Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2018

A PROFISSÃO DE JESUS


Será que Jesus era carpinteiro realmente?

No evangelho de Mateus 13.55 e em Marcos 6.3, é dito acerca da profissão de José, o pai humano de Jesus e também a profissão que o Senhor Jesus exercia antes de iniciar o seu ministério, ou seja, Jesus era CARPINTEIRO como o seu pai José. 

Entretanto, no grego, a palavra CARPINTEIRO τέκτων significa "construtor, marceneiro, aquele que trabalha com materiais duros".

Em vista disso, não seria errado traduzirmos a palavra CARPINTEIRO por PEDREIRO.

A.T. Robertson corrobora que esta palavra aplicava-se originalmente ao trabalhador em madeira ou construtor com madeira, como o carpinteiro. Era usada para referir-se a qualquer artesão ou especialista em metal ou em pedra, como também em madeira e até de escultura. 

Na Palestina, onde a madeira era um artigo raro, CARPINTEIRO também queria dizer PEDREIRO. 

Nos tempos de Jesus, as casas na Palestina geralmente eram construídas com pedra, e nunca com madeira. 

É bem provável que Jesus tenha ajudado na construção de algumas sinagogas de pedra na Galiléia e também em Cafarnaum antes de iniciar o seu ministério. 

Desse modo, Jesus utiliza algumas figuras de linguagem para seus ensinamentos extraídas desta profissão de pedreiro (veja Mateus 7.24-27, como exemplo) e, praticamente quase nenhuma figura da profissão de carpinteiro (veja Mateus 11.30, no qual Jesus utiliza a figura do jugo como exemplo para a profissão de carpinteiro). Portanto, o nosso Senhor Jesus foi um pedreiro, e, indubitavelmente, um exímio pedreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário