Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O ESPIRITO SANTO

Espírito Santo é uma pessoa e não uma força.

Características do Espírito Santo:
§  Onisciente, Inteligencia (1 Corintios 2:10-11)
§  Onipotente, criador (Gn 1:2)
§  Onipresença (Sl 139:7)
§  Sabedoria (Is 40:13)
§  Santidade (Lucas 11:13)
§  Sentimentos (Ef 4:30)

Obras do Espírito Santo:
§  Ensina (João 14:26)
§  Guias (Rm 8:14)
§  Comissões (Atos 13:4)
§  Comandos (Atos 8:29)
§  Contem (Gn 6:3)
§  Intercede (Rm 8:26)
§  Fala (João 15:26, 2 Pedro 1:21)

Resposta do homem ao Espírito Santo:
§  Obedeceu (Atos 10:19-21)
§  Resistido (Atos 7:51)
§  Reverenciado (Sl 51:11)
§  Blasfemado (Mateus 12:31)
§  Entristecido (Ef 4:30)
§  Indignado (Hb 10:29)

Espírito Santo é igual em divindade com o Pai e do Filho, e não um subordinado.
§  Nomeado com outras pessoas da Trindade (Atos 5:3-4, Mateus 28:19, 2 Cor 13,14)
§  Onisciente, onipotente, eterno (ver Características acima)
§  A geração de Cristo (Lucas 1:35)
§  homens condenação (João 16:8)
§  Regeneração homens (João 3:5-6)
§  Consolando / ajudar (João 14:16)
§  Intercede (Rm 8:26-27)
§  Santificar (2 Tessalonicenses 2:13)

Como o Espírito Santo age?
§  Ele nos transforma à semelhança de Jesus Cristo.
§  Ele é o enviado do Pai e do Filho, para ser um ajudador, conselheiro. (João 14:15)


domingo, 26 de setembro de 2010

OS DISCIPULOS DE JESUS

A palavra grega  é 'mathetes"aluno" significado "ou" seguidor ". A palavra significa aceitar e seguir as opiniões e as práticas do professor. As listas são dadas em Mateus 10:2-4, Marcos 3:16-19, Lucas 6:13-16 e 1:13 atos. O original doze discípulos são também chamados de "apóstolos" (em grego - "apostolos"embaixador" que significa "aquele que é enviado a uma comissão especial com um totalmente como representante autorizado do remetente, como um de São Paulo. Este artigo lista os nomes e significados estes apóstolos e suas ocupações.

1. Pedro: (grego: Petros significa 'pedra') - Pedro foi um dos mais proeminentes dos 12 discípulos, um porta-voz natural, eo líder da igreja cristã inicial. Seu nome original hebraico foi Simão, um nome hebraico comum popular. Jesus deu-lhe um nome "Cefas", nome aramaico. Traduzida em grego é "Petros pedra significado '. (João 1:42 - "você será chamado Cefas".) Pedro era natural de Betsaida (João 1:44), irmão de André, viveu em uma vila de pescadores, Cafarnaum. (Marcos 1:29) Ele era pescador de profissão, no Mar da Galiléia. Ele era um homem casado. (Marcos 1:30, 1 Coríntios 9:5)

2. João: (Significado - Deus é gracioso) João foi inicialmente discípulo de João Batista (João 1:35), e ele foi apresentado a Jesus em João 1:35-39.Ele era o irmão de Tiago, filho de Zebedeu. Ele morava em Cafarnaum, na Galiléia, provavelmente nativa de Betsaida. Ele era pescador no mar da Galiléia com seu irmão e pai.(Marcos 1:19-20). Ele foi um dos três discípulos mais próximos, para Jesus, os outros foram Pedro e Tiago.

3. Tiago: (grego Iakobos - a palavra certa para Jacob, significando Israel ou aquele que suplanta seu irmão). Tiago era filho de Zebedeu (Marcos 4:21), irmão mais velho de João (Mateus 17:1), por profissão, pescador com seu pai e irmão no mar da Galiléia, em parceria com Pedro e André. (Lucas 5:10). Ele foi o primeiro discípulo (apóstolo) para ser martirizado.(Atos 12:2)

4. André: (grego - Andreas, que significa "viril", o homem), irmão de Simão Pedro, filho de Jonas, como seu irmão, morava em Cafarnaum, pescador de profissão. Ele trouxe seu irmão Pedro a Jesus. (João 1:25-42)

5. Felipe: (grego Philippos, que significa "amante de cavalos"). Ele era um amigo íntimo de André e Pedro, natural de Betsaida (João 1:44). Jesus chamou Philip perto de Betânia, onde João Batista pregava. (João 1:43) Ele convenceu e levou Natanael a Jesus. (João 1:45-51)

6. Bartolomeu: (grego - Bartolomeu significado Filho de Talmai) Ele é mencionado em todas as quatro listas dos apóstolos. Não existe nenhuma outra referência a ele no Novo Testamento. Nada se sabe muito sobre ele.

7. Thomé: (grego - Thomé do aramaico - te'oma "significado" twin) Também chamado de "Dídimo" ou "o Tomé" (João 11:16, 20:24, 21:2). Quando Jesus apareceu aos apóstolos após a ressurreição, Tomé não estava presente. Mais tarde, quando os discípulos lhe disseram, ele não podia acreditar neles, até que Jesus mostrou-se uma semana depois. (João 20:24-29). Sua profissão é desconhecida.

8. Mateus: (grego - Maththaios - 'que significa "dom de Javé), também chamado de" Levi "(Marcos 2:14, Lucas 5:27). Ele era um cobrador de impostos, por profissão. Jesus o chamou para ser um dos seus discípulos, quando se estava em um escritório de imposto. (Mateus 09:09, Marcos 2:14). Ele é atribuído como o autor do Evangelho segundo Mateus.

9. Tiago, filho de Alfeu: um do apóstolo de Cristo. Nada se sabe muito sobre ele.

10. Tadeu: Ele é mencionado em duas das quatro listas de "os discípulos de Jesus. (Mateus 10:3, Marcos 3:18). As outras duas listas também é variada chamou Judas de Tiago, Judas Tadeu, Judas Tadeu ou Lebbaeus. Nada mais se sabe sobre ele além de seus nomes em duas listas.

11. Simão, o Zelote: Outro discípulo de Jesus. um membro de um partido mais tarde chamado de "zelotes" (Mateus 10:4, Marcos 3:18)

12. Judas Iscariotes: O discípulo que traiu Jesus. 'Seu sobrenome Iscariotes é de palavra hebraica'Ish Queriote significa 'um homem de Queriot', um lugar no sul de Judá (Josué 15:25). Ele era o tesoureiro do grupo. (João 0:06, 13:29). Após a traição de Jesus, ele estava triste por causa de suas ações, e cometeu suicídio. (Mateus 27:5). Ele é sempre mencionado por último na lista dos apóstolos

A PROVIDENCIA DE JESUS (Lucas 9:10-17; João 8:1-14; Mateus 14:13-21; Marcos 6:32-44)

  §  "Alimentando a 5000" é o único milagre registrado pelos quatro evangelhos.
§  Discípulos vieram de sua missão, eles estavam cansados e famintos, não tinham tempo para comer. Eles precisavam de descanso.
§  Jesus apenas ouviu falar sobre a morte de João Batista (Mateus 14:13). 
§  Jesus queria ele e seus discipulos retirar-se da multidão, para que pudessem ter algum descanso.
§  Dirigiram-se para Bethesda, de barco para evitar multidão de segui-los. 
§  Eles estavam tentando se afastar deles.

Bethesda:
§  Betesda - que significa "casa do pescador", ele estava em casa de Filipe, André e Pedro.
§  Mini-férias no fim de semana!
§  Multidão de todos os que necessitam, físico, espiritual, emocional. Eles procuraram ensinar e curar, eles já estavam reunidos no local, antes de Jesus chegar.
§  Marcos 6:34 diz que ele teve compaixão deles, porque eram ovelhas sem pastor

Como reagimos quando eles invadem a nossa privacidade?
§  Então, muitas vezes, quando estamos cansados e oprimidos, sob estresse, e as pessoas vêm até nós em necessidade, e nós tentamos evitá-los. Eles vêm com esperança de conseguir alguma coisa, para compartilhar ou para ter um relacionamento. Será que estamos disponíveis para suas necessidades.
§  Jesus teve compaixão deles, ele os recebeu, não por dever ou obrigação, mas por amor e cuidado.
§  Pense em um incidente, quando você está tão cansado e precisa descansar, e seu amigo vem e você começa a pensar "ah, não, como faço para me livrar dele?" Você não precisa ir muito longe para encontrar tal situação.
§  Jesus como um cuidador, primeiro a seus discípulos e depois para a multidão.
§  Jesus ensinou-lhes sobre o reino de Deus, curou-los (por hora). 
§  Jesus deve estar ensinando bem, que a multidão não se dispersou no fim da tarde, eles estavam muito absortos em ouvir a Jesus.
§  Pense em reunião da igreja, quando o pregador vai pouco acima do tempo, e as pessoas começam a olhar para seu relógio, começa a se dispersar.

"Dê-lhes algo para comer"
§  Multidão não estão preocupados, os discípulos são. É como se eles vêm e dizer a Jesus ", a sua hora de fechar, deixá-los ir."
§  resposta de Jesus é surpreendente ", dar-lhes algo para comer." - O quê!
§  Você está louco, 5000 homens, mulheres e crianças. Nós não temos dinheiro suficiente para alimentá-los. É como se fosse um salário de oito meses, a milhares de dólares, vamos usar tudo isso para alimentar-lhes uma refeição?
§  Pense na prática, deixá-los ir. maneiras de Jesus não parece ser prática, às vezes.
§  Veja, o juiz 6-7: exército de Gideão, de 300 homens da vitória contra 150.000 midianitas.

"O que você tem?"
§  Jesus pede outra pergunta: "O que você tem, vai ver?"
§  Menino com cinco pães e dois peixes
§  Como podem alguns pedaços de pães, peixes alimentam a 5000?
§  Totalmente inadequado, é impossível para se alimentar, mas isso é tudo o que tinham.
§  Jesus os preparou para o milagre.  Todos estavam com fome, ele não queria o caos, a desordem, empurrando, empurrando. Ele queria organizar, ordenar.
§  Outro exemplo de milagres de forma ordenada, o nosso Deus é organizado.
§  Discípulos não entendem, por que ele está fazendo isso? No entanto, eles estão confusos, eles seguiram o que ele disse.
§  Tantas vezes, ele quer agir em fé, embora isso possa parecer tolo ou idiota.
§  Jesus não fez  primeiro o milagre e depois disse-lhes sobre a organização de multidão.
§  Oração de agradecimento - parte mais importante de um milagre
§  Dando graças ao pai, não o crédito em si, mas exaltando a Deus o pai. Agradecendo e louvando a Deus.
§  Ele, então, partiu-os e os distribuiu.
§  Cinco mil pessoas, ele deve ter levado algumas horas para fazer isso.
§  Todos foram alimentados e satisfeitos.

Trabalho final de Jesus aos seus discípulos:
§  final de atribuição 'Jesus aos seus discípulos: "Ide recolher pedaços." Para fazê-los perceber que é a provisão de Deus é mais que suficiente. (Ele, de fato, mais tarde, lembra-lhes sobre isso em Marcos 08:19)
§  Profundo impacto sobre os discípulos, todos os evangelhos têm em consideração.

"O que você tem?"
§  Claro, nossos recursos são maneira inadequada para a necessidade deste mundo. Mas estamos a trazer o que temos para ele. E colocá-lo em suas mãos.
§  Ele, por sua vez, abençoá-los e colocá-los em suas mãos pa, multiplicaram-se, mais poderosa que você pode imaginar.
§  Demasiadas vezes, somos invadidos pela necessidade, e desistir, questionando a adequação de Deus.
§  Quando vemos o mundo, estamos atordoados com a necessidade de todos ao nosso redor e no mundo inteiro, as pessoas estão abandonando a Deus, tanto de dor e sofrimento, perseguição, guerras. E percebemos que nossos recursos são muito limitados. Nós não podemos ajudar, devido à falta de recursos.
§  Jesus está procurando pessoas que estão dispostas a acreditar, confiar nele, que estão dispostos a levar o pouco que têm. (Em vez de se queixar ou recuar)
§  A provisão de Deus é mais que suficiente. Estamos prontos para confiar nele, acreditar que, apesar de tarefa é imensa, Nosso Deus é mais suficiente.
§  Tudo o que precisamos fazer é trazer os nossos recursos,  talentos, tempo, energia, e ele vai abençoá-los e multiplicá-los