lavrador para com sua lavoura. (Isaias 5.1,2.)

1) Deus plantou num lugar fértil.
A – Deu toda a condição possível para produção de frutos
B – O poder de Deus não está limitado (Efesios 1.3)
C – A vinha do Senhor é poderosa (Salmos 80.8-11)

2) A fertilidade da Vinha
A – Deus removeu as pedras para que ela fosse fértil usando 3 agentes: o sangue de Jesus (1 João 1.7), a palavra de Deus (Jeremias 23.29; João 15.2,3) e o Espírito Santo como um fogo que consome as pedras (1 Reis 18.38)

3) A produção e o desenvolvimento da Vinha
A – Deus esperava isto quando construiu um lugar.
B – Deus quer que coloquemos em suas mãos o que venhamos a produzir
C –O que produzimos é para beneficio da Igreja (1 Corintios 14.12b) e para o beneficio do mundo (Romanos 1.14)

4) A proteção da vinha.
A) Cerca
A – Deus demarcou sua propriedade
B – Deus estabeleceu limites nela
C – Deus estabeleceu uma linha divisória entre ela e o mundo.
B) Torres. Simboliza vigilância e permanência nela
A – Deus vela constantemente por seu povo (Salmos 121.5,6)
B – Deus está no meio do seu povo (Salmos 46.5; Mateus 28.20b)
C – No ano 701 a.C, Deus destruiu o poderoso exercito Assírio por invadir a sua propriedade (Isaias 37.36).
Deus nos deixou bem claro que Ele fez tudo por sua vinha dando ela para a produção de frutos bons (Isaias 5.4)

2 – As condições para se produzir frutos.
“...para que vades e dei frutos e o vosso fruto permaneça...” (João 15.16b)

A – Contato com a água viva (Salmos 1.3)
B – Receptividade espiritual (Mateus 13.23)
C – Morte para a vida antiga (João 12.24)
D – Podas, dificuldades que o Senhor permite (João 15.2)
E – Permanecia em Cristo (João 15.5)

3 – Deus espera encontrar bons frutos em nós.
“...esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas” (Isaias 5.2,4)
Este é o desejo do Divino lavrador: ver e ter aquilo para o qual Ele se esforçou tanto (Isaias 5.4)

1) Jesus e a figueira sem fruto (Mateus 21.18,19)
A – Temos muitas vezes folhas, mas não frutos.
B – Temos aparência externa, mas quase nada internamente.
C – Temos nome que vivemos, mas as vezes estamos morimbundos (Apocalipse 3.1)
D – O que temos nós hoje para oferecermos a Deus?

2) Jesus e a figueira estéril (Lucas 13.6-9)
A – O Proprietário da figueira tinha todo o direito de esperar frutos, e com motivo, ficou desapontado quando não encontrou.
B – O julgamento era a única resposta para esterilidade (João 15.2)
C – A intercessão pela arvore. Deus nos dá nova oportunidade para produzirmos.
D – Há quanto tempo, Ele está esperando por nossos frutos?

3) Deus e a vinha (Isaias 5.1-7)
A – Esperava uvas doces e só produziu uvas azedas: obras da carne (Gálatas 5.19-21)
B – Frutos maduros e azedos representa trabalho feito para Deus negligentemente (Jeremias 48.10)
C – A figueira também havia produzido figos ruins (Jeremias 24.80
D – Se aquilo que para Ele fazermos, não lhe causa satisfação, estamos lhe entregando fruto ruim)

4) Jesus e a Oliveira (Romanos 11.17)
A – A oliveira tinha sido infrutífera e seus ramos foram quebrados.
B – Outros ramos foram enxertados nos lugares daqueles
C – Outros farão melhor aquilo que fazemos de qualquer jeito.

4 – Os frutos que Ele espera encontar.
1) De Isarael
A – Juízo e justiça. E de nós?
B – frutos de arrependimento (Mateus 3.8)

2) De sua Igreja
A – Frutos permanentes (João 15.16)
B – Frutos para a santificação (Romanos 6.22)
C – Frutos de Justiça (Filipenses 1.11)
D – Fruto pacifico de Justiça (Hebreus 12.11)
E – E o fruto da justiça semeado na paz (Tiago 3.18)

5 – O fruto do Espírito (Gálatas 5.22)
Características essenciais do fruto do Espírito.
1) O fruto é gerado em nós
2) Ele começa com a obra do Espírito a partir da regeneração
3) Ele vem de nosso interior
4) Precisa de tempo para crescer e amadurecer
5) Ele é uma expressão do caráter de Cristo em nós.
6) Ele está relacionado com o caráter do portador
7) Ele sendo nônuplo, não pode ser dividido
8) Ele nos confere autoridade
9) Ele comunica irrepreensão
10) Ele identifica-se com o que somos
11) Ele jamais poderá ser imitado

6 – O amor, o aspecto maior do fruto.

1) Gozo é amor obedecendo
2) Paz é amor repousando
3) Longanimidade é o amor sofrendo
4) Benignidade é amor mostrando compaixão
5) Bondade é amor agindo
6) Fé é o amor confiando
7) Mansidão é o amor suportando
8) Temperança é o amor controlando

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

TENTAÇÃO, O DESAFIO NOSSO DE CADA DIA!

Tg 1.14,15; Hb 4.15; 1 Co 10.12,13; Mt 26.41; Gn 3.1; Mt 4.3; 2 Co 2.11.

1. DEFININDO O QUE É TENTAÇÃO.
Tentação é o esforço para persoadir, seduzir e induzir alguém a fazer especialmente algo sensualmente agradrável e imoral. É aquela voz dentro da gente que diz: “Vá em frente fulano, nada vai acontecer... ninguém vai ficar sabendo, não”. Ilustrar...

2. QUAL A INTENÇÃO DO DIABO EM NOS TENTAR? Atingir e destruir a nossa vida em três áreas: (Roubar, matar e destruir – Jo 10.10).
a) Física (Mt 4.3).
b) Psicológica (Mt 4.5,6).
c) Espiritual (Mt 4.8,9).

3. POR QUE DEUS PERMITE QUE SEJAMOS TENTADOS? para prova a nossa:
a) Sinceridade (ex. José – Gn 39.7-9);
b) Fé (1 Pe 1.7; Tg 1.2,3);
c) Paciência (Rm 5.3) e
d) Amor (Jesus – Mt 4.9,10).

4. VERDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE TENTAÇÃO:
Dise Lutzer: “A tentação não é pecado, é uma chamada para batalha”.
a) A tentação só é eficaz por causa do que há dentro de você e não fora.
b) A tentação é a razão primaria para desejarmos pecar. Todo pecado é precedido pela tentação.
c) A tentação provem da concupiscência (Tg 1.4); da cobiça (Pv 28.20; 1 Tm 6.5-10); do diabo (1 Cro 21.1; Mt 4.1; Jô 13.2; 1 Ts 3.5); das más companhias (Pv 1.10; 7.6; 16.26).
d) Ninguém precisa sair atrás de tentação, ela vem naturalmente.
e) O inimigo nos tenta primeiro com coisas aparentemente insignificantes.
f) A mente é a arena onde ganhamos ou perdemos a batalha contra a tentação. Tudo o que uma pessoa faz, seja bom ou mal origina-se no seu coração, na sua mente (Mt 12.35; 5.21,22,27,28; Pv 4.23).
g) A tentação é mais perigosa quando você acha que não cairá (1 Co 10.12; Mt 26.41; Lc 22.40).
h) Todos nós temos pontos vulneráveis:
1- Dificuldade em trabalhar com a verdade – (mentira) – Abraão.
2- Temperamento – Pedro.
3- O espinho na carne (cobiça) – Paulo.
4- O desejo pela mulher proibida – Sansão.
5- Língua indisciplinada.
6- Pornografia.
7- Dinheiro – Judas, o que traiu Jesus.
8- Gula – comer além do necessário.
9- Ira – descontrole.
i) OS SETE ESTÁGIOS DA TENTAÇÃO. (Tg 1.14,15)
1- OLHAR – “Quando está o atrai...”
O teu olhar desempenha o papel de porta de entrada na terra da tentação. A tentação existe a partir do olhar. (Gn 3.6)
2- COBIÇA – “A própria cobiça...”
Qual é a motivação da tentação, aquilo que nos atrai – Pessoa, Situação, Objeto, Lugar e Pensamento.
3- SEDUÇÃO – “E seduz...”
Significa atrair com habilidade (Pv 6.25). Este é o estágio em que o desejo em você cresce de uma pequena vontade, para uma atração avassaladora. (Pv 7.10-22).
4- CONCEPÇÃO – “A cobiça depois de haver concebido...”
Toda tentação tem como objetivo levá-la ao pecado. No momento em que você toma a decisão de satisfazer o seu desejo, a sedução senta e diz: meu trabalho está terminado.
5- NASCIMENTO – “Dá a luz ao pecado...”
No instante em que a decisão de pecar é tomada, nasce o pecado.
6- CRESCIMENTO – “E o pecado uma vez consumado...”
Todo pecado cresce... Se você se entrega a ira, à cobiça, ao amor ao dinheiro, à imoralidade, tudo isso cresce... Cresce para outros níveis de pecado...
7- MORTE – “O poder e a presença do pecado crescem com maior firmeza à medida que o cristão decide repetidamente pecar. (Rm 6.12,14a, 16,19b).
j) Quando é que nos tornamos suceptíveis à tentação?
1- Quando há em nós excesso de auto-confiança. (Lc 22.31-34).
2- Quando a sua vida de oração é pequena (Lc 22.40,45).
3- Quando paramos no lugar errado, na hora errada e com as pessoas erradas. (Lc 22.55).
4- Quando distanciamos do Mestre – Jesus (Lc 22.54).
“Lembre-se que fracasso de Pedro não foi um ato isolado; foi a culminação de uma série de decisões, cada uma dando lugar a outra qté que a negação se tornou inevitável. (Lc 22.57)
k) CONSELHOS SOBRE COMO VENCER A TENTAÇÃO.
1- Nunca se considere auto-suficiente, dependa sempre da graça de Deus. Não brinque de se arriscar, nunca flerte com o perigo.
2- Tenha uma vida de oração significante. Tenha uma vida devocional diária disciplinada. (1 Cro 16.1; Mt 7.7; Ef 6.18; Fp 4.6).
3- Mantenha seu coração cheio da Palavra de Deus. (Sl 119. 11)
4- Seja seletivo quanto às pessoas com as quais você caminha. (1 Co 15.33)
5- Se mantenha perto de Jesus – comunhão, (1 Jo 1.7).
6- Conheça suas limitações. Reconheça que dentro de cada um de nós há uma capacidade incrível para pecar.
7- Viva dentro de suas limitações.
8- Viva cautelosamente. “Simples como uma pomba, porém prudente como uma serpente”.
9- Escolha um parceiro espiritual. Isso tem a ver com prestação de contas. (Ec 4.9-12)
10- Trabalhe só com a verdade.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

OS 3 TIPOS DE CRENTES DE SARDO (Ap 3:1-5)

João na Ilha de Patmos recebe uma revelação...
Patmos
Ilha rochosa do Mar Egeu. Nome atual é Palmosa. Foi usada pelos romanos como lugar de exílio e punição para os condenados por Roma. Em Patmos havia muitas salinas, onde os prisioneros tinham trabalho forçado. Nesta ilha solitária e triste, o Senhor aparece ao seu servo João. Ele recebe o Apocalipse (revelação de algo escondido, oculto).
- No cap. 1
A visão do Cristo ressuscitado
- No cap. 2,3
Jesus envia 7 cartas às 7 igrejas da Ásia (Éfeso; Smirna; Pérgamo; Tiatira; Sardo; Filadelfia e Laodicéia.
- Vamos hoje para a Quinta carta
para a Igreja em Sardo.
.Sardo foi capital do reino da Lídia
.Sofreu um terrível terremoto que a destruiu. O imperador romano Tibério a reconstroi.
.Cidade próspera na indústria da Tintura e da Lã.
.Moralmente: Uma cidade corrompida.
-Situação da Igreja local em Sardo
Estava sendo afetada pelo sistema mundano. (o mesmo perigo a Igreja enfrenta hoje) Rm 12:2
-E é para esta Igreja em crise, que o Senhor envia esta mensagem. E dirige a Palavra para 3 tipos de crentes que ali estavam, exortando-os à Santidade, a uma mudança total.


I. OS QUE ESTAVAM MORTOS
Ap 3:1
que tens nome de que vives, e estás morto.

(1) Estar morto, e declarar-se morto é algo sincero. Agora, Ter nome de vivo e estar morto
É mentira, é falsidade, é hipocrisia, é engano, é Cristianismo de fachada, parece mas não é.
a) Tem muita gente vivendo como Sansão
Jz 16:20
b) Jesus condenou os escribas e fariseus
Mt 23:27
(2) Não seja um cadáver ambulante Ef 2:1; 5:14
(3) Características de um morto:
a) O coração está parado (Crentes sem amor Ap 2:4)
b) Morte cerebral
(Não pensa mais nas coisa de cima Cl 3)
c) Todo corpo fica gelado
(frieza espiritual)
d) Todo corpo fica duro
(dureza de coração, crentes inflexíveis)


II. OS QUE ESTAVAM PARA MORRER
Ap 3:2
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer

1. Não tinham morrido ainda, mas estavam nas últimas(fase terminal)
2. Estavam terrivelmente doentes na Fé
3. Espiritualmente ninguém morre de repente. O processo é gradativo:
Il. Lázaro
Jo 11 .Jo 11:2 Lazaro ficou enfermo
.Jo 11:14
Lazaro morreu
.Jo 11:39
Lázaro cheirava mal
.Jo 11:44
Lázaro estava amarrado
4. Cuidado com coisas, que você acha que não é pecado, elas podem matar. Tiago 1:14,15
Mas cada um é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a comcupiscência concebido, dá à luz ao pecado; e o pecado sendo consumado gera a morte.

4. O grande perigo hoje é brincar com o pecado:
-Quando você vai a lugares não recomendáveis
-Quando você vive com màs companhias (Salmo 1:1,2)
-Quando nossa linguagem não é sadia (palavrões, piadas sujas)
-Quando nossos olhos estão contaminados (il.)
-Quando o namoro está sendo anti-biblico (1 Co 6:14-18)
-Quando estamos dando outros nomes ao pecado!
Se você está brincando com o pecado, cuidado! Você está para morrer!
Mas Cristo quer te tranformar, te ajudar. Você não vai morrer!


III. OS QUE NÃO CONTAMINARAM AS SUAS VESTES
Ap 3:4
Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos,…”

1. Muitos estavam com as vestes manchadas
em Sardo. Comprometidos com o mundo e o pecado -
2. Você sabia que vestido sujo atraje o diabo para acusar
Zc 3
3. Jesus olhou para Sardo e examinou . Alegrou-se; nem tudo está perdido. (Meus anjos
vejam aqueles poucos de branco)
4. Será que nesta noite todos estamos com as vestes brancas ?
5. Ec 9:8; Ml 3:2; Is 1:18; 1 Jo 1:7; Ap 1:5; 22:14
6. Ap 19:7,8

terça-feira, 24 de novembro de 2009

IGREJA PRIMITIVA

É interessante ver muitos pastores reivindicando para suas denominações status de "Igreja Primitiva". É uma forma de aproximar a realidade de hoje, completamente desvirtuada de cristianismo verdadeiro, dos dias em que Jesus Cristo e os seus apóstolos caminhavam sobre a terra.

Cheira a autenticidade. Mas a história não é bem assim. Aliás, passa longe disso. Senão vejamos o texto acima citado, que retrata de forma clara e objetiva o que era de verdade a primeira igreja cristã da história da humanidade.


1. A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS.

Quando a Bíblia usa termo, obviamente quer se dirigir à Palavra de Deus e à revelação de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, e nem uma palavra a mais. Observe a pregação de Pedro no dia de Pentecostes. Ele citou textos de Joel, Salmos e completou com o evangelho da salvação. Foi mais do que suficiente. Romanos 10.17 diz claramente que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus. Isso implica que na igreja de Deus não há espaço para a pregação de modismos e tradições. Aliás, a defesa da tradição sempre foi algo que pertenceu à Igreja Católica Apostólica Romana, mas que de repente invadiu as igrejas evangélicas, que hoje defendem suas tradições, muitas vezes anti-bíblicas, para manter seus usos e costumes. São as famosas doutrinas de homens. Isso não existia na igreja primitiva. Sua igreja é assim?

2. A COMUNHÃO.

Cristo sempre ensinou sua igreja a andar unida. Eclesiastes 4.9-12 "Melhor é serem dois do que um (...), se um cair, o outro levanta seu companheiro. Mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante. Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão. O cordão de três dobras não se rompe tão depressa.". O que se vê hoje é o contrário, o prevalecente do eu, do individualismo. Isso não existia na igreja primitiva. Sua igreja é assim?

3. O PARTIR DO PÃO.

Virou piada. O que Cristo demonstrou como sinal de integração se perdeu no tempo. Nosso Senhor gostava de ver as pessoas se alimentando, e não só de alimento perecível, mas também da Palavra, do Pão vivo que desceu do céu. "Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus." (Mateus 4.4). O partir do pão, algo tão corriqueiro na igreja de Jerusalém, nos dias de hoje resume-se a rodinhas de amigos, as famosas "panelinhas". Integração é coisa estranha no meio dos crentes. Acabou ou culto, tchau, até domingo que vem. Isso não existia na igreja primitiva. Sua igreja é assim?

4. ORAÇÕES.

Dos males o menor. Parece que da herança da verdadeira igreja cristã, a prática da oração é a única coisa que tem resistido ao tempo. É certo que se isso também tivesse sido desvirtuado, não haveria mais igreja na face da terra. Convém ressaltar também, por outro lado, que de todos os aspectos citados no texto que compunham a igreja de Atos, a oração é o mais pessoal deles, não exigindo, a grosso modo, "interatividade" entre os cristãos. Sua igreja é assim?

Observe que não eram ações esporádicas. O texto é claro em dizer que eles PERSEVERAVAM nisso tudo. E este foi sem dúvida o segredo de serem abençoados: PERSEVERAR (Mateus 10.22) "Aquele que perseverar até o fim será salvo."

Além disso, em Atos 2.46 diz "perseveravam unânimes TODOS OS DIAS no templo. Que vergonha! Queremos ser a igreja primitiva dos dias atuais, mas reclamamos de estar nos cultos mais do que duas ou três vezes por semana. Tem gente que diz que mais do que isso é um exagero. Tem uns rebeldes que vão mais longe e afirmam que "não é preciso estar na igreja, posso fazer meu culto na minha sala de jantar!". Sabe como Deus respondeu aos apóstolos? Atos 2.47 diz "E todos os dias acrescentava o Senhor a igreja aqueles que iam sendo salvos."

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

RECLAMAS DO QUE? RECLAMAS PORQUE?

Se você tem comida na geladeira, roupa no corpo, um teto e um lugar para dormir... é mais rico que 75% da população do mundo.

Se tem dinheiro no banco, na carteira e alguns trocados guardados... está entre os 8% mais endinheirados do mundo.

Se acordou esta manhã com mais saúde que doença... é mais abençoado que o milhão de pessoas que não sobreviverá esta semana.

Se nunca experimentou o perigo da batalha, a solidão de uma cadeia, a agonia da tortura ou as pontadas da fome... está à frente de 500 milhões de pessoas no mundo.

Se pode assistir a uma cerimônia religiosa sem receio de ser molestado, preso, torturado ou morto...é mais abençoado que 3 bilhões de pessoas no mundo.

Se os seus pais ainda estão vivos e casados... você é muito raro.

Se levanta a sua cabeça com um sorriso no rosto e é verdadeiramente agradecido... é abençoado, porque a maioria pode, mas muitos não o fazem.

Se pode segurar a mão de alguém, abraçá-lo(a) ou até mesmo tocá-lo(a) no ombro... é abençoado porque pode oferecer a cura com o seu toque.

Se pode ler esta mensagem, acaba de receber uma dupla bênção, porque alguém estava pensando em você, e mais: tem mais sorte que mais de 2 bilhões de pessoas que não conseguem sequer ler.

Você tem tudo o que precisa, mas ainda assim reclama de muita coisa.

Será que você tem agradecido a Deus pelo que você tem? Pense nisso!!!

Conte as suas bênçãos e passe esta mensagem adiante para recordar aos outros o quanto somos abençoados.

Texto: Você é Abençoado! - Autor Desconhecido


"Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Filipenses 4: 11-13)


A maioria das vezes nós reclamamos da vida sem motivo, pois mesmo quando as pessoas acham que temos uma excelente vida, para nós sempre falta alguma coisa, existe um ditado que diz: "a grama do vizinho é sempre mais verde", temos que saber dar valor ao que temos, pois um dia poderemos perder e ai sim sentiremos falta do que hoje parece, aos nossos olhos, insignificante.Deus em Sua infinita misericórdia nos da condições de vivermos uma vida maravilhosa, mesmo aqui nesta terra, Jesus Cristo disse: "... Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."(João 10: 10), com certeza Deus quer que tenhamos tudo o que de melhor possa existir, mas para termos cada vez mais coisas boas temos que aprender a dar valor a todas as coisas, muitos hoje dão valor a um bom emprego, um bom carro, uma boa casa, etc., não que tudo isso seja ruim, mas muitos estão esquecendo de dar valor a Deus, de dar valor à família, pensam que esposa, filhos, pai, mãe, etc., se contentam só com dinheiro e coisas materiais, garanto para você, as pessoas que você ama dão muito mais valor em ter a sua presença, do que valor as coisas materiais que você pode oferecer.

Lembre-se sempre de agradecer a Deus pôr tudo o que você tem, se para você o que você tem hoje não serve, na verdade você nunca terá nada que realmente vale a pena, agradeça a Deus até pelas coisas que aos seus olhos parecem ruim, pois Deus saberá te recompensar e atenderá os desejos do seu coração, Deus é um Pai de amor e não um tirano, se não temos alegrias em nossa vida a culpa é nossa e não de Deus, nós é que às vezes perdemos a noção do que realmente interessa e buscamos no mundo bens materiais que com certeza não irão preencher o vazio que existe em nós, entregue sua vida e tudo o que te pertence nas mãos de Deus, Jesus Cristo nos ensina: "Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."(Mateus 6: 33) Você verá Deus operando em sua vida e te mostrando o que realmente importa, a sua salvação importa, a sua família importa, você é importante, bens materiais vem e vão, a vida eterna uma vez perdida não existirá uma segunda chance, senão veja: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo.” (Hebreus 9: 27)

Antes de reclamar das coisas lembre-se que cada coisa na sua vida é um milagre de Deus, cada novo dia se inicia com a maravilhosa expectativa de ser um grande dia, agora se você já se levanta pensando em ter de enfrentar um dia ruim, você já se entregou a seu destino. Não estou falando em pensamento positivo não, estou falando em ter fé, a bíblia diz: "Que é a fé? É a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver adiante de nós." (Bíblia Viva - Hebreus 11: 1)

Queridos eu todos os dias, sem exceção, acordo e digo, bom dia Deus, bom dia Jesus Cristo, bom dia Espírito Santo, e saiba de uma coisa a Trindade Santa não é mal educada e com certeza Elesme respondem "bom dia filho." Queridos se Deus nos falar "bom dia" teremos com toda certeza um dia maravilhoso. Depois de dizer bom dia eu agradeço a Deus pelo novo dia que se inicia, esteja ele ensolarado, nublado, chovendo, frio, calor, etc., não é o clima que me alegra é o Senhor fazer parte do meu novo dia, pois um novo dia jamais será igual ao dia anterior, depende de você se será melhor ou pior. Grave em seu coração e em sua mente os seguintes ensinamentos da Palavra de Deus:"Estejam sempre alegres. Permaneçam sempre em oração. Sejam sempre agradecidos, haja o que houver, porque esta é à vontade de Deus para com vocês que pertencem aCristo Jesus." (Bíblia Viva – I Tessalonicenses 5: 16-18) e "O grande amor de Deus nunca termina. A única razão porque não fomos completamente destruídos é a misericórdia do Senhor. A fidelidade de Deus é grande; o seu amor cuidadoso é sempre novo, a cada dia que se passa." (Bíblia Viva - Lamentações 3: 22 e 23)

Tudo isso aqui escrito é para divulgar a Palavra do nosso Deus e levar a vontade dEle ao maior número de pessoas possível, que Deus através destas palavras possa mostrar a quem lê, a Suaperfeita vontade, tudo isso em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

Para refletir

"Podemos nos alegrar, igualmente, quando nos encontramos diante de problemas e lutas pois sabemos que tudo isto é bom para nós, ajuda-nos a aprender a ser pacientes. E a paciência desenvolve em nós a força de caráter, e nos ajuda a confiar mais em Deus cada vez que a utilizamos, até que finalmente a nossa esperança e a nossa fé fiquem fortes e sólidas. Então, quando isso acontecer, poderemos sempre erguer a cabeça, seja lá o que for que aconteça, e saber que tudo vai bem, pois conheceremos quanto Deus nos ama; sentiremos também este seu amor afetuoso em todo o nosso ser, pois Deus nos deu o SeuEspírito Santo para encher nossos corações com o seu amor." (Bíblia Viva - Romanos 5: 3-5)